para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


sexta-feira, 30 de novembro de 2018

naked cake com cerveja guinness

a receita veio via minha filhota do coração, a Leinha, de um blog australiano, Little box brownie, o blog é lindo e vale a visita.
o bolo originalmente foi feito para as festas natalinas, com ganache de chocolate e frutas.
quando vi a postagem da Léia, resolvi pesquisar e vi outras receitas, como pequenas variações,  além da receita que ela postou.
bem, eu fiz o bolo, pela primeira vez para o aniversario de uma amiga em fevereiro, estava um calorão,  optei por trocar ganache por creme fresco batido misturado com creme de confeiteiro, gostei tanto do resultado que nunca fiz com ganache.
para facilitar a compreensão, copiei a receita original do blog australiano e também a da Nigella no entanto fiz algumas alterações, juntando as duas receitas, especialmente pela falta do sour cream e pelo butter milk ser o caseiro, bem como a forma de fazer o bolo.
o resultado ficou muito bom, inclusive, já testei com cerveja preta nacional, a antiguinha Caracu e o resultado foi bom também, não é a mesma coisa, porque Guinness é unica, no entanto o bolo fica bem bacana e o custo beneficio é excelente.
o bolo das duas fotos, é o mesmo, apenas fotos em locais diferentes e foram feitos com Guinness



Guinness Chocolate Cake
receita original aqui

1 1/2 cups Guinness
1/4 cup cocoa
200g butter
1 3/4 cups sugar
1 eggs
3/4 cup buttermilk
3 cups flour
1 teaspoons baking soda



Chocolate Guinnes Cake
receita original aqui

250 millilitres guinness
250 grams unsalted butter
75 grams cocoa powder
400 grams caster sugar
150 millilitres sour cream
2 large eggs
1 tablespoon vanilla extract
275 grams plain flour
2½ teaspoons bicarbonate of soda


receita adaptada do bolo de cacau e Guinness
massa:
300 m de cerveja Guinness
200 gramas de manteiga sem sal
1 e 3/4 de xícara de açúcar refinado
1/4 de xícara de cacau
2 ovos grandes
3/4 de xícara de butter milk (leite com com uma colher de sopa de vinagre que descansa por 5 mim)
2 e 3/4 de xícaras de farinha de trigo
1 colher de café de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de fermento em pó

aquecer a cerveja e colocar a manteiga em pedaços ou colheradas até derreter. desligar o fogo e juntar o cacau mexendo bem até misturar.
bater as claras em neve e reservar.
bater muito bem, as gemas com açúcar, se desejar coloque gotas de baunilha, junte o butter milk com a cerveja e misture alternadamente a farinha peneirada com o fermento e bicarbonato.
por ultimo agregue as claras em neve.
assar a 180 graus por aproximadamente 30 mim.
assadeira de no máximo 25 cm.

creme:
fazer um creme de confeiteiro da sua preferencia, ou aquele básico tipo uma lata de leite condensado, duas de leite normal, 2 gemas e 4 colheres de sopa de amido de milho, precisa ficar um creme encorpado. reservar coberto com filme encostado no creme para não juntar película. precisa estar bem frio. normalmente eu faço de véspera.
se o seu bolo puder ficar na geladeira até a hora de servir, aconselho usar creme fresco batido para acrescentar no creme. se não puder, ficar refrigerado, use o creme de caixinha tipo chantilly.
depois é só juntar o creme ao chantilly ou creme fresco até ficar um creme aveludado, que fique em ponto de bico, caso você vá usar bico ou firme o suficiente para espatular.

acabamento:
usar as frutas de sua preferencia, lavadas e bem secas.
rechear com o creme, colocar uma camada generosa de frutas picadas e finalizar o topo creme, normalmente uso uma tampa de plastico como guia, faço as pitangas e espalho as frutas e depois faço uma chuvinha com açúcar gelado.

Bookmark and Share
Print Friendly and PDF

3 comentários:

  1. Hmmmm... Bem diferente essa receita e muito lindo e apetitoso o resultado! Gostei! beijos, chica

    ResponderExcluir
  2. nao conheco esse blog, vou pular la' e dar uma passeada

    esse seu bolo esta' NOTA DEZ!!!!!

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!