para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


terça-feira, 22 de março de 2011

água - consiência e preservação

água - consciência e preservação

Hoje, metade da população mundial (mais de 3 bilhões de pessoas) enfrenta problemas de abastecimento de água. Muitas fontes de água doce estão poluídas ou, simplesmente, secaram. Você sabia que 97% da água existente no planeta Terra é salgada (mares e oceanos), 2% formam geleiras inacessíveis e, apenas, 1% é água doce, armazenada em lençóis subterrâneos, rios e lagos?

Pois, bem, temos apenas 1% de água, distribuída desigualmente pela Terra para atender a mais de 6 bilhões de pessoas (população mundial). Esse pouquinho de água que nos resta está ameaçado. Isso porque, somente agora estamos nos dando conta dos riscos que representam os esgotos, o lixo, os resíduos de agrotóxicos e industriais.

Cada um de nós tem uma parcela de responsabilidade nesse conjunto de coisas. Mas, como não podemos resolver tudo de uma só vez, que tal começarmos a dar a nossa contribuição no dia-a-dia? Você sabe quantos litros de água uma pessoa consome, em média, por dia? Não? São cerca de 250 litros (isto mesmo, 250 litros ou mais): banho, cuidados de higiene, comida, lavagem de louça e roupas, limpeza da casa, plantas e, claro, a água que se bebe.

Dá para viver sem água? Não dá. Então, a saída é fazer um uso racional deste recurso precioso. A água deve ser usada com responsabilidade e parcimônia. Para nós, consumidores, também significa mais dinheiro no bolso. A conta de água no final do mês será menor. O mais importante, no entanto, é termos a consciência de que estamos contribuindo, efetivamente, para reduzir os riscos de matarmos a nossa fonte de vida: a água.

fonte : http://360graus.terra.com.br/ecologia/default.asp?did=17311&action=reportagem

dicas para economizar água...pense nisto

1. No banho apenas se molhe, feche o chuveiro, se ensaboe e depois abra para enxaguar. Não fique com o chuveiro aberto. O consumo cairá de 180 para 48 litros.

2. Na hora de escovar os dentes escove os dentes e enxágüe a boca com a água do copo. Assim você economiza 3 litros de água.

3. Na descarga verifique se a válvula não está com defeito, aperte-a uma única vez e não jogue lixo e restos de comida no vaso sanitário. Se houver defeito, ele pode causar um gasto muito maior.

4. Na torneira não use muito tempo pois quando ela está aberta, o seu gasto é de 12 a 20 litros/minuto. Pingando, 46 litros/dia. Isto significa, 1.380 litros por mês. Feche bem as torneiras.

5. Problemas de vazamento são os mais comuns em casas/prédios com encanamentos antigos que mesmo não mostrando o vazamento, muitas vezes possui vazamentos no trajeto até a torneira.

6. Na caixa de água não deixe transbordar e mantenha fechada (problema de Dengue também).

7. Na hora de lavar louça ensaboe a louça com a torneira fechada e depois enxágüe tudo de uma vez. Na máquina de lavar são gastos 40 litros. Utilize-a somente quando estiver cheio.

8. Regar plantas e jardins no inverno, pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã ou à noite. Use mangueira com esguicho-revólver ou regador.

9. Ao lavar o carro só lave uma vez por mês, com balde de 10 litros, para ensaboar e enxaguar. Para isso, use a água da sobra da máquina lavar roupa.

10. Na limpeza de áreas externas use vassoura. Se precisar utilize a água que sai do enxágüe da máquina de lavar.

* fonte do logo dia da agua 2011 e dicas: Rededasaguas.org

5 comentários:

  1. Um ótimo post Angela, parabéns! Beijos

    ResponderExcluir
  2. E o País que tem mais água no mundo é o Brasil!
    Devemos cuidar da água, reutilizar, fazer tratamentos (isso cabe ao Governo), aproveitar água da chuva, gastar menos, e por aí vai ...........
    Conscientização para todos, não é?
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. OLA. TUDO BEM? VIM CONHECER SEU BLOG E TE CONVIDAR PRA CONHECER O MEU E TAMBEM PARTICIPAR DE UM SORTEIO, HOJE É ULTIMO DIA PRA PARTICIPAR, APROVEITE QUE AINDA DA TEMPO!

    http://adrianareceitas.blogspot.com/2011/03/sorteio-nova-parceria.html

    APROVEITE E CONHEÇA TAMBEM MEU OUTRO BLOG NOVINHO

    http://tititidadry.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Angela;
    realmente o problema da água é coisa séria! Eu fico "fula"da vida quando ando pelas ruas e vejo a mulherada com a manguerona na calçada!! Dá vontade de falar: "minha senhora, a hora que faltar água na minha casa eu vou bater na sua porta ok!"rs...
    A falta de preocupação das pessoas nesse assunto, realmente me incomoda muito...
    ótimo post!
    Bjs Fe

    ResponderExcluir
  5. Ótimo toque Angela, eu faço a minha parte, bjs
    maura

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!