para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

cenoura caramelada com iscas de pernil

pelo menos semana sim semana não, faço carne de porco, eu gosto muito.
as fitas de cenoura carameladas podem acompanhar lindamente um frango, file mignon ou pernil. particularmente, prefiro com carne de porco.
se você for como eu, e gostar muito de comida agri doce não deixe de provar.

a receita é de uma amiga, a Artemis, ela sugere que a cenoura seja ralada no ralo grosso, esta que está postada, eu cortei no mandolim em fitas e juntei lascas de cebola. gostei do efeito!

cenouras carameladas da Artemis

4 cenouras grandes raladas no ralo grosso
2 xícaras de água
2 e 1/2 xícaras de açúcar
1 colher de sopa de vinagre branco
misturar tudo e levar ao fogo numa frigideira de bordas altas e de fundo largo, sem ficar mexendo para não quebrar as fitas ou moer as cenouras, apenas ir sacudindo a frigideira até caramelizar.

iscas de pernil

usei um bifão de pernil, ou seja um fatia de pernil sem pele e sem gordura de uns 5 cm de altura que caiba no fundo de panela de fundo grosso, temperei com suco de laranja, sal, alho e 1/2 pimenta dedo de moça picadinha, deixei corar dos dois lados e cozinhar até ficar macio, desliguei e reservei a panela sem lavar. depois de quase frio fiz as iscas cortando a carne em diagonal, voltei tudo na mesma panela, aqueci e servi acompanhado das cenouras carameladas

13 comentários:

  1. Angela..esta receita é d i v i n a !!!
    Bjos, tia Norma :*) :*)

    ResponderExcluir
  2. COM CERTEZA VOU PROVAR ADORO AGRIDOCE E ESTÁ COM UMA CARA ÓTIMA!

    ResponderExcluir
  3. Olá a todos os que vão ler este comentário neste blogue ou noutro muito bom como este. Pois é, estou encantado com todos estes pratos tão bem confeccionados. Pois, eu gostava de fazer igual, mas não consigo. A vida é dura e obrigou-me a morar sozinho, e a cozinha não é de todo o meu local favorito. Mas estou a tentar conhecê-la, mas as aventuras têm sido imensas. Fiz um blog humilde para colocá-las em forma de crónica pouco extensas. Gostava muito que todos vocês o visitassem e se possível o seguissem. É que tentar cozinhar e depois não ser ajudado, é algo muita mau.
    Cumprimentos a todos!

    http://tenhosalfaltamecolher.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Gosto de cenouras e de comida agridoce, parece-me delicioso :)

    ResponderExcluir
  5. Loucura hein ammiga, que delícia e que apresentação... liiiindo! E como eu amo pernil... perfect!
    beijos,
    Dani

    ResponderExcluir
  6. Eu também gostei!
    Ficou muito bonito e deve ser delicioso! Vou experimentar!
    Um beijo!
    :o)

    ResponderExcluir
  7. Querida que delícia isso, eu adoro carne de porco, e a cenoura tenho certa dificuldade com ela, mas como também.

    Já te desejei feliz ano novo? Acho que não né, então eu te desejo um 2011 cheio de saúde, paz e alegrias para você e sua família.

    Beijão

    ResponderExcluir
  8. adooooro receitas agridoces...
    Certamente vou testar...
    A foto está linda e deu água na boca
    bjim
    Jana
    http://janainamechi.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Delícia Angela! Nunca comi cenoura caramelada mas deve ficar muito boa. Abraços!

    ResponderExcluir
  10. deliciosa combinação. fui atrás da receita que publicou das cebolinhas agridoces. delícias das boas. abraços minha querida

    ResponderExcluir
  11. Angela, adorei as cenouras carameladas, tenho uma receita diferente, essa sua ...em fita deve ficar excelente, vou experimentar!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  12. Querida Angela
    Espero que esteja bem.
    Amei essas cenouras carameladas!
    Bjo grande
    Léia

    ResponderExcluir
  13. acho que essa receita nao passou pelo controle de qualidade (euzinha) por isso deverá ser refeita e aprovada. rs beijos

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!