para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


quarta-feira, 27 de abril de 2016

sopa de mandioca

abrindo a temporada de sopas deste ano..
adoro sopas, cremes e caldos!
a que trago hoje é uma sopa de mandioca com músculo, no outono e inverno é sempre bom de comprar mandioca, é a hora que ela está nas melhores condições para o consumo
esta sopa tem duas etapas, a primeira é a preparação do músculo e a segunda a parte do creme de mandioca.
eu preparo logo uma boa quantidade de músculo, prefiro fazer assim pois  separo em potinhos e deixo pronto para usar como base para sopas, abreviando assim uma das etapas, mas nada impede que seja preparado apenas para a sopa do dia.


músculo

compro o músculo cortado em rodelas largas, normalmente faço 3 quilos, depois de lavado e escaldado, tempero com sal, pimenta do reino, uma cabeça de alho, dentes cortados ao meio, folhas de louro, duas cebolas grandes em pétalas, um maço pequeno de cheiro verde, tomilho, orégano fresco e tomates cortado em quatro.
sem nenhum tipo de gordura ou liquido, coloco tudo isto na panela de pressão, fecho e deixo cozinhando em fogo baixo por 20 minutos, depois deste período aguardo mais 30 minutos para a carne descansar, quando abro a panela a carne está macia desfiando e os temperos já se desmancharam, exceto as folhas de louro. reservo a quantidade que vou usar e o restante congelo em porções.

sopa de mandioca

faço um refogado com cebola, alho, e tomates sem pele picado, em seguida coloco a carne reservada, e cubro com agua fervente, neste caldo vou colocando a mandioca cortada em tiras sem o fio do meio, deixo cozinhando até amolecer. 
separadamente cozinho uma porção pequena de mandioca para amolecer bastante para virar um purê. processo esta mandioca com o mixer para servir de creme para engrossar a sopa. 
quando as tiras de mandioca já estiverem macias, junto o purê e acerto o sal.








Bookmark and Share
Print Friendly and PDF

2 comentários:

  1. Aparentemente é bom, mas vou opinar depois de experimentar! Convide o papai.

    ResponderExcluir
  2. Vim para conhecer e gostei! Vou seguir para não perder de vista :)
    Beijo.

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!