para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


quarta-feira, 7 de agosto de 2013

brownie de achocolatado

sempre que minha mãe americana fazia brownies, ela fazia em forma quadrada, não sei se isto era apenas uma mania ou se brownie era tradicionalmente feito em forma quadrada.
até hoje passados mais de 38 anos do meu intercâmbio,  tinha esta pergunta  com respeito a "square pan", porque na quadrada?
bem, vejo que na maioria das receitas e das muitas formas de fazer brownies pedem por forma quadrada, devem ter bons motivos para isto... talvez seja o enrugamento central que ocorre na formas redondas, exatamente como aconteceu comigo na foto abaixo.
sim, eu tenho forma quadrada e sempre fiz brownies nela.
mas neste dia resolvi, fazer em forma de fundo falso forrado com papel manteiga para desenformar, correu tudo "quase bem", enrugou e afundou, mas não comprometeu o sabor, apenas um ligeiro comprometimento com a aparência.
da experiência veio a resposta, melhor continuar com a forma quadrada, cortar os quadradinhos e pronto.

brownie

1a. parte
1 pacote de 400 g de achocolatado
1 xícara de chocolate em pó
1 xícara de açúcar
1 xícara de farinha de trigo
1 colher de sobremesa bem rasa de fermento químico
misture tudo e peneire

2a. parte
junte 3 ovos inteiros ligeiramente batido

3a. parte
3/4 de xícara de manteiga derretida
1/4 de xícara de leite

4a. parte
junte nozes ou amêndoas ou avelãs

5a. parte
asse em  forno médio por aproximadamente 20 minutos, até soltar um pouco das bordas, nem vale a pena fazer o teste do palito que saíra molhado

6a. parte
polvilhar açúcar de confeiteiro depois de frio 


neste usei avelãs



Bookmark and Share
Print Friendly and PDF

5 comentários:

  1. Hummm estamos conectadas Angela, que belo brownie. Gostei da receita. Diferente das que tenho. E nunca fiz redondo. Mais uma que aprendo, agora entendi também por que os brownies são feitos em formas quadradas hehe. Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Mammy querida
    Espero que esteja bem!
    Também vejo sempre nas receitas de brownie pedirem para usar a forma quadrada e pelo jeito vc matou a charada, devido o enrugamento!
    Como o importante é o sabor, devo dizer que gostei muito da tua receita com achocolatado e comeria um grande fatia agora mesmo!
    Bjo grande cheio de imensas saudades.
    Léia

    ResponderExcluir
  3. Adoro brownie Angela e acho legal de vez em quando mudar as coisas só pra sair da rotina né messsmo?!!
    De qualquer forma, seja na quadrada ou na redonda, seu brownie está com um aspecto delicioso e eu adoraria saborear várias fatias, gulosa eu ….rsrsrs

    Beijinhos e um ótimo fim de semana!!

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!