para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


sexta-feira, 31 de maio de 2013

pão de azeite com linguiça fresca

pão, sempre ele...
tinha uma sobra de linguiça fresca que não seria suficiente para uma refeição, saltei a linguiça e escorri toda a gordura, junte cebola e alho processados e cheiro verde picadinho, pronto ai estava o recheio para um pão.
para a massa usei uma massinha coringa de azeite, rendeu um pão super aromático.




pão de azeite recheado com linguiça fresca
 

400 g de farinha de trigo aproximadamente
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de açúcar cristal
1 colher de chá de fermento seco biológico
100 ml de leite morno 

50 ml de água 
5 colheres sobremesa de azeite
1 ovo jumbo

misturei os secos,  depois juntei o leite misturado com o azeite, o ovo, usei o misturador de massas até formar uma massa elástica, deixei crescer em uma tigela untada com azeite por 1 hora. 

depois deste crescimento, abaixei a massa na bancada enfarinhada, abri a massa num retângulo, espalhei o recheio já frio sobre a massa, enrolei com um rocambole, divide ao meio, juntei as extremidades e passei uma parte sobre a outra, dei um piques e deixei crescendo por mais 20 minutos, assei em forno médio até corar.

Bookmark and Share
Print Friendly and PDF

6 comentários:

  1. Eu não digo? Preciso frequentar essa cozinha, esses seus pães são tudo de bom, estou só esperando a oportunidade, que com certeza não vai faltar...vamos então comer souflê com pão e vinho...que bom!

    ResponderExcluir
  2. Que pãozinho tão bom.
    Gostei muito.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Gostei!
    Passei pra te deixar um abraço.
    Tenha um ótimo fds junto a sua família!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Angela!! Não sei se você vai lembrar de mim, sou a Carol do Cerejinha!! Parei meu blog ha tanto tempo mas a paixão pela cozinha permanece e não aguentei! Montei blog novo e estou visitando todas as minhas amigas antigas!!! E esse pão heim, eu não recuso nenhuma receita de pão, faço tanto que quero provar todos!! Adorei!! Quando puder vai visitar minha casinha nova, vou ficar muito feliz!!! Beijão. Carol
    http://myflavors.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. humm…Angela, que pãozinho super !! Fico aqui só imaginando o aroma e sabor dessa delícia !!

    Beijinhos

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!