para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

a D. Odete partiu

o ciclo encerrou...
a D. Odete passou para outro plano mas deixou marca indeléveis nesta vida.















foi teimosa até o fim, teimou em viver mais e mais e somente se rendeu quando o corpo físico lhe tirou todas as possibilidades de luta.
foi uma brava guerreira, ela amava viver. viveu longa e intensamente.
ela foi uma mulher pioneira, lutadora, determinada, exagerada, abusada, corajosa, desafiadora, exigente, requisitante, controladora e amorosa, uma mulher de extremos.
ora gostava de uma coisa e logo mais detestava, era inquieta e imediatista.
tinha urgência em viver.
tinha um coração imenso e acolhedor mas sabia ser doce e ardida como somente ela poderia ser.
durante sua longa vida travou duras batalhas com sua saúde, ignorou precauções.
tinha uma língua afiada e falava o que lhe vinha a cabeça, sem pudores.
era capaz de gestos surpreendentes, de perdões inesperados.
amava os animais, adotou todos tipos de bichos, cães, gatos, papagaios, pôneis, porcos, macaquinhos e até um tatu. quase todos tinham nome de gente por ex:  hugo, fafá, carolina, sofia, vitório... os considerava companheiros.
teve muitos amigos, ajudou muita gente, gostava de estar rodeada de gente, foi uma pessoa especial. uma pessoa singular.
ela foi artista e arteira. 
mais arteira que artista.
a D. Odete vai deixar muitas saudades, não apenas para nós que temos laços de sangue mas também para aqueles que ela conquistou com sua amabilidade e desprendimento.
agora ela não nos pertence mais, ela está guardada em nossos corações e em nossa memória.
D. Odete descanse em paz !



9 comentários:

  1. postagem linda. linda como seus cuidados e seu amor por ela mesmo com tantos obstaculos. dona odete tá tranquila e nós tambem. viveu tudo que queria e como queria. vai olhar por nós depois de tanto olharmos por ela. te admiro imensuravelmente, voce é minha inspiração na vida! tudo ficará bem e sabemos disso. nunca deixarei de estar ao seu lado. EU TE AMO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sou imensamente grata por voce existir, minha vida seria descorada sem a sua presença. amor sem medidas!

      Excluir
  2. Minha querida mãezinha do coração
    A dona Odete cumpriu o tempo dela, previsto pelo nosso Pai Maior!
    O final da sua vida, com tantos graves problemas de saúde, certamente ficaram mais fáceis com todo o teu carinho e dedicação.
    Você satisfez cada um dos caprichos dela, fez o possível e o impossível e isso é admirável.
    Estou com vocês através do pensamento e pelo amor que nos une.
    Fique com Deus e um beijo no coração, dessa filha que te ama muito.
    Léia

    ResponderExcluir
  3. Angela, que linda postagem, me emocionou muito, você a descreveu de uma forma tão expressiva, bonita, sincera e amorosa, que me fez sentir com se a tivesse conhecido. Sinto muito por sua perda, mas como você bem colocou ela ficará para sempre na memória e nos corações que certamente tocou e isso a torna inesquecível e imortal.

    Meus sentimentos e muita força pra você !!
    Marisa

    ResponderExcluir
  4. Receba meus sentimentos e minhas orações. Fique em paz


    Rosana Corrêa

    ResponderExcluir
  5. Angela querida, meus sentimentos. Que linda homenagem a essa mãe guerreira que sofreu tanto devido a doença mas que com certeza teve o carinho e atenção dos filhos para amenizar um pouco sua dor. Que Deus a tenha em Seus braços e conforte voce e sua familia. Beijinhos.

    ResponderExcluir
  6. Sinto muito pela sua perda ,tambem perdi a minha mãe em Fevereiro de 2011 .Sei que a dor que a gente sente, é grande mais ela passa ,ai fica aquelas lembranças gostosas de bons momentos de nossas vidas ao lado dessas grandes mulheres que deixaram saudades .Muita força a voçe e sua familia .

    ResponderExcluir
  7. Angela, que lindo tributo voce escreveu sobre sua maezinha...

    a saudade nunca termina, mas cada semana, mes que passa, fica um pouco mais facil.

    um grande beijo

    ResponderExcluir
  8. Minha amiga,
    O tempo é implacável e só agora vi esse seu post tão lindo.
    Nos conhecemos apenas virtualmente (por enquanto...), mas a admiração é grande. Acho que D. Odete deixou algumas marcas em você, como não podia deixar de ser, mas você também fez o possível por ela. O importante é o que fica para todo o sempre entre as pessoas.
    Um abraço apertado pra você, Angela!

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!