para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


sexta-feira, 19 de junho de 2015

focaccia frango

sabe aquela sobrinha de frango...coisa de quase uma  xícara de frango desfiado, aqui não vai para o lixo, vai para o freezer.
só esperando sobrar purê de batatas para virar uma focaccia de batatas



depois é só agregar um pouco de cebola, cubinhos de tomate e regar com um bom azeite, pronto!

focaccia
massa:
1 xícara de purê de batatas
3/4 de xícara de óleo ou azeite
1/4 de xícara de leite morno
500 g de farinha de trigo (aproximadamente)
2 colheres de chá de fermento seco biológico
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de sobremesa de sal
( o purê já tinha temperos)

misturei os secos e reservei. dilui o purê no leite morno, juntei o azeite e agreguei a farinha preparada reservada aos poucos, misturei e sovei apenas o suficiente para agregar e formar uma bola, untei uma tigela e deixei crescer.
em seguida do crescimento, abaixei a massa para tirar o ar e coloquei numa assadeira redonda untada generosamente com azeite, acomodando a massa empurrando para as bordas.
enquanto a massa descansava na assadeira fui preparar a cobertura. picar grosseiramente a cebola e os tomates e temperar com sal e orégano.
o período curto de descanso da massa é muito importante para relaxar o glúten e irá facilitar muito para espetar as coberturas e ir direcionando a massa para as bordas da assadeira, depois de coberta, deixei crescer novamente, pincelei azeite, polvilhei sal grosso e assei em forno médio até corar.



Bookmark and Share
Print Friendly and PDF

7 comentários:

  1. Só joga comida fora quem tem preguiça, né? Minha cunhada era assim, de um pedacinho de alguma coisa, fazia outro prato, com cara de novo!
    Gostei muito dessa receita.
    Beijo e bom fim de semana, Angela.

    ResponderExcluir
  2. talvez este seja o segredo das cozinheiras de antigamente, aproveitar, renovar e agradar. me incluo nesta categoria. beijo querida!

    ResponderExcluir
  3. Olá, querida
    Gosto muito de focaccia... mas nunca fiz... vou tentar quando tiver a casa cheia...
    Bjm fraterno

    ResponderExcluir
  4. Que delicia! Aqui eu vou ter que separar um franguinho pra isso, porque frango nunca sobra e essa focaccia parece uma delicia, já fiz umas receitas mas não levavam batatas.

    ResponderExcluir
  5. Oiiiii..mas que delicia...obrigada pela receita.Bju.Luciene.

    ResponderExcluir
  6. Olá, querida Ângela
    Gosto muito mas nunca fiz, copiei...
    Bjm fraterno

    ResponderExcluir
  7. Angela suas receitas são sempre divinas!!! Essa é mais uma que vou levando!!!
    Bjs e boa seman
    Mel

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!