para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


sábado, 1 de agosto de 2015

tapas, crostines, bruschettas ou pão torrado

pode ser qualquer coisa....
eu prefiro chamar de tapas, talvez pela doce lembrança da primeira vez que estive em Barcelona no final dos anos 70. 
comer tapas faz parte da tradição espanhola historiadores dizem que o costume de "tapear" veio do habito dos espanhóis de tomarem uma "bebida" depois de saírem do trabalho e para forrar o estômago os bares ofereciam as tapas, outros dizem que o nome surgiu pela necessidade de "taparem" os copos, ainda tem que, diga que o costume veio por influencia dos árabes de comerem aperitivos em porcões pequenas.
bem, as minhas tapas favoritas (qualquer aperitivo pode ser chamado de tapas) são com pão e muito azeite espanhol seja o que for, foi assim que comi, pela primeira vez, em uma da "ramblas" de Barcelona.
 
o primeiro passo é temperar os tomates com sal, pimenta orégano e azeite

o segundo passo é fatiar o seu queijo preferido 


o terceiro passo é pincelar azeite em cada lado do pão, uso o meu pão caseiro no knead bread, mas pode ser ciabatta, filão francês ou pão italiano alongado, não recomendo baguete, acho que a "tapa" fica dura, já que se trata de um pão fino.
aqueça uma frigideira de tefal ou grelha e leve para dourar ligeiramente o pão dos dois lados, deixe o lado mais claro para baixo, coloque o queijo e as rodelas de tomate, deixe em fogo baixo até o queijo comece derreter.
sirva conforme a tradição com um bom azeite e uma "bebida".

Bookmark and Share
Print Friendly and PDF

Um comentário:

  1. Delícia demais! Antes comia muito pão, agora "maneiro" um pouco. Mas não resisto a um pão esquentado na frigideira e desta maneira, melhor ainda.
    Beijo e boa semana, Angela.

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!