para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


sábado, 3 de outubro de 2015

bacalhau gratinado com purê de batatas

de vez em quando faço a bacalhoada tradicional, com cebola, cenoura, pimentão, batatas, azeitonas, ovos etc., mas sempre erro a mão na quantidade e invariavelmente sobra um pouco,  claro que não desprezo, apenas retiro as batatas e congelo o restante para um próximo uso.
as batatas ficam excelente para uma omelete ou até mesmo numa saladinha fria com creme de leite e maionese. não gosto de congelar batatas.
para aproveitar a sobra costumo fazer um prato de forno com base purê de batatas e dou uma incrementada com ingredientes que tenho a mão



















bacalhau gratinado com purê de batatas


  1. unto o pirex com uma generosa camada de azeite
  2. cubro com o purê de batatas temperadinho
  3. coloco as sobras do bacalhau
  4. rodelas de ovos cozidos
  5. faço um creminho bechamel com duas gemas 
  6. bato as duas claras em neve e junto ao creme bechamel já frio
  7. cubro o pirex
  8. salpico queijo e levo ao forno até corar



















sirvo com uma salada de folhas. fica uma refeição completa!

Bookmark and Share
Print Friendly and PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!