para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Ciranda de receitas - orapitangas apresenta NacoZinha

dando seguimento a décima quarta rodada da Ciranda de receitas...
hoje tenho a alegria e o prazer  de ter como meu par, a minha querida amiga Gina, do delicioso, lindo e florido NacoZinha.
Gina e eu somos contemporâneas de blogs, começamos escrever nossos blogs quase ao mesmo tempo, apenas dois meses separam o inicio das nossas postagens. 
os tempos eram outros,  havia um grande interação entre os blogs, e isto foi uma excelente oportunidade para criar laços entre os blogueiros.
no nosso caso, fomos descobrindo afinidades via postagens e comentários, iniciamos uma amizade virtual e estávamos sempre nos falando via as mídias disponíveis da época, a amizade foi se consolidando e fizemos planos de nos encontramos no primeiro EG, o que, infelizmente não foi possível para mim, devida a doença de minha mãe não pude comparecer.
porém no ano seguinte, resolvi ousadamente fazer o convite para que a Gina viesse até aqui e daqui iríamos para EG, tinha certeza que o tempo do encontro seria muito pouco para por em dia as nossa conversas, já que o EG por si só já era um acontecimento, e ela topou!
a Gina ter aceitado o convite foi um momento de grande alegria.
de lá para cá temos repetido isto ano a ano, é sempre muito prazeroso recebe-la aqui, tomarmos longos café regados a muita conversa.
temos uma enorme sintonia, nos ajudamos mutuamente nas dores de alma e de corpo, temos um enorme respeito uma pela outra e nossas conversas são intermináveis, daquelas que não existem ponto final, nos falamos diariamente, nem que seja para um oi tudo bem...falamos mais tarde com mais tempo, afinal somos "senhorinhas ocupadas", enfim é uma amizade que me é muito cara!

não é a toa que a Gina é uma das blogueiras da mais queridas, digamos assim da velha guarda dos blogs, tem um blog lindo, fotos belíssimas, receitas que sempre dão certo, posts repletos de detalhes, além de ser excelente fotografa e pesquisadora, escreve muito bem e vez por outra nos traz resenhas de eventos de gastronomia, isto sem falar dos post de viagens sempre trazendo alguma curiosidade sobre ou do local visitado.
além de nos brindar sempre com um belas fotos de flores e plantas no final de cada postagem com uma sutil referencia ao prato elaborado, fato este que a fez tornar referencia no nosso meio quando alguém que saber de alguma flor ou planta. se você ainda não conhece o NacoZinha, visite hoje mesmo, tenho certeza que ira se surpreender com tantas coisas boas que a Gina gentilmente escreve, retrata e faz.

ela trouxe para a ciranda, um bolo cítrico, que nos agrada muito, na verdade junto com a receita veio embutido um enorme carinho, um tipo de carinho que apenas amizades como a nossa permitem fazer.
ela moveu céus e terra, para tentar reproduzir uma situação que ocorreu a quase 50 anos atrás, achei isto de uma delicadeza sem fim, de ela ter gravado na memória uma historia que contei durante nossos longos café e ter tido a ideia de reproduzir isto, achando que iria me agradar e surpreender,
na verdade a sua intenção já foi mais do que suficiente para me emocionar, grata Gina por existir na minha vida!

agora com a palavra a Gina:

"A amizade é uma oportunidade de partilha de vida, de conquistas e dissabores, de doces  momentos e outros nem tanto...
Com base nisso, trouxe para minha parceira de ciranda e amiga Ângela um bolo de limão, que é do agrado tanto dela quanto meu. Ele mescla o doce e o azedo com harmonia.
Não sei se meu bolo vai ficar à altura do que ela faz desde criança, que lhe rendeu elogios especiais no passado e, certamente, foi um incentivo ainda maior para a cozinheira de mão cheia que a Ângela se tornou.




Bolo de limão:
(xícara medidora de 240 ml)
1 xícara (chá) de manteiga derretida
240 g de açúcar
2 ovos
1/2 xícara (chá) de iogurte natural (130 ml)
1/2 xícara (chá) de suco de limão (60 ml)
Raspa de 2 limões
2 xícaras (chá) de farinha de trigo (300 g)
1 colher (sopa) de fermento em pó

Cobertura:
1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
2 colheres (sopa) de suco de limão
1/2 colher (sopa) de água fervente

Preparo do bolo:
Bata com um fouet a manteiga com açúcar, ovos, iogurte, suco e raspas de limão.
Peneire a farinha e vá agregando ao creme. Por último, adicione o fermento e misture bem.
Coloque em forma untada e enfarinhada e leve ao forno preaquecido a 180º, por aproximadamente 40 minutos. Faça o teste do palito.
Deixe amornar para desenformar.

Preparo da cobertura:
Misture açúcar com suco de limão. Coloque a água aos poucos, controlando a consistência, que não deve ficar mole demais. Despeje sobre o bolo.
Receita original daqui.
Nota: Rende um bolo grande, mas resolvi fazer meia receita.
Isso foi proposital, porque a ideia era lembrar o bolinho de limão de quando a Ângela era criança.



eu fiquei aqui divagando como teria sido e como eu me comportaria se a Gina tivesse conseguido realizar o seu intento...
amiga grata pela sua disposição em tentar reproduzir esta cena!

bem, nesta quinta a ciranda continua, não deixem de conferir as postagens dos blogs participantes desta rodada

Abóbora Menina
Brisando na Cozinha
NacoZinha Brasil
Ora, Pitangas!!!
Pilotando um Fogão
Simples Assim

Bookmark and Share
Print Friendly and PDF

6 comentários:

  1. Que lindo bolo, Angelita, a Gina como sempre está de parabéns! E mais ainda, que linda amizade essa que a blogosfera vos proporcionou. Também peguei uma fase, no comecinho do Brisando, onde a interação era maior, todo dia fazia minha "via sacra" pelos blogs amigos, como se me sentasse à mesa para tomar um cafézinho e falar algumas bobeirinhas, mas os tempos já são outros, e a correria também, infelizmente. Mas ainda carregamos conosco a nossa essência, e é o que mais importa. Um grande beijo para as duas!

    ResponderExcluir
  2. QUe linda a amizade de vocês, angela ! Isso é o melhor que colhemos com nossos blogs, amizades sinceras assim.
    Depois quero saber sua história que motivou a Gina com esse bolo tão gostoso.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  3. Angela!

    Sou fã das duas blogueiras deste post,e graças a Deus tive a oportunidade de conhecer ambas pessoalmente. Beijos nas duas!
    Eu sou louca por bolos de limão, tenho algumas receitas no blog, uma inclusive, muito parecida com esta. Mas nunca tive a ideia de colocar uma cobertura como essa, acho que fica maravilhosa e vou testar em breve.

    Beijo em você
    Alê

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Angela, a Gina acertou em trazer um bolo de limão para retratar essa mescla entre o doce e o azedo e afinal a vida não é sempre um equilíbrio entre esses dois sabores? Saudemos a parte feliz dessa união que resulta num bolo simples e delicioso. Parabéns as duas!
    Bjo

    ResponderExcluir
  5. Querida amiga,
    Fiquei um pouco frustrada por não ter achado o que pretendia, mas você entendeu e valorizou a intenção. Numa das floriculturas que estive, o rapaz disse que podia fazer sob encomenda, mas o tempo era curto... Não consegui surpreendê-la! Acho que o próximo bolo de limão que você fizer, vai se lembrar de mim...rs!
    Fiquei realmente sem palavras para retribuir tamanha afetuosidade!
    Segundo Madre Teresa de Calcutá, "não devemos permitir que alguém saia da nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz." Temos exercitado diariamente isso no nosso convívio.
    Obrigadíssima pelo pão de brócolis que me enviou e pelo carinho!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Olá Angela!!
    Olha como as coisas são! Estava procurando uma receita de bolo de limão, e me lembrei do seu blog, vim aqui dar uma espiadinha, e olha q encontro!!! Essa receita maravilhosa!!!
    Estou indo fazer agora para o café da manhã!!!rsrs
    Mto obrigada
    Beijos
    Taís
    P.S. só para vc me identificar, sou a Taís massoterapeuta, amiga da Ju!!! :) bjos

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!