para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


terça-feira, 7 de junho de 2016

ai...ai, ai, mais um aniversário


então, junho chegou e trouxe meu aniversário logo no comecinho do mês...
já falei em postagens anteriores que nos últimos anos parece que são menos de 12 meses entre um aniversario e outro... eita falta de tempo danada.
mas envelhecer ou melhor amadurecer tem suas vantagens, a gente fica mais experiente, mais tolerante, mais conformada com os acontecimentos da vida, enfim como não tem outro jeito, não tem como parar o tempo, trato de amadurecer com alegria e bom humor, que já facilita muito, pois as outras fatalidades do envelhecimento vem de qualquer forma mesmo!!!
enfim...o bolo do meu aniversário deste ano, me traz memórias de três pessoas queridas:
- uma delas meu avô, que amava bolo de amendoim, quando eu era menina ele batia a manteiga caseira, com leite inteiro e gordo e misturava paçoca de amendoim socada no pilão (claro feita por ele e com amendoim também plantado por ele) e com esta manteiga  fazíamos bolo doce e salgado, era uma delícia!
- a outra pessoa, foi D. Mirtes, minha professora da terceira série do primário, daquelas professoras que poderiam ser consideradas mestras,  que num dia de Santo Antônio, levou um bolo de amendoim para compartilhar com o alunos e divagar sobre as festas juninas, de pronto, me interessei e pedi a receita, o causou espanto na classe, e ela placidamente me chamou, para ir na casa dela fazer o bolo com ela para levar para a classe no dia São João, algo inesquecível para mim, o bolo levava manteiga e muito amendoim socado na massa e uma coberturinha cor de caramelo, sabor maravilhoso!
- mais tarde, nos meus tempos de intercambio, minha mãe hospedeira fazia um bolo maravilhoso com pasta de amendoim, aquelas densas, como pedacinhos de amendoim (na minha ultima viagem a USA comprei um pote da mesma marca, mas acreditem não é mais a mesma coisa), o bolo dela era de um sabor único!

enfim, com todas as minhas memórias, resolvi juntar as coisas e fazer o meu bolo de amendoim, claro que é um outro bolo, mas ficou muito saboroso, já que não posso mesmo ter os mesmos ingredientes disponíveis, é melhor largar mão do saudosismo e me dar por satisfeita, afinal, estou amadurecendo não é mesmo...


bolo de amendoim

bater em creme um pote de pasta de amendoim, usei uma marca que tem 180 g, com 100 de manteiga, quatro gemas e uma e meia xícara de açúcar até ficar um creme fofo, juntar gotas de baunilha.
em separado peneirar duas xícaras de farinha de trigo, duas colheres de sopa de amido de milho e uma colher de sopa de fermento em pó, com um fouet adicionar esta mistura ao creme de gemas e alternar com 250 ml de leite até ficar uma massa lisa.
assar em forma forrada com papel manteiga por aproximadamente 30 minutos.
tirar da forma e cobrir com um buttercream de chocolate ou outra cobertura de sua preferência.
para o buttercream bater 100 g de manteiga com 2 colheres de sopa de açúcar e 2 colheres de sopa de achocolatado,  1 colher de sopa de cacau e uma pitadinha de fermento em pó (peneirar os secos tudo junto), aos poucos juntar 100 ml de creme de leite de caixinha bem gelado.
espalhar sobre o bolo frio. 

Bookmark and Share
Print Friendly and PDF

7 comentários:

  1. FELIZ ANIVERSARIO! E concordo com tudo tudo que voce disse sobre amadurecimento, palavra muito melhor do que outras ;-)

    lindo bolo, para lindas memorias!

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, querida Ângela!
    Parabéns e que vc seja mais abençoada ainda neste novo aniversário!
    Quanto ao bolo... tem todo apoio na escolha, fica uma delícia!
    Bjm muito fraterno

    ResponderExcluir
  3. Ângela,
    Gosto de amendoim e tudo que se faz com ele, mas, curiosamente, pasta de amendoim não me atrai muito. Acho que a grande diferença está na qualidade do produto, que nem lá já não é a mesma, né?
    Amei as histórias do avô e da professora! Fiquei aqui imaginando seu avô plantando, colhendo, pilando... E a D. Mirtes? Que sensibilidade! Não é à toa que você se lembra dela até hoje.
    Já tive oportunidade de cumprimentá-la, mas nunca é demais desejar tudo de melhor pra você. Seja muito feliz!
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é Gina, gosto de compartilhar certas passagens, são pequenas coisas que fazem grandes diferenças, pessoas que marcam, sabores que permanecem. grata pelo seu carinho, beijos

      Excluir
  4. Parabens pela passagens do sei aniversario.
    Q vc seja muito feliz. e tenha muita saude.
    beijos

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!