para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

quiche de quatro queijos

finalzinho de feriado, aqui temos chuva, mas segue abafado.
bem, uma quiche pode ser uma boa opção para substituir o jantar ou até mesmo para o almoço da quarta de cinzas, caso você deseje um almoço bem leve é só preparar uma salada lindona de folhas para acompanhar a quiche.

















normalmente uso os queijos que sobram durante a semana, neste caso tinha gorgonzola, ricota, provolone e queijo prato.
já falei aqui e repito, costumo guardar os pedaços dentro de uma caixa para usar em tortas e quiches, se não tenho tempo de usar na semana, ralo todos juntos e congelo para facilitar o trabalho e evitar que mofem na geladeira.

















para dar um colorido usei tomates pera e folhas de manjericão

















para a quiche fatiar perfeitamente, sempre é bom aguardar esfriar um pouco, especialmente esta que é apenas de queijos

















no dia que servi esta tinha convidados, em cada pedaço coloquei um galho de manjericão fresco



















quiche de quatro queijos

massa
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de fermento químico
4 colheres de manteiga ou margarina
3 ou 4 colheres de água gelada.

junte os secos, pique a manteiga gelada e junte a água, amasse, forme uma bola e leve pra gelar por 20 minutos. abra a massa sobre um plástico, coloque sobre a torteira de fundo falso, fure com garfo.

recheio:
bater no liquidificador  3 ovos inteiros, 1 xícara de ricota ( usei caseira) 2 colheres sopa de farinha de trigo, 100 ml de leite e 1 caixa de creme de leite, sal, pimenta do reino.juntar os queijos ralados,neste dia tinha quase 2 xícaras. misturar levemente e despejar sobre a massa crua, guarnecer com meios tomates e folha de manjericão, levar ao forno médio até dourar.



o vinho branco gelado, acompanhou divinamente esta quiche!


Bookmark and Share
Print Friendly and PDF

4 comentários:

  1. Adoro quiches Angela, são excelentes para servir os amigos ou a família acompanhada com uma salada de folhas. Ficou linda sua quiche e certamente muito saborosa. Beijinhos, ótima semana

    ResponderExcluir
  2. Queria ter sido um dos convidados para provar essa torta, Angela! Adoro quiches e tortas salgadas. Gostei da dica de ralar e congelar os queijos. Muitas vezes eles mofam mesmo dentro da geladeira.
    Bj e bom fim de semana,
    Lylia

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!