para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


quinta-feira, 16 de junho de 2016

ciranda de receitas - orapitangas apresenta Cozinhar é Preciso!

dando seguimento a terceira rodada da Ciranda de Receitas, desta vez tenho como meu par, a quase vizinha, doce, querida e talentosa Cintya Maria do Cozinhar é Preciso, verdadeiramente uma honra ter uma receitinha dela por aqui, Cintya é uma graça de menina, por quem tenho um enorme carinho e admiração, os post dela são perfeitos, as fotos sempre lindas, as receitas são de babar, isto sem falar na perfeição da apresentação, que esta meiga e detalhista virginiana nos brinda em cada uma das suas postagens, além do esmero, a menina cozinha lindamente.
se você ainda não a conhece, não deixem de conferir o blog.
bem, não posso deixar de mencionar, que já tive o enorme prazer de provar das suas doçuras, os doces são tão lindos e com uma apresentação tão caprichadas que dá até dó de mexer, mas quando se prova é uma explosão de sabores. 
posso dizer que sou imensamente grata, por de vez em quando, ter o privilegio de encontra-la, desfrutar da sua deliciosa companhia, conversar e rir muito, sim a menina Cintya é muito alegre e divertida, uma lindeza de pessoa!
claro que ela mandou uma das suas especialidades para esta rodada, as bolachinhas vaca malhada...
ah sim, também tem uma receita minha lá no Cozinhar é Preciso, um pão tá bom!
então, com a palavra, a autora:

"Bom, vamos lá...
Escolhi uma receita antiga, mas que é uma das minhas prediletas quando o assunto é biscoitinhos & bolachinhas. 
Além disso, adoro a aparência dessa bolachinha, toda "marmorizada", acho um charme, afinal comemos com os olhos.

Segue a receita:


Bolachinha Vaca Malhada
  • Para a massa branca:
60g de manteiga sem sal
2 colheres (sopa) de açúcar
1/2 colher (chá) de essência de baunilha
1/2 xícara de amido de milho
1/4 de xícara de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de fermento em pó

  • Para a massa escura:
60g de manteiga sem sal
2 colheres (sopa) de açúcar
1/2 colher (chá) de essência de baunilha
1/2 xícara de amido de milho
1/4 de xícara de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de cacau em pó
1 colher (sopa) de leite
1/2 colher (chá) de fermento em pó

  • Preparo da massa branca: bata a manteiga com o açúcar até formar um creme claro e fofo (a cor será uma amarelo clarinho). Acrescente a baunilha, o amido, a farinha e fermento e misture delicadamente. Não bata na batedeira! Coloque a massa em um saco plástico e leve à geladeira enquanto prepara a massa escura.

  • Preparo da massa escura: na mesma tigela da batedeira, bata a manteiga com o açúcar até formar o mesmo creme claro e fofo. Acrescente a baunilha, o amido, a farinha, o cacau, o leite e o fermento e misture delicadamente.

  • Montagem:
Pré-aqueça o forno a 180˚C. Unte uma forma grande.
Para fazer as bolachinhas, pegue uma porção da massa branca e outra porção menor de massa escura e modele uma bolinha, tomando cuidado para não mesclar demais as duas massas, tornando-as de uma cor só. 
Coloque em uma forma untada e leve ao forno por 10-15 minutos, até estarem com a base levemente dourada. Se preferir bolachinhas macias, retire do forno sem dourar. Se preferir bolachinhas crocantes, deixe dourar.
Depois de assadas, coloque-as sobre uma grade para esfriarem.

Rendimento: 80 bolachinhas pequenas

Bookmark and Share
Print Friendly and PDF

12 comentários:

  1. Adorei as bolachinhas malhadas da Cintya!!! Ela foi a primeira companheira de EG em workshop e tivemos oportunidade de conversar bastante.
    Um ótimo dia pra você e pra Cintya!
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. realmente tivemos muitos bons momentos juntas, as bolachinhas são uma delicadeza, um mimo, grata Gina pelo seu carinho! bj

      Excluir
  2. Ótima descrição da Cintya.Ela é assim mesmo.
    Essas bolachinhas estão lindas e deliciosas.A ciranda dessa semana está demais, cada receita melhor que a outra. Agora vou conferir mais um dos seus deliciosos pães, angela!
    Bj e obrigada por estar conosco,
    Lylia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ciranda é um sucesso! grata querida por me permitir estas alegrias, beijos

      Excluir
  3. Olá, querida Ângela!
    A Cintya é uma querida, muito prestativa, um dia ainda irei conhecê-la pessoalmente e vc tbm! Te gosto muito viu?
    Neste tempo frio fazer bolachinhas é muito bom!

    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você vai adorar a menina Cintya...também quero muito te conhecer, espero que seja breve! grata pelo seu carinho, bj

      Excluir
  4. E tá aí o comentário da Gina para confirmar o que escrevi no meu post rsrs...
    Angela, nem sei o que dizer sobre o seu texto!... Quanto carinho e generosidade!... Não sou tudo isso, não! Principalmente na cozinha... quantos erros (olha a virginiana com as auto-críticas rsrs), mas é errando que um dia eu acerto. Por isso, cozinhar sempre será preciso no meu caso.
    A blogsfera me trouxe pessoas encantadoras, generosas e de grande talento e uma delas é você! Obrigada por todas as suas dicas e ensinamentos. Espero aprender cada dia mais com vocês todas, que têm muita experiência na cozinha.
    Portanto, só posso me sentir grata pela sua amizade! Muito, muito obrigada!
    Um beijo com muito carinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você está certíssima, conseguimos criar uma deliciosa família neste mundo dos blogs. um prazer enorme compartilhar momentos on line e off line com você. grata pelo seu enorme carinho, beijos querida!

      Excluir
  5. Estou honrada em ter sido convidada para participar dessa ciranda junto de cozinhas que admiro como o ora, pitangas! Já conferi seu lindo pão Angela e as bolachinhas da Cintya tbm estão um encanto, vou experimetá-las em breve.Parabéns as duas!
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Eita parceria boa hein?!
    Você com o paozinho, Cintya com a bolachinha!
    Só delícias!
    Gosto tanto de vcs duas!
    beijos

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!