para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


segunda-feira, 27 de agosto de 2018

BC - 10 anos Naco zinha!


bem, escrever sobre quem a gente conhece bem e tem muita amizade e carinho está longe de ser um tarefa fácil...

conheci o NacoZinha via comentários, não sei precisar ser foi numa blogagem coletiva ou não, até acredito que tenha sido, pois quando iniciamos o blog haviam muitas.
sim, nosso blogs tem quase a mesma idade e os tempos eram outros, sem as mídias atuais a gente interagia muito via comentários e acabávamos nos identificando com as pessoas. 
entre Gina e eu, foi sintonia pura logo no inicio, percebemos que tínhamos quase a mesma idade, crença, valores parecidos na vida e na gastronomia, e tudo isto nos aproximou muito.
por varias vezes comentamos no blog uma da outra, ao mesmo tempo, e por mais incrível que pareça, os comentários eram em algumas vezes complementares.
hoje desfrutamos de uma amizade madura, estamos sempre em contato e uma vez por ano hospedo a Gina aqui em casa para participarmos junto de um evento anual.
dentre muitas coisas, o blog me deu algumas pessoas de presente, gente que estimo muito e quero que estejam sempre do meu lado, ainda que a distancia, mas presentes no meu dia a dia, e a Gina sem sombra de duvidas é uma delas. sou sortuda!
lamento sempre a distancia...tem dias que tenho certeza que um simples café com a Gina tornaria meu dia melhor! muito apreço por esta pessoa do bem! 
o NacoZinha é maravilhoso, um blog  feito com muito esmero, repleto de detalhes, com fotos lindas, conteúdo confiável, texto inteligente, bem escrito onde a gente quer sempre voltar.
as receitas são todas testadas, adaptadas e não oferecem riscos de dar errado, tudo muito bem cuidado.
quando tem cobertura de eventos, confesso que me sinto lá, de tão bem feito e fiel que é texto. adoro as coberturas.
quando o assunto é viagens, além das fotos maravilhosas, os posts são repletos de detalhes que orientam as pessoas que pretendem fazer a mesma viagem. super confiável para evitar uma roubada.
o que dizer dos encerramentos dos posts com as plantas e  flores, que de alguma forma tem a ver com a postagem, isto me encanta e fico divagando quanto tempo levou tudo isto!
por estas e outras razões  minha enorme admiração e respeito pela autora e pelo blog NacoZinha.
que venham muitos outros anos com fotos belíssimas e conteúdos da melhor qualidade.
Parabéns amiga Gina!!!

claro que já participei de coletivas e já fiz muitas receitas oriundas do blog, algumas postadas e outras não, mas que acabaram se incorporando a minha cozinha a ponto da filha pedir: faz o frango xadrez da Gina 




Frango Xadrez da Gina

fonte: Naco Zinha
1kg de peito de frango em cubos2 cebolas em cubos1 xícara (chá) de pimentão verde em quadrados1 xícara (chá) de pimentão vermelho em quadrados (usei o amarelo)6 colheres (sopa) de molho de soja3 colheres (sopa) de molho inglês1 xícara (chá) de amendoim torrado (não uso)2 colheres (sobremesa) de amido de milho1/2 xícara (chá) de águaSal, pimenta-do-reino e óleo
Preparo convencional:Refogue a cebola no óleo, acrescente o frango, os molhos, sal e pimenta, mexa bem e deixe cozinhar por 20 minutos. Adicione o pimentão, deixando cozinhar mais uns 5 minutinhos ou ao gosto. Prove o tempero, corrija, se necessário e, por último misture o amido dissolvido na água. Mexa e deixe encorpar rapidamente. Retire do fogo e acrescente o amendoim (se gostar).Preparo no micro-ondas:Coloque o óleo e a cebola em um refratário e leve ao micro por 2 minutos na potência alta. Adicione o frango, o sal, a pimenta e os molhos. Use potência 8 (80%), por 16 minutos, mexendo na metade do tempo.Dissolva o amido na água, misture ao frango e leve ao forno na potência alta, mexendo a cada 2 minutos, até engrossar. Adicione os pimentões e leve novamente ao forno por 4 minutos na potência alta, mexendo na metade do tempo. Retire e acrescente o amendoim.

leia meu post original aqui!


outro que já virou clássico, e que sempre aparece aqui é o pão sovado da Gina


Pão sovado (provence)

receita e texto
fonte: Naco Zinha

150 ml de água
25 g de fermento biológico fresco
500 g de farinha de trigo
1 ovo
60 g de açúcar
25 g de manteiga sem sal
25 g de leite em pó (3 1/2 colheres de sopa)
10 g de sal
Pincelar:
1 gema
1 colher (chá) de água
1 colher (chá) de açúcar

Preparo:
Na máquina de fazer pão, coloque todos os ingredientes líquidos primeiro e depois os secos. Escolha a opção amassar. Sugiro que desligue após a massa ser batida. Deixe descansar meia hora e bata novamente. Retire a massa e continue a confecção do pão manualmente.
Convencional: Dissolva o fermento da água morna e deixe levedar por 15 minutos.
Numa tigela, coloque 400 g de farinha, faça uma cova no centro e coloque ovo, açúcar, manteiga, leite em pó e mexa. Agregue o fermento levedado, mexa bem e, por último adicione o sal. Acrescente o restante da farinha de trigo aos poucos. Transfira para uma superfície enfarinhada e sove bastante a massa, até que tenha absorvido toda a farinha.
Deixe descansar por 30 minutos e sove novamente. Deixe crescer por 1 hora.
Abra a massa com o rolo em formato de retângulo. Enrole como rocambole bem apertado para não entrar ar. Corte a cada 5 cm. Achate os círculos e una-os dois a dois, com a parte da abertura para dentro. Coloque em assadeira untada e enfarinhada. Deixe crescer 30 minutos. Preaqueça o forno a 200° C.
Bata a gema com água e açúcar e pincele bem os pães. Faça um corte no sentido longitudinal e leve ao forno por aproximadamente 30 minutos ou até ficar corado. 


leia meu post original aqui!

Bookmark and Share
Print Friendly and PDF

10 comentários:

  1. Ângela, que bom te reencontrar também! Os blogs antigos como os nossos fazem isso! Muito legal! Parabéns à Gina e suas receitas. Esse pão é dos deuses mesmo! beijos às duas, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Muito legal seu post Angela, o melhor que a blogosfera nos trouxe foram as amizades e o melhor é que muitas deixaram de ser só virtuais.
    Ah... você tem razão falar sobre a Gina é muito fácil, pessoa mais que especial.
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  3. Minha tão querida amiga, Angela!
    Quase impossível descrever tantas alegrias que nossos blogs nos proporcionaram!
    Você fez um belo resumo de tudo que abordo no Naco, mas, acima de tudo, colocou sua alma em cada palavra. Tão bom saber que os assuntos que abordo tocam a sensibilidade de pessoas como você!
    A frango xadrez já nem lembrava que tinha ido parar na sua cozinha. A Jú é uma querida mesmo!
    Bom demais que o "Ora, Pitangas!" e o "NacoZinha" encontraram-se um dia e nos trouxeram essa amizade, que prezo tanto.
    Seu primeiro comentário no Naco foi em 12/02/2009! Praticamente desde o início.
    Gratidão eterna por tudo!!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Que lindo, angela! A Gina é uma querida mesmo e merece todo nosso carinho.
    Adorei essa iniciativa dela com essa blogagem coletiva, pois nos lembrou os velhos e bons tempos.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  5. Vivas para o blog Naco Zinha!
    E para o seu também!

    ResponderExcluir
  6. Angela, vim aqui mais cedo ler tua participação. Agora volto para dizer que é bonito de ver esse carinho entre vcs, os blogs podem até acabar um dia, mas essa amizade criou raízes. Feliz em participar dessa comemoração, vcs são especiais.
    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Lindo post, Ângela. Somos da mesma época, quando a convivência fazia surgir a amizade.
    Obrigada por ter passado pelo meu blog e deixado um comentário.
    Voltei animada. Meu blog não é de culinária mas, às vezes, também publica na área. Apareça. Blogdavovohelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Que amizade linda, me emocionei...voltei no tempo aqui...presentes que a vida nos dá!

    ResponderExcluir
  9. Olá, querida Ângela!
    A Gina é prestativa, educada, talentosa, gentil, uma pessoa do bem, ao qual gosto muito.
    Neste mundo virtual a gente conhece muita gente boa, inclusive você.
    Eu não participei dos 10 anos do Nacozinha, tive mais uma perda de um ente querido no final de semana passado, a minha sogra partiu para a morada eterna, estou saudosa pelo meu irmão que está ressente e agora a minha sogra.

    Beijinhos no seu ♥
    Andréa

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!