para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


terça-feira, 13 de julho de 2010

risoto de camarão com abacaxi e maracujá

normalmente costumo fazer risoto aos domingos, o ritual é sempre o mesmo, dou uma olhada na geladeira, no freezer, nas frutas secas, na fruteira e dou asas a imaginação...

risoto camarão com abacaxi e maracujá

para cada xícara de arroz uso um litro de caldo aquecido
dourei cebola picadinha em uma colher de sopa de azeite extra virgem com 1 colher de sopa de manteiga, sal, juntei 1 xícara de arroz arbóreo, depois juntei 1/4 de xícara de vodka e deixei evaporar. em seguida comecei a juntar o caldo aquecido de legumes misturado com suco de maracujá (metade de cada um) as conchadas e deixando cozinhar e evaporar (método normal de se fazer risoto) mexendo de vez em quando, depois da terceira ou quarta conchada de caldo de legumes, juntei 600 g de camarão sete barbas já descongelado e escaldado, quando cozimento estava quase completo, juntei 1 xícara de abacaxi picadinho. mexi levemente, juntei uvas passas brancas sem sementes a gosto e por ultimo juntei 4 colheres de sopa de cream cheese (usei de bisnaga) e 1/4 de xícara de parmensão ralado. deixei descansar por 5 minutos e servi. serve 2 pessoas.

12 comentários:

  1. Angela,, que delícia deve ter ficado este risoto! Adorovfrutas em risoto! Com vodca, maracujá... Bem diferente! Adorei.

    ResponderExcluir
  2. ta com a cara otima mas eu sou alergica rs.

    bjosss...

    ResponderExcluir
  3. Querida Angela
    Dar asas a imaginação na cozinha é sempre sinônimo de delicias!
    Nunca vi um risoto tão diferente e saboroso.
    Nao sei se ja' te falei, mas a unica carne que sinto falta na minha dieta vegetariana é o camarão, adoro! E abacaxi é a minha fruta preferida.
    Bjos no coração
    Léia

    ResponderExcluir
  4. Amiga!!
    Mah q q isso, hein?! O povo bão já come e bebe tudo juntin...=)
    Imagino o sabor maravilhoso e diferente... maracujá e abacaxi...e a bebidinha no arrozin... deve ficar realmente bom demais..
    E vc é muito caprichosa né Angela...a apresentação do prato ficou linda...parecendo uma flor...amei!
    Um bejim e uma semana linda prá vc!

    ResponderExcluir
  5. Minha amiga

    Fiquei com fome...rsss

    Trabalhando aqui sem parar, pedindo a Deus que um risoto assim maravilhoso aparecesse agora na minha frente!!!

    Delícia, e com frutas? minha perdição!!!!

    ResponderExcluir
  6. Que misturinha boa esse risoto! Adorei! Aliás, risoto para mim, de qualquer coisa, é uma perdição!
    Receita anotada!
    Beijocas,
    Thais

    ResponderExcluir
  7. olá querida, até eu que não sou chegada a risotos fiquei com vontade desse. os bolos ficaram lindos.

    ResponderExcluir
  8. Mulher! que delicia! aqui eu vou "caçando"os ingredientes para fazer um risoto legal! adorei a combinacao! bjs FE;)

    ResponderExcluir
  9. Minha coluna anda reclamando, mas passei aqui pra espiar o que você tem aprontado e me deparo com um risotto bem inusitado. Como gosto desses ingredientes, imagino que tenha ficado bem gostoso.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  10. amiga..risoto é mesmo um "fluir!" de imaginação!e..dessas imaginações saem coisas incriveis e saborosas!!parabens pela bela mistura..amei..bjo enorme...li

    ResponderExcluir
  11. ficou realmente muito mas acho que se soubesse que foi tudo isso na receita nao comeria.. haha mas tava uma delicia, repeti varias vezes.
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Essa combinação é inedita para mim, nao conhecia...

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!