para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


quinta-feira, 30 de junho de 2016

ciranda de receitas - orapitangas apresenta Ana Claudia na cozinha


dando seguimento a quinta rodada da Ciranda de receitas...
hoje tenho como meu par a vizinha e afilhada Aninha, do delicioso Ana Cláudia na cozinha .
aqui cabe esclarecer o porque do afilhada...
faz um bom tempo, num dos comentários do meu blog recebo algo mais ou menos parecido com isto " você me inspirou a blogar" uma pena que não registrei em qual postagem foi, lamentavelmente deve ter sido aqueles famosos cinco segundos de bobeira, enfim, talvez ela saiba.
diante disto, fui conhecer o blog da pessoa que comentou e achei uma graça e comentei com a minha filha, veja só, a moça que disse que eu fui inspiração para blogar, cozinha muito e bem, acredita que é aqui da cidade, pensamos, que coincidência!
bem, os nossos laços foram se estreitando via blogs e a minha admiração por ela crescendo, até que um dia, já em outra mídia, a vejo comentar algo com o irmão e quando me dou conta, a cunhada respondeu e era a minha vizinha.  pronto caiu a minha ficha, o irmão dela morava na rua debaixo da minha rua, claro que não me contive e entrei in box e a intimei, que assim que viesse no irmão, parasse me ver, felizmente ela não demorou muito, veio uma ou duas semanas depois.
foi uma delícia recebe-la aqui em casa, ainda que para um papo rápido, Aninha gentilmente me trouxe um vasinho de flores e eu retribui com sequilhos de coco.
depois disto nossa amizade extra blog tomou corpo, sempre nos falamos, ela sempre muito atenta e atenciosa com a dinda, sim ela me chama de "dinda", adoro isto! 
bem, se alguém ainda não conhece  blog da Aninha, aproveite acesse o link e passe por lá para visitar, tenho certeza que vai ser um excelente experiência!

a cozinha da Aninha é sensacional (claro que eu já provei alguns dos sabores da cozinha desta cozinheira de mão cheia), os pratos bem elaborados e cheios de sabor, tem muita coisa da cozinha do interior, mas não é só isto, ela é super caprichosa na apresentação, esmera na decoração, gosta de colocar mesas lindas, tudo muito arrumadinho e com bom gosto e além de tudo, a considero uma moça corajosa, pois quase sempre encara o fogão a lenha e preparar delícias para familiares e amigos, por todos estes motivos além de muito feliz, me sinto muito honrada em recebe-la aqui no blog, ainda mais um com prato colorido e saboroso como a moqueca que ela nos trouxe.
agora com a palavra a Aninha, ah sim...deixei uma receita minha no Ana Claudia na cozinha, um pão tá bom!



"Hoje tenho a hora de estar aqui neste cantinho que sou super fã, minha musa inspiradora na cozinha, a melhor padeira que conheço e que tem um dom e uma paciência infinita para me ajudar sempre que preciso.
Muitos sabem que comecei a blogar justamente por causa da angela por isso a minha felicidade é imensa em estar aqui.
Confesso que estava ansiosa por esse momento por isso resolvi trazer uma moqueca de peixe bem saborosa para poder ficar a altura dessa cozinha tão cheia de carinho, sabores, texturas e cores!"




Moqueca de Peixe
Ingredientes:
kg de peixe em postas (usei badejo bem carnudo)
cebola grande cortada em rodelas
pimentão verde em rodelas (usei um pedaço de cada cor de pimentão
3 tomates (2 picados em cubos sem sementes e 1 em rodelas)
4 dentes de alho picados
1 colher de sopa de colorau
Sal a gosto
Suco de 1 limão
1 vidro de leite de coco
1 colher de sopa de azeite de dendê
1 maço de coentro (não usei, coloquei salsinha no lugar)
3 colheres de sopa de azeite


Modo de preparo:
Aqueça uma panela refogue no azeite o alho picado. Junte a cebola e o pimentão e até amolecer rapidamente.
Acrescente os tomates picados,o colorau e o azeite de dendê, refogue por 2 minutos e despeje o leite de coco, ferva por 3 minutos;
Coloque metade do coentro picado (usei salsinha) e misture. Acerte o sal.
Arrume os pedaços de peixe sobre o molho, regue com o suco de limão, coloque a salsinha (reservei um pouco para colocar depois de pronto) e disponha as rodelas de tomate por cima. Tampe e deixe cozinhar até o peixe estar cozido e macio.

fiquei aqui imaginando a delícia que deve estar esta moqueca...

nesta quinta, a ciranda continua
não deixem de conferir as postagens dos blogs participantes desta rodada

Bookmark and Share
Print Friendly and PDF

14 comentários:

  1. Ângela,
    Acho que não tem coisa melhor do que essa rede de amizade que foi se formando ao longo de nossa jornada como blogueiras.
    Gostei de conhecer mais um pouquinho dessa história entre vizinha e dinda!!
    Hoje comi peixe, mas bem que podia ser essa moqueca...
    Beijos, meninas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bem isto né Gina, os laços se estreitam. A Aninha arrasou na moqueca! beijos

      Excluir
  2. Que delícia essa moqueca, angela! Realmente a cozinha da Ana é deliciosa! Já vim de lá e fiquei com água com seu pão.Que delícia!
    Estou adorando essa ciranda!
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ela acertou a mão mais uma vez, moqueca maravilhosa. beijos querida

      Excluir
  3. A Ana arrasou com essa moqueca! Bonita, temperada, cheirosa... Dá pra sentir daqui do computador rs. Já fui ver seu pão também, lindíssimo, como sempre :) Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esta moqueca e cara do blog da Aninha, temperada e cheia de sabor, beijos Adri!

      Excluir
  4. Moqueca linda e deliciosa!! O seu pão também lá na Aninha tá de comer rezando Angela!! Como eu escrevi lá no blog da Aninha. Vocês são super talentosas e admiráveis!! beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Que lindo! coincidência boa meninas... Estreitando amizades. Ana a moqueca está maravilhosa, e o pão nem se fala.. Já quero fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito boa coincidência mesmo, rendendo frutos uma delícia de amizade. beijos Teresa!

      Excluir
  6. Deliciosa moqueca da Ana, colorida, apetitosa, especial para essa super cozinha!Bela dupla!Vou lá conferir o pão da Angela, que já sei de antemão que deve ser um sucesso!
    Ótimo fds

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. realmente tudo de bom a moqueca da Aninha, grata querida, bjs

      Excluir
  7. Ah duas queridas que gosto muito!
    Cozinheiras de mão cheia e com um coração enorme!
    E eu sempre brinco que nasci em SP por acaso, porque eu deveria mesmo era ter nascido na Bahia! Amoooo moqueca! Adorei essa da Aninha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. eita delícia de moqueca! Aninha é uma cozinheira de mão cheia mesmo, aliás, estamos bem cercadas nessa ciranda, viu?

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!