para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


sexta-feira, 17 de maio de 2013

torta de crocante da Cris

esta torta é divina.
conheci lá no blog da Cris, blogueira das mais queridas, muito conhecida da "velha guarda da blogueiras", eu particularmente tenho muitas afinidades com a Cris e sempre estou reproduzindo as receitas que aparecem por lá, além das receitas maravilhosas, o blog dela é um primor.
demorei um pouco para  testar a torta porque nem sempre tenho bolos prontos na minha casa.
bem, a primeira torta foi feita tal e qual a receita da Cris que você poderá ver aqui, incluse o PAP, mas depois fui adaptando as frutas que tinha em casa, no caso esta é banana, a favorita da família.
costumo servir a torta quentinha com creme fresco batito ou sorvete.

.

Apple crisp
fonte: torta crocante
1,5 kg de maçãs (o suficiente para encher 2/3 de uma forma refratária) usei bananas
Suco de 1 limão
Canela em pó a gosto
5 colheres (sopa) de açúcar
1 caixa/pacote de mistura para bolo (Festa ou baunilha)
2 colheres (sopa) de nozes ou castanhas trituradas opcional
200 g de manteiga derretida

1) No refratário que vai assar a torta: descasque e fatie as maçãs (bananas) uma a uma, deixe-as com cerca de 1 cm de espessura, enquanto isso vá espremendo o limão, acrescentando canela e o açúcar aos poucos.
2) Espalhe a mistura de bolo seca (sem preparar o bolo!!!) sobre as maçãs (bananas). Junte as castanhas/nozes trituradas (opcional).
Distribua a manteiga derretida por toda a superfície. Ela deve ficar sobre a torta.
3) Leve para assar em forno pré-aquecido a 180°C por cerca de 25 a 30 minutos ou até começar a borbulhar e a crosta dourar. 
Sirva com sorvete de creme.


Bookmark and Share
Print Friendly and PDF

3 comentários:

  1. Que linda torta crocante Angela, gosto de tortas assim com frutas saindo quentinhas do forno para acompanhar com uma bola de sorvete. Nossa!! Delicia ...perfeita. Bjocas, ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  2. Esse também fiz! O blog da Cris é uma delícia e a autora conheço pessoalmente.
    Está faltando conhecer você, que é outra querida!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Mammy querida
    Adorei essa torta e gostei muito do uso da banana!
    Te desejo uma linda semana.
    Bjim cheio de saudades.
    Léia

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!