para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


segunda-feira, 18 de abril de 2016

filé de frango à parmegiana sem fritura

vou contar uma particularidade para vocês, não faço fritura, nunca fiz nem  batata frita para os meus filhos, raramente faço algo que precise fritar, desde que moro nesta casa, nos últimos 15 anos, me lembro de ter feito bolinho de arroz por 2 vezes, mandioca frita para um churrasco e coxinha por duas vezes, quase sempre na fritadeira elétrica, mas nunca dentro da minha cozinha sempre na bancada da churrasqueira.
não sei fazer fritura, detesto a sujeira toda, fico absurdamente incomodada com o cheiro, enfim algo que não combina comigo.
todas as vezes que meus filhos quiseram comer batatas fritas, comeram fora de casa, nunca fiz questão de pedirem num restaurante, mesmo porque eu não faço. 
se precisarem de terapia por isto, o tempo dirá, rs rs.
quando me pedem um parmegiana sempre recorro ao forno, com filé mignon nunca tentei mas com frango este método funciona direitinho.


filé de frango à parmegiana sem fritura

  1. tempere os files de frango, prefiro o corte  sassami, com sal, pimenta, suco de limão, páprica doce e 3 colheres de sopa de maionese
  2. num saco grosso, uso saco de arroz vazio, tempero a farinha de rosca com sal, páprica picante, pimenta do reino e orégano
  3. vá colocando dois ou três pedaços no saco, sacuda bem e coloque em assadeira untada com manteiga
  4. leve ao forno até corar de um lado, e depois do outro lado
  5. quando os filezinhos estiverem prontos, arrume no fundo de um pirex
  6. cubra com molho de tomate , uso o caseiro, mas pode ser de tomates pelados ou sachê se for sua preferência 
  7. cubra com queijo e leve ao forno para gratinar


igual o frito por imersão não fica, mas engana bem...
e tem a vantagem de ser bem menos calórico



Bookmark and Share
Print Friendly and PDF

5 comentários:

  1. Boa noite, querida Ângela!
    Foi o que comi hoje e estava uma delícia como deve estar o seu...
    Bjm muito fraterno

    ResponderExcluir
  2. Também sou implicada com frituras, embora sejam bem gostosas.
    Gostei desta receita e vou experimentar.
    Beijo, Angela.

    ResponderExcluir
  3. Aqui em casa evito muito os fritos mas de vez em quando lá saem.
    Esta é uma receita que gosto muito , esta versão sem fritar agradou-me o aspecto esta delicioso.
    Boa semana

    ResponderExcluir
  4. Eu ate gosto de frituras, mas não faço nada frito pra reduzir as calorias. Gostei muito dessa receita, vou fazer com certeza.

    ResponderExcluir
  5. Concordo contigo, detesto frituras, mas hoje já fiz mandioca frita e esse seu filé está me deixando com água na boca! Estou fazendo berinjela recheada, mas sem carne! Beijinhos!

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!