para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


quarta-feira, 24 de novembro de 2010

minha fruteira hoje: bananas orgânicas


não são tão lindas, nem graúdas quanto as compradas, mas são deliciosas, doces, de um sabor único. estas são as bananas orgânicas que tenho no pomar.
na verdade, foram plantadas pelo meu avô no auge dos seus 90 anos, se estive vivo, no último 13 de novembro, teria completado 110 anos.
me lembro muito bem, quando ele trouxe esta muda e plantou dizendo que se tratava de uma banana especial, parecida com banana prata, mas era uma banana francesa, muda que ganhou de um amigo, tão velho quanto ele, que tinha ido visitar a neta na França e sei lá como, trouxe algumas mudas de lá.
vovô estava lúcido, aliás esteve sempre e repetiu sempre a mesma coisa, mas para nós é uma banana prata sim, apenas menor e de massa bem branquinha.
o relevante é que temos esta banana no pomar a quase 25 anos sempre dando muitos frutos saborosos e o mais importante de tudo isto, é que eu, tive o prazer ter meu avô por perto por grande parte da minha vida. uma dádiva!

6 comentários:

  1. Que bacana a história dessas bananas hein minha amiga? Não canso de dizer que esse seu pomar é mesmo uma maravilha, dá de tudo né? Que legal!

    Acho que preciso de um pomar desses no meu apt, pois uma dúzia de bananas não dá nem pra um dia...rsss

    Abraço minha querida
    Deixa eu ir almoçar que tô faminta!

    ResponderExcluir
  2. Oi querida
    Definitivamente banana é minha fruta preferida. Infelizmente aquela orgânica é caríssima aqui!
    Tem pessoas que tem "a mao boa" para plantar, penso que teu avô era uma dessas pessoas e por isso as bananas sao tao boas!
    Um beijo grande
    Léia

    ResponderExcluir
  3. Adoro banana, qualquer uma, na casa da avó do meu marido tem uma que é ouro-prata (ela diz).

    ResponderExcluir
  4. oi Angela

    Que bom poder saboreá-las e ainda lembrar sempre do seu amado avô!!!
    bjus amiga

    ResponderExcluir
  5. Ahhh...com certeza as frutas orgânicas tem muito mais sabor!
    Cansei de comer mamão sem gosto, e melão insonso, sabe como é?!
    É um grande privilégio ter um pé de bananas assim!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Angela, estava procurando receitas com bananas e acabei achando o seu blog. Adorei a história das bananas!! Seu blog é muito gostoso!!

    Um grande abraço
    Roseli

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!