para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


quinta-feira, 12 de setembro de 2013

focaccia "no knead" de calabresa

para o meu paladar, para os dias mais quentes uma focaccia e uma bela salada são uma combinação perfeita, além de substituírem perfeitamente um jantar.
ultimamente as ultimas focaccias que tem saído aqui em casa são "no knead" redonda ou ovais**, e sempre com algum tipo de cobertura.
se você gosta de uma boa focaccia sugiro a praticidade da massa "no knead ". você ira´se surpreender pelo paladar e pela facilidade.

como na minha cozinha eu trabalho sempre com um certo  planejamento, por exemplo, logo cedo fazer coalhada, drenar o iogurte grego, fazer a ricota, lavar as verduras para a salada do almoço e para a salada da noite, findo isto preparo a massa e deixo levedando.
sem ter mais nenhum tipo de trabalho, no final do dia  tenho sempre coalhada fresca, ricota, iogurte grego e verduras lavadas e massa pronta para finalizar.
mas fique tranquila, se você não tem tempo ou tem dificuldade de se programar, mesmo assim você poderá ter um bela focaccia dentro de umas duas horas, é simples é "no knead" .

















focaccia de calabresa
fonte daqui

3 e 1/4 de xícara de farinha de trigo
2 colheres se chá de fermento granulado seco
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal
1 e 2/3 de xícaras de agua morna (usei 2 xícaras)
2 colheres de azeite de oliva

coloque todos os secos em um bowl, junte a agua e o azeite, misture com uma espatula tipo pão duro, até agregar  e desprender da lateral do bowl, fica uma massa pegajosa, cubra e deixe descansar por pelo menos 1 hora. **
depois deste tempo, unte uma assadeira com azeite e despeje a massa, aguarde uns 10 minutos até a massa relaxar um pouco, unte as mãos e espalhe a massa.
se desejar faça furos com os dedos e espalhe a cobertura, depois de 30 minutos coloque no forno
nesta usei calabresa cortadinha, cubos de queijo prato e lascas de cebolas,  temperei tudo com azeite, orégano e alho desidratado.


**  excelentes resultados com fermentação longa

** assei esta em forma retangular e o crescimento não foi tão bom como em forma oval ou redonda 


Bookmark and Share

Print Friendly and PDF

5 comentários:

  1. Angela
    Isso é golpe baixo! A esta hora eu aceitaria um pedacinho, não, um pedação dessa gostosura...Ficou divina, como tudo o que vc faz!!Beijão

    ResponderExcluir
  2. Que delícia, Angela. Sou fã de massas. Embora esteja regrando com a farinha de trigo. Mas comeria de olhos fechados!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Olá Angela!
    Adorei a massa e a cobertura, bela
    receita!

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Ando muito tentada a fazer... a tua esta com ar apetitosa.

    Beijinho,

    Susana
    As Papinhas dos Babinhos

    ResponderExcluir
  5. Angela querida que bela focaccia. Adoro fazê-las e comê-las, gostei muito dessa massa e adorei sua programação, super organizada, e com resultados positivos, nada como ter uma saladinha fresquinha e pronta no almoço e jantar, ricota e iogurtes caseiros ao nosso dispor né? Beijinhos, ótima semana

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!