para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


terça-feira, 25 de outubro de 2016

tagliatelli alla Norma


o dia do macarrão chegou!!!
a postagem para comemorar a data é a pasta alla Norma.
quando o marido esteve em viagem de estudo na Sicília, comprou dois livros de receitas típicas da Catânia e Sicília, em ambos tem a receita da deliciosa pasta alla Norma, eu fiz, mas não absolutamente fiel as receitas e sim adaptado ao que tinha em casa, como prefiro pastas em que seja possível sentir os pedacinhos, fiquei muito satisfeita com o resultado.

















esta é uma pasta muito simples e que leva poucos ingredientes mas tem uma historia.
aparentemente a mais aceitável de todas é que o moradores da Catânia, super orgulhosos do conterrâneo Vincenzo Bellini (1801-1835), autor da opera Norma, comparavam tudo aquilo que achavam muito bom, espetacular, maravilhoso, exclamando isto parece "Norma", a famosa opera de Belinni!


















optei por usar berinjelas pequenas, cortadas em pequenos cubos, antes de empregar deixei de molho em agua salgada e vinagre para tirar  amargor, depois de uns 30 minutos, enxaguei e sequei antes de grelhar em azeite



















retirar as berinjelas e na mesma panela, dourar alho e cebola e tomates em pequenos cubos, apenas para murchar os tomates, depois retornar as berinjelas grelhadas, folhas de manjericão e juntar o macarrão de sua preferência



















servir com parmesão ralado em ralo grosso


Bookmark and Share
Print Friendly and PDF

2 comentários:

  1. Ângela, teu macarrão ficou lindo!!! Adoro pratos com poucos ingredientes, práticos, mas ao mesmo tempo saborosos, como este!
    Amei você ter também contado a história do prato, cultura é sempre muito bem vinda!
    Bjs e ótima terça,

    Mari
    www.playfulcuisine.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Angela, essa massa é famosa, mas ainda não provei, deve ficar mesmo delicioso com berinjela.Bela comemoração!
    Bom dia pra vc!

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!