para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


quarta-feira, 2 de abril de 2014

aletria e ricota


já falei em várias postagens que sempre tenho ricota pronta na geladeira, algumas vez salgo o leite outra não, já com planos de usar a ricota para doces.


















está sobremesa é muito fácil, mas como tudo tem lá seus segredos.
  1. não use macarrão grano duro, prefira massa como ovos
  2. use manteiga sem sal
  3. não doure demais o macarrão para não escurecer demais
  4. saborize a calda como desejar


















doce sírio de aletria

  1. aproximadamente um pacote de 500 g de aletria quebrado com as mãos (a quantidade vai depender da altura do seu pirex) dourar o macarrão na manteiga, eu uso aproximadamente uns 150 g de manteiga sem sal e faço isto em duas etapas para dourar por igual, reservar.

  2. amassar 500 g de ricota (usei 2 xícaras da caseira), com 1 lata de leite condensado, 1 vidro de leite de coco, 2 colheres de amido de milho, gotas de baunilha, se desejar pode usar raspas de limão ou laranja

  3. juntar ao creme de ricota uvas passas ou frutas cristalizadas (opcional)
montagem
num pirex colocar metade do macarrão, rechear com o creme de ricota e cobrir com o resto macarrão, levar ao forno médio por 25 minutos.
calda
enquanto assa prepare um calda com 600 ml de agua e 2 xícaras de açúcar, (pode saborizar a calada com cravo, canela ou casquinha de laranja ou limão) e leve ao fogo até engrossar, quando tirar o doce do forno regue com esta calda. caso deseje mais úmido, aumente a quantidade da calda.


















aqui já com a calda

















eu prefiro o meu pedaço assim, com pouca calda, quase sequinho.
meu marido e o filho comem com maple syrup, a filha come com mel!

Bookmark and Share

Print Friendly and PDF

6 comentários:

  1. Sempre quis aprender esse doce, Angela. Agora com sua receita, que sempre são certeiras, vou experimentar.
    Ah! Linda sua filha. Parabéns a ela e aos pais pela formatura.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. espero que você goste, grata querida pelo seu carinho de sempre! bjs

      Excluir
  2. Olá querida amiga, já estava com saudades de vir te visitar. Depois de 2 semanas sofrendo com a coluna, coisa da qual vc conhece muito bem né miga? graças a Deus estou melhor. Adorei sua sobremesa super diferente e gosto de tudo que leva ricota. O meu me serviria como sua filha escolheu, com mel. Hummmm... que delicia. Bela receita. Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que vc está melhor querida, espero que vc fique bem, eu também adoro tudo que vai ricota, bjs

      Excluir
  3. Bom dia querida!
    Achei essa receita muito diferente e fiquei curiosa com o sabor!
    O aspecto é fantástico!
    Te desejo um lindo dia.
    Bjim
    Léia

    ResponderExcluir
  4. Humm..que esse doce está uma maravilha, adoro ricota e sendo caseira melhor ainda. Essa receita eu vou tentar fazer, fiquei com água na boca Angela. Vou procurar aletria aqui pela Alemanha, acho que encontro em lojas de produtos turcos(aqui tem muitas). Beijocas e um lindo dia para você!!

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!