para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


terça-feira, 2 de junho de 2015

pimentão recheado

nem todos gostam de pimentão...mas quem gosta, gosta de verdade.
como já comentei em outras oportunidades aqui no blog, passei a minha vida trabalhando com alimentos e tive a oportunidade de viajar muito e sempre me interessei pelas cozinhas locais, peles hábitos gastronômicos no mundo afora. o pimentão é sempre muito presente, alguns países usam muito como tempero, outros em preparações como pizza, vinagrete, temperos de feijão, grelhados, saladas, enfim,  sempre tem presença garantida aqui e acolá.
na minha cozinha uso muito para temperar frango e carne de porco de panela, costumo colocar uma banda, junto alho, cebola e tomate, dá cor e um sabor muito especial.
no meu caldinho de feijão não pode faltar cubinhos de pimentão, asso junto com batatas e cebolas rendendo um delicioso acompanhamento para carne, uso bastante para rechear pães especialmente quando uso calabresa.
bem, quando encontro pimentões em formatos regulares  logo penso em fazer recheados.
a ideia era fazer uma postagem completa, tive super boa intenção, deixei até um sem tampa para visualizar o recheio, só que algo me atrapalhou neste dia e foi-se meu plano de postagem, restando apenas esta foto.

















pimentões recheados


  1. lave bem,corte a tampa com cuidado e retire o miolo, deixe escorrendo enquanto prepara o recheio
  2. refogue carne moída bem temperadinha, usei 300 g
  3. cozinhe 3 ovos
  4. cozinhe 3 batatas médias e amasse assim que cozinhar
  5. junte as batatas amassadas com a carne moída e por ultimo junte os ovos picadinho, misture delicadamente
  6. recheie os pimentões e feche com tampinha e espete um palito para segurar
  7. coloque em pé, bem ajustados num panela regada com um fio de azeite, de forma que fiquem apertadinhos
  8. leve ao fogo baixo e vá pingando agua bem aos poucos, mantenha a panela tampada e olho vivo para que não queime, siga pingando agua conforme necessário, o ideal é usa uma chaleira com bico fino assim você despeja a agua quente entre os pimentões
Bookmark and Share
Print Friendly and PDF

2 comentários:

  1. Seu recheio está branquinho que à primeira vista, achei que fosse ricota. Vez ou outra eu faço, mas com pimentões verdes! Ah, o perfume que invade a casa é demais! Por aqui os vermelhos são exageradamente grandes! Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá, querida
    Nunca coloquei batata amassada junto no recheio, deve ficar muito bom!!!
    Bjm fraternal

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!