para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


terça-feira, 18 de junho de 2013

pão "tipo australiano" com corante

que me conhece sabe que sua do time do mais natural possível, mas a pedidos fiz este pão com corante, o sabor não altera.
prefiro sem corante.

a receita é a mesma de sempre, que depois de várias tentativas é a que pareceu mais próxima do pão do famoso restaurante
ah! para quem curte a manteiga servida lá deixo a dica, bata na batedeira um tablete de manteiga sem sal e aos poucos agregue quase meia xícara de agua bem gelada, isto vai deixar a manteiga bem aerada e mais leve, perfeita para acompanhar este pão.


 pão tipo australiano
fonte: sala da la e ChefRs
  • 1 e ¼ xícaras de água morna * usei 1/2 xícara de cerveja preta adaptação sala da la
  • 2 colheres de sopa de margarina
  • ¼ de xícara de mel * usei 1/2 xícara de mel adaptação sala da la
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 xícara de farinha de trigo integral
  • 1 xícara de farinha de centeio
  • 1  pitada de corante alimentício marrom
  • 1 colher de sopa de chocolate em pó * acrescentei 1 colher de sobremesa de café solúvel
  • 3 colheres de sopa de açúcar mascavo
  • ½ colher de chá de sal
  • 2 colheres de chá de fermento biológico seco instantâneo
  • quanto basta fubá

1. Em uma superfície plana, preferencialmente de mármore ou granito, despeje as farinhas (trigo, trigo integral e centeio), o chocolate, o sal e o açúcar mascavo. Abra um buraco no meio e acrescente um pouco de água morna. Misture e vá repetindo o processo até a água acabar. Ao final, misture a margarina, o mel e o fermento. O processo gera uma massa uniforme e macia. Deixe descansar por uma hora em temperatura de cerca de 35ºC.

2. Modele os pães conforme desejado. Pode ser dividido em duas partes e assado em formas de pão ou em porções menores. Por exemplo, 6 pãezinhos de cerca de 12cm por 5cm*. Polvilhe os pães com fubá. Coloque-os em uma ou mais assadeiras untadas, cubra com um pano e deixe descansar até dobrar de tamanho (cerca de 1 hora).

3. Pré aqueça o forno a 180ºC. Leve os pães crescidos para o forno e deixe assar até dourar (cerca de 35/40 minutos). Tire do forno e deixe esfriar por 15 minutos. Sirva com manteiga.


Print Friendly and PDF

Um comentário:

  1. Oi Angela, ainda não provei pão australiano.Mas seus pães ficaram tão lindo que me deu vontade. Adorei a dica da manteiga.Beijos.

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!