para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


sábado, 8 de agosto de 2015

risoto de maçã verde e aspargo

para quem curte um risotto branquinho e bem leve...
aposte neste, tenho certeza que não deixará a desejar

a cremosidade vem do queijo e do creme de ricota

gosto muito de um toque doce, por isto as uvas passas, porém são opcionais.
sei que muita gente detesta! 




risotto de aspargos e maçã verde


para cada xícara de arroz uso aproximadamente um litro de caldo de legumes caseiro aquecido
dourar a cebola picadinha em uma colher de sopa de azeite extra virgem com 1 colher de sopa de manteiga, juntar na cebola 1 xícara de arroz carnaroli e ir fritando lentamente tomando cuidado de não queimar a cebola, quanto mais fritar o arroz, melhor fica o risotto, depois agregar 1/4 de xícara de vinho branco seco* e deixar evaporar. 

em seguida começar a juntar o caldo de legumes as conchadas e deixando cozinhar e evaporar (método normal de se fazer risoto) mexendo sempre, depois da terceira ou quarta conchada de caldo de legumes, previamente aquecido, juntar 1/3 xícara de uvas passas e  os aspargos cortados (usei em conserva), quando cozimento estiver quase completo, juntar as maçãs, mexer levemente e  por ultimo juntar 2 colheres de manteiga, 4 colheres de sopa  creme de ricota e 1/4 de xícara ( ou mais) de parmesão ralado.
deixar descansar por 5 minutos e servir.
* se você não tiver vinho aberto, use vodka ou até mesmo cachaça

Bookmark and Share
Print Friendly and PDF

3 comentários:

  1. amei essa receita! Vai pro meu Pinterest board imediatamente!

    ResponderExcluir
  2. Por aqui está aberta a temporada de risoto, vou levando a sugestão. Por sinal tenho uma postagem para fazer de uma crostata sua que ficou maravilhosa.

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!