para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


terça-feira, 26 de março de 2013

pavê de bolacha e chocolate


a Páscoa está chegando e tudo que é de chocolate é bem vindo.
este pavê versátil é daqueles bem antigo, sem nenhum tipo de sofisticação, você poderá usa a bolacha de sua preferência, pão de ló, frutas secas e na cobertura de chocolate, pode ser ao leite ou amargo, mas ainda assim é muito bom.



pavê de bolacha e chocolate

monte assim:

num pirex ou forma de fundo removível

  • primeira camada de bolachas embebidas no leite com pouco de licor, usei um de amêndoas 
  • segunda camada de creme de confeiteiro receita aqui
  • terceira  camada mais bolacha embebidas no leite ( se preferir, substitua as bolachas por nozes ou amendoim triturado) 
  • quarta camada de creme de confeiteiro 
  • ultima camada creme de leite aquecido com um tablete de chocolate 
 
deixe gelar por pelo menos 4 horas e serva geladinho


Bookmark and Share
Print Friendly and PDF

sábado, 16 de março de 2013

mousse de chocolate e maracujá da Raquel

não é novidade para ninguém que estou super atrasada com postagens no blog, os últimos meses foram duros demais.
minhas amigas e vizinhas jamais me abandonaram e sempre que possível me traziam algo para abrandar meus dias de correria intensa.
num final de sábado qualquer a Raquel trouxe uma sobremesa, que ela adora fazer e faz muito bem.
maravilhosa, simples, vistosa e saborosa.
grata demais querida amiga, seu mousse ficou delicioso!


é simples assim:
a primeira camada é um mouse de chocolate, use sua receita favorita


na segunda camada é o clássico mousse de maracujá




para finalizar creme fresco batido e a caldinha de maracujá com as sementinhas

segunda-feira, 11 de março de 2013

pao de farelo de trigo

este é um dos pães que eu mais gosto.
gosto muito da mescla de farelo de trigo e açúcar mascavo para um pão bem simples.
usei a minha  receita básica e substitui uma terça parte da farinha branco por farelo de trigo.
nesta receita usei como medida copos de requeijão, dos de vidro que a capacidade é maior.


pão de farelo de trigo
* copo de requeijão

2 copos de farelo de trigo
4 copos de farinha branca
1/4 de copo de açúcar mascavo
1/4 de copo de azeite
1 colher de sopa de sal
2 copos de água norma
1 colher de sobremesa de fermento seco biológico

misture os secos, faça uma cova e agregue azeite e a água morna, amasse e sove até que fique uma massa macia, deixar crescer até dobrar de volume, modelar os pães, deixar crescer novamente, polvilhar com farinha antes de levar ao forno.
assar em forno médio por aproximadamente 30 minutos.


  sugiro que o pão esfrie um pouco na grade antes de fatiar.


sexta-feira, 8 de março de 2013

para refletir: mulheres com Leila Ferreira


para o dia internacional das mulheres, achei oportuno compartilhar parte da palestra atribuída a jornalista e colunista mineira Leila Ferreira.
espero que gostem.

feliz dia da mulheres!!




Se eu tivesse que escolher uma palavra - apenas uma - para ser item obrigatório no vocabulário da mulher de hoje, essa palavra seria um verbo de quatro sílabas:
descomplicar.
Depois de infinitas (e imensas) conquistas, acho que está passando da hora de aprendermos a viver com mais leveza:
exigir menos dos outros e de nós próprias, cobrar menos, reclamar menos, carregar menos culpa, olhar menos para o espelho. Descomplicar talvez seja o atalho mais seguro para chegarmos à tão falada qualidade de vida que queremos - e merecemos - ter. Mas há outras palavras que não podem faltar no kit existencial da mulher moderna.
Amizade, por exemplo.
Acostumadas a concentrar nossos sentimentos (e nossa energia...) nas relações amorosas, acabamos deixando as amigas em segundo plano. E nada, mas nada mesmo, faz tão bem para uma mulher quanto a convivência com as amigas.
Ir ao cinema com elas (que gostam dos mesmos filmes que a gente), sair sem ter hora para voltar, compartilhar uma caipivodca de morango e repetir as histórias que já nos contamos mil vezes - isso, sim, faz bem para a pele. Para a alma, então, nem se fala. Ao menos uma vez por mês, deixe o marido ou o namorado em casa, prometa-se que não vai ligar para ele nem uma vez (desligue o celular, se for preciso) e desfrute os prazeres que só uma boa amizade consegue proporcionar. E, já que falamos em desligar o celular, incorpore ao seu vocabulário duas palavras que têm estado ausentes do cotidiano feminino: pausa e silêncio. Aprenda a parar, nem que seja por cinco minutos, três vezes por
semana, duas vezes por mês, ou uma vez por dia - não importa - e a ficar em silêncio. Essas pausas silenciosas nos permitem refletir, contar até 100 antes de uma decisão importante, entender melhor os próprios sentimentos, reencontrar a serenidade e o equilíbrio quando é preciso. Também abra espaço, no vocabulário e no cotidiano, para o verbo rir.
Não há creme anti-idade nem botox que salve a expressão de uma mulher mal-humorada.
Azedume e amargura são palavras que devem ser banidas do nosso dia a dia.
Se for preciso, pegue uma comédia na locadora, preste atenção na conversa de duas crianças, marque um encontro com aquela amiga engraçada - faça qualquer coisa, mas ria.
O riso nos salva de nós mesmas, cura nossas angústias e nos reconcilia com a vida. Quanto à palavra dieta, cuidado: mulheres que falam em regime o tempo todo costumam ser péssimas companhias. Deixe para discutir carboidratos e afins no banheiro feminino ou no consultório do endocrinologista.
Nas mesas de restaurantes, nem pensar.
Se for para ficar contando calorias, descrevendo a própria culpa e olhando para a sobremesa do companheiro de mesa com reprovação e inveja,  melhor ficar em casa e desfrutar sua salada de alface e seu chá verde sozinha. Uma sugestão?
Tente trocar a obsessão pela dieta por outra palavra que, essa sim, deveria guiar nossos atos 24 horas por dia: gentileza. Ter classe não é usar roupas de grife: é ser delicada.
Saber se comportar é infinitamente mais importante do que saber se vestir. Resgate aquele velho exercício que anda esquecido: aprenda a se colocar no lugar do outro, e trate-o como você gostaria de ser tratada,
seja no trânsito, na fila do banco, na empresa onde trabalha, em casa, no supermercado, na academia. E, para encerrar, não deixe de conjugar dois verbos que deveriam ser indissociáveis da vida: sonhar e recomeçar. Sonhe com aquela viagem ao exterior, aquele fim de semana na praia,
o curso que você ainda vai fazer, a promoção que vai conquistar um dia, aquele homem que um dia (quem sabe?) ainda vai ser seu, sonhe que está beijando o Brad Pitt ...
sonhar é quase fazer acontecer.
Sonhe até que aconteça. E recomece, sempre que for preciso:
seja na carreira, na vida amorosa, nos relacionamentos familiares.
A vida nos dá um espaço de manobra: use-o para reinventar a si mesma. E, por último  (agora, sim, encerrando), risque do seu Aurélio a
palavra perfeição. O dicionário das mulheres interessantes inclui fragilidades,
inseguranças, limites. Pare de brigar com você mesma para ser a mãe perfeita, a dona de casa impecável, a profissional que sabe tudo, a esposa nota mil. Acima de tudo, elimine de sua vida o desgaste que é tentar ter coxas sem celulite, rosto sem rugas, cabelos que não arrepiam, bumbum que encara qualquer biquíni.
Mulheres reais são mulheres imperfeitas.
E mulheres que se aceitam como imperfeitas são mulheres livres.
palestra atribuída a jornalista Leila Ferreira





Bookmark and Share
Print Friendly and PDF

quinta-feira, 7 de março de 2013

bolo de banana e aveia

com este calor infernal dos últimos dias, não tem banana que não passe, passe do ponto.
como detesto jogar qualquer tipo de comida fora, só me resta aproveitar as frutas maduras.
usei a receita dos meus muffins de banana e aveia, como as bananas eram muitas, filetei  algumas e coloquei também na cobertura, fiz uma chuvinha de açúcar e canela e levei para assar para ficar uma crostinha.















antes de servir polvilhei açúcar de confeiteiro


Print Friendly and PDF

domingo, 3 de março de 2013

pull apart bread com pimentão

antes de mais nada quero agradecer, de coração, todas as manifestações de carinho recebidas via blog, via fB, e mails, sms, grata por tudo.

espero em breve retomar a este espaço que tanto gosto, pois, como esperado, ainda tenho muita coisa pendente para por ordem.

bem, já perdi  a conta de quantas vezes fiz este pão que foi inspirado nas postagens das queridas Tania  e Josy, mudei recheios e apresentação e sempre foi um sucesso. aprovadíssimo!


pull apart bread
fontes:ZAKUSKAScozinhando com Josy

300 grs de farinha de trigo T 65 100 grs de farinha de trigo integral (Usei 400 grs de farinha branca) 16 grs de fermento biológico fresco 60 ml de água morna 80 ml de leite morno 60 ml de azeite de oliva
1 colher (sobremesa) de açúcar
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de orégano seco
1 colher (chá) de açafrão (não usei)
2 ovos (à temperatura ambiente


para o recheio triturei mortadela, pimentão amarelo, cheiro verde, cebola e alho.
montei o pão, não fotografei o PAP mas tanto a Josy como a Tania o fizeram, não deixem de ver as fotos.


montei em forma de pão forma, antes de levar ao forno coloquei umas lascas de queijo e assei até corar.