para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


sexta-feira, 9 de setembro de 2011

bolo de limão com cobertura

cítricos...
tenho uma paixão enorme por bolos cítricos, neste momento em plena safra de limões graúdos, suculentos e perfumados, os bolinhos tem aparecido com aqui com muita frequência.
outra coisa que tenha usado muito, tem sido as formas de papel manteiga para bolo inglês, muito práticas, apenas encaixar na forma de alumínio e usar, sem necessidade de untar. perfeitas.
cada receita rende três bolinhos, que normalmente ganham destinos diferentes, direto para a mesa, congelamento, a filha leva para lanchar com a amigas, reservo para o café com a amigas ou sempre tem alguém doido para dar um destino aos bolinhos.



bolo de limão

comece pelo *buttermilk, usando limão, mas não sem antes de espremer o limão, tirar as zestes para espalhar na cobertura e usar parte na massa do bolo.
faça assim, esprema suco de meio limão (grande) e complete com leite até completar 200 ml. deixe descansando por 10 minutos. reserve o restante do suco de limão para usar no bolo.

para a massa, bater com fouet 3 ovos inteiros com 1 e meia xícara de açúcar cristal fina.
bater bem até esbranquiçar. agregar meia xícara de óleo de canola e bater mais um pouco.
ir juntando 2 xícaras de farinha trigo peneiradas alternadamente com 200 ml de butermilk* e o suco de limão reservado. por ultimo juntar parte das zestes, 1 colher café de bicarbonato de sódio e 1 colher de sopa de fermento químico em pó. misturar delicadamente.
colocar nas formas e assar em forno pré aquecido até corar.
depois de frio empregar a cobertura.

para a cobertura sempre uso uma destas:
1.  bater o leite condensando com fouet e agregar com suco de limão até dar o ponto. salpicar as zestes (escolhida de hoje)
2. misturar suco de um limão com açúcar de confeiteiro até ficar um ponto de mingau grosso e com uma colher ir derramando no bolo formando arabescos

obs. se você for usar forma de papel manteiga ou usar esta receita para bolinhos tipo muffins fique muito atenta, não deixe assar demais. isto poderá comprometer o resultado final.

<<span class=

<<span class=

12 comentários:

  1. Os bolos cítricos não só exalam um aroma deveras agradável, como também são refrescantes, deliciosos.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Hoje mesmo vi um limoeiro todo florido Angela e já está nos nossos planos a compra de uma muda. Enquanto isso, vamos comprar limão pra fazer esse bolo delicioso. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Compartilho com você a paixão por bolos cítricos e limão é meu preferido! Mais uma receita para eu testar! bjs e bom fds

    ResponderExcluir
  4. Minha amiga

    Bom dia!

    Tens razão, um bolinho de limão é sempre uma ótima pedida!

    Ficaram lindos e gostosos, fez muito bem!

    Abraço,
    Otimo sábado!

    ResponderExcluir
  5. Mammy
    Sei bem como os teus bolos são deliciosos, hummmm, que saudade!
    Um grande abraço
    Léia

    ResponderExcluir
  6. Que bolo gostoso hein Angela. Adorei.
    Fora que fica lindo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Estou com uns limões siciliano aqui em casa e não sabia muito bem o que fazer com eles além de limonadas, rsrs. Agora já tenho a receita.

    Um beijão

    ResponderExcluir
  8. Angela, querida,

    Só de ler a palavra cítrico, associada a limões suculentos e perfumados eu já fico salivando, rsrs. Delicias de bolinhos!

    Beijoca!

    ResponderExcluir
  9. Olá Angela, pois demorei para vir te visitar hein. Ouço tantos elogios ao seu blog, e creio que a algum tempo atrás já estive por aqui dando uma olhada nas suas delicias, e hoje vi sua receita de Bolo de maçã no blog da Renata, que tive que vir visitá-la. Seu blog é maravilhoso, gostei muito,adorei esse bolo de limão, sou grande apreciadora de bolos cítricos pelo sabor e aroma que deixam na cozinha. Voltarei mais vezes certamente. Muito prazer em conhecer seu cantinho. Bjos tenha uma excelente semana

    ResponderExcluir
  10. De dar agua na boca esse bolinho com cobertura, adoro bolos feitos com limao e buttermilk, sempre tao macios e molhadinhos

    adorei!

    ResponderExcluir
  11. Hummmm, essa cobertura deve ser tudo de bom!!!! Bjs!

    ResponderExcluir
  12. Acabei de fazer esse bolo, mas sem cobertura e usando limão siciliano. Bom demais. Obrigada por partilhar!
    Dirma
    dirmasilva@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!