para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


terça-feira, 2 de novembro de 2010

arroz com espinafre

no sábado, ganhei um lindo maço de espinafre da  horta  orgânica da Cris e do Ricardo, antes de guardar, separei algumas folhas.
a intenção era fazer um creminho de espinafre para servir no almoço com filés de peixe.
mas, foi um tal do filho  ligar que não viria  almoçar, a filha  ligar  que a visita técnica demoraria mais do que o previsto e também não viria,  sobrou apenas  eu e o marido para o almoço.
bem, quando isto acontece, mudo meus planos rapidinho.
guardei o meu peixinho para outro dia...e  fui dar um "rapa" na geladeira para aproveitar todas as sobras, acabou saindo um super nutritivo arroz com espinafre que foi escoltado por cenoura no vapor e por uma deliciosa salada de folhas, super simples, rápido e delicioso.


arroz com creme de espinafre

refoguei na manteiga cebola e alho e juntei as folhas pré lavadas até murcharem, tudo muito rápido, reservei.
fiz um bechamel tradicional e depois de pronto juntei o espinafre já processado grosseiramente, voltei tudo a frigideira de boca larga, onde já tinha refogado um fio de linguiça portuguesa, cortado bem miúdo, misturei tudo, com  arroz pré cozido, bastante parmesão ralado e um tantinho de creme de leite.

*para fazer de véspera, deixe para misturar o creme de leite e o queijo na hora de servir, coloque num refratário e leve ao forno para gratinar .

10 comentários:

  1. eu adoro espinafre e esse seu arroz ficou maravilhosoooo...
    hummmm

    bjim
    Jana
    http://janainamechi.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi mammy
    Nada melhor que uma boa limpa na geladeira. O arroz ficou show, muito criativo e com um aspecto que so' a tuas comidas tem!
    Bjo grande
    Léia

    ResponderExcluir
  3. Que delícia, Angela!
    Nada como a simplicidade!
    Boa sugestão!
    Beijo!
    :o)

    ResponderExcluir
  4. O arroz ficou lindo e muito nutritivo.... agora o que eu mais gostei foi da louça... achei uma graça.
    Bjus

    ResponderExcluir
  5. Amei a receita, mas fala pra mim, que coisa linda esse prato de concha! Adorei.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. oi minha linda, entrei para fazer a blogagem coletiva, passar email para minhas crianças e dar um abraço em vc. amanhã, com certeza a gente se fala. Aqui as coisas, parecem começar a se desanuviar. beijos querida. espero estar tudo bem com sua mãe. até amanhã.

    ResponderExcluir
  7. Você é bem prática, não?
    Às vezes é bom algo mais elaborado, outras vezes o "menos é mais" e nem por isso deixa de ser delicioso.
    Bjs.

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!