para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


sábado, 15 de outubro de 2016

ora, pitangas faz oito anos...e tem naked cake de brigadeiros e morango


cheguei ao oitavo ano de blogagem e neste ano ultrapassei um milhão de visualizações e mais de 900 posts.
nada mal, acho eu, para um blog que não faz nenhum tipo de ação, a não ser compartilhar receitas, dar dicas e esclarecer duvidas de leitores e seguidores.
mal dou conta de estar no Facebook e no Instagram porém meus seguidores e leitores se mantém firme  e é claro que são a razão para a continuidade do blog.
neste ano, na minha reflexão anual, quero abordar alguns assuntos:
  1. o plágio que tanto incomoda e desgasta os criadores de conteúdo,  precisava ser revisto e tratado com mais cuidado e abrangência,
  2. a perda de foco dos blogs: não dá para ser blogueiro de gastronomia  e ficar falando de outros assuntos só porque isto gera brindes e anunciantes
  3. a avalanche de pedidos de pautas e conteúdo vindo das agencias de publicidade, que apenas servem para encher a nossa caixa de entrada, sem nada de efetivo
  4. a falta de respeito das empresas com os blogueiros, hoje categorizados de influenciadores de opinião, que apenas querem divulgação, mas o retorno oferecido é irrisório
  5. os mega eventos de lançamentos onde os blogueiros são convidados, aparentemente apenas para "deixa-los na obrigação de divulgar já que foram convidados". desconheço uma ação direcionada nos eventos deste porte (por favor me corrijam se houve) com algum resultado palpável para a nossa categoria
  6. as assessorias que agem observando apenas o numero das mídias sem considerar sequer o tipo de conteúdo
os assuntos acima são expressão da minha opinião, opinião de uma blogueira velha de blog, quando blogar era outra coisa, de uma blogueira que não é jovem, nem é antenada com assuntos relacionados a mídia, de uma blogueira do interior, de uma blogueira dedicada, sempre disposta a pesquisar e aprender, que valoriza eventos direcionados aos apaixonados pela gastronomia, sem nem pensar em publicidade, brindes ou oba-oba.

deixando os assuntos amargos de lado, quero tratar das relações de amizade entre o leitor e o autora e o entre a autora e seus  pares, isto tudo vai bem obrigada!  
vai bem porque existe respeito de  quem coloca um conteúdo sério, que sempre dá certo, receitas seguras e testadas e disponibilidade para esclarecer qualquer duvida, sem plágio, reconhecendo e dando os créditos se houverem. com tudo isto  o retorno e a permanecia do leitor tem sido garantida mesmo sem grandes alardes. 

quero mais uma vez agradecer aos amigos blogueiros que toda vez que nos encontramos me tratam com muito respeito e carinho, aos meus leitores que estão sempre presentes aqui e nas outras mídias e a todos que apreciam meus textos, meus post, meus pães e a minha comida honesta, feita com muito carinho.
agora rumo ao ano IX do ora, pitangas!!!



já que é dia de festa tem que ter  bolo...um naked cake, meu bolo favorito


um naked cake com a testada massa de buttermilk

brigadeiro de chocolate


brigadeiro de leite ninho

a inspiração para confeitar foi da filha, a minha grande parceira!



morangos, muitos morangos no recheio e na cobertura


Bookmark and Share
Print Friendly and PDF

14 comentários:

  1. Parabens, querida! Sua visao acerca de blogging bate com a minha por completo - me recuso a usar o blog como fonte de advertising para seja la' o que for, e insisto em manter meu site puro e simples. E' uma luta, nao e' mesmo? As vezes a gente vacila e pensa se todo mundo esta' indo em outra direcao, sera' que sou eu a errada? Mas, acredito que sua posicao e' a correta e curto muito seu espaco e suas receitas....

    parabens por oito lindos anos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tudo isto é verdade Sally, grata pelo seu reconhecimento e carinho. um beijo!

      Excluir
  2. Querida Ângela!
    Oito anos se passaram e você construiu uma trajetória coerente, de dedicação e seriedade. Sua cozinha reflete a experiência, a consideração pelos leitores e amigos, a variedade de sabores, o calor humano.
    Sua opinião em relação aos pontos amargos é a expressão da realidade. Muito boa síntese. Pode até ser uma ilusão acreditar que esse rumo mude, mas você fez uma catarse dos seus pensamentos e sentimentos.
    Muito bom fazer parte dessa trajetória juntas, no blog e na vida!
    Parabéns pelos 8 anos!
    Gostaria de comer esse bolo com você, mas como não dá, sinto-me imaginando o sabor...!
    Seguem as vibrações de ânimo, para que possa continuar colhendo inúmeras coisas boas através do Ora, pitangas!!
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gina, seria de fato um enorme prazer partilhar este bolo com você, grata por fazer parte desta minha trajetória e compreender meus sentimentos, um beijo enorme!

      Excluir
  3. Parabéns, para mim o seu blog é como uma aconchegante 'casa di mamma', com cozinha gostosa e hospitaleira, cheia de panelas fumegantes e delícias sobre a mesa. Por tudo isso desejo longa - e sempre bem sucedida - vida ao Ora Pitangas!

    Um beijo

    ResponderExcluir
  4. Ângela querida,
    Primeiro quero te parabenizar pelos 8 anos não só de blogagem, mas de postura profissional e comprometimento com seus leitores. Não importa a avaliação de terceiros, devemos sempre priorizar nossa veracidade acima de qualquer propaganda, algumas vezes enganosa. Nossos leitores felizmente sabem diferenciar o blog bom, honesto, responsável do oba-oba. Por isso a fidelidade de muitos que nos seguem.
    Falo agora como amiga, essa que adora te encontrar ainda que raramente por motivos alheios à nossa vontade. Sempre é um prazer prosear e dividir nossas experiências. Talvez esse seja o maior presente que a blogosfera nos dá, esse estreitamento de relações.
    Te admiro muito. Vida longa ao Ora Pitangas!
    Não poderia de deixar de babar nesse bolo e lamento não ser sua vizinha...rs

    Beijo enorme, querida!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra, você tem razão em tudo que escreveu no seu comentário, fico feliz demais com seu respeito e carinho. acredite que penso a mesma a coisa, a vizinhança seria muito bem vinda!! beijo enorme

      Excluir
  5. Parabéns Angela!Repito aqui o que disse no face, vida longa ao ora, pitangas! Aprecio e respeito muito sua relação com o blog, limpo e que se mantém fiel a proposta inicial, não só concordo, mas caminho na mesma linha, faço por prazer em cozinhar e partilhar, meu retorno é apenas o carinho dos leitores e amigos que fiz nesse mundo virtual.
    Seu bolo está fantástico, adoraria provar e a decoração ficou linda!
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, fico feliz que você compartilha das minhas convicções, grata pelo seu carinho, beijos

      Excluir
  6. Ângela minha querida,
    Parabéns pelos 8 anos de blog, que venham muitos e mutos anos de delícias e aprendizados!
    Saiba que eu te admiro muito e tenho um carinho especial por ti mesmo não há conhecendo pessoalmente. As pessoas e luz brilham sempre e vc tem muita luz!

    Parabéns, sucessos sempre!
    Bjs no seu ♥
    Andréa

    ResponderExcluir
  7. Que alegria celebrar 8 anos do Ora Pitangas! Seu blog, angela, foi um dos primeiros a me inspirar a criar o meu.Sempre gostei de vir aqui, ler seu texto, "babar" com suas receitas. Mesmo virtualmente imaginava a pessoa que seria e ao conhecê-la a felicidade foi grande em constatar que você era aquela pessoa especial que imaginava.
    Parabéns e que venham muitos e muitos anos.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!