para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


sábado, 14 de dezembro de 2019

torta de palha italiana

quando você precisar de uma torta rápida e bem gostosinha, a torta de palha italiana é uma a solução que normalmente agrada bastante. 
Esta fiz numa forma de fundo falso de 20 cm, vou deixar aqui a receita básica do brigadeiro para palha italiana e a montagem.


brigadeiro para palha italiana

1 lata de leite condensado
1 caixa de creme de leite
1 gema
100 g de achocolatado de boa qualidade
20 g de cacau
1 colher de sopa de manteiga 
1 colher de chá de farinha de trigo
gotas de baunilha

misturar tudo muito bem, desmanchando a gema com umas duas colheres de achocolatado e a baunilha, levar ao fogo para apurar no ponto de brigadeiro mole. 
(dependendo do tamanho da assadeira e da altura você terá que fazer 2 ou 3 receitas do brigadeiro) 

montagem

Numa forma de fundo falso, coloque papel manteiga no fundo e unte com  manteiga o papel e as laterais da forma, coloque as bolachas ao leite  ligeiramente, mas muito ligeiramente umedecidas no leite com licor de sua preferencia, usei Amarula.
em cima das bolachas despeje o brigadeiro, outra camada de bolachas e assim sucessivamente, acabando com brigadeiro. Deixe esfriar bem ou refrigere, antes de servir peneire açúcar de confeiteiro. Desta vez fiz um molde de coração de papel toalha para ficar aparecendo o chocolate. 

* para tirar da forma, solte as laterais com uma faca e empurre o fundo e transfira com cuidado para prato de servir.

Bookmark and Share
Print Friendly and PDF

2 comentários:

  1. Muito boa e essa receita agrada sempre! Valeu! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Oi Angela, palha italiana já é uma delícia, assim empratada deve ficar irresistível, adorei a sugestão. Bjo e boa semana.

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!