para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


sábado, 10 de novembro de 2012

patê de atum


este patê enformado, ficou esquecido  por mais de 25 anos, dia destes me lembrei dele e me deu uma enorme vontade de traze-lo de volta.
mas como, quase sempre acontece comigo, as receitas que eu fazia com muita frequência, e é o caso deste pate, acabaram ficando sem registro em lugar nenhum, busquei em todos os cadernos e nada...

aliás, este é o grande motivo do blog, sempre tive vários cadernos, fichas de receitas, mas quase tudo sem modo de fazer, grafado mal, quase ilegível, sempre tive péssima caligrafia e uma enorme preguiça de detalhar o modo de fazer, além disto misturo idiomas, rabisco tudo acertando medidas no sistema métrico, enfim uma verdadeira "mess" (bagunça).
um dia a minha filha me abriu o olho, e me falou que se algo acontecesse comigo, ninguém poderia reproduzir minhas receitas.
concordei, realmente é quase impossível, a tarefa já começa difícil  na caligrafia, o modo de fazer e a ordem dos ingredientes, simplesmente não existem.
bem, antes de pensar no blog sugeri que ela, tivesse seu próprio caderno e anotasse passo a passo, claro que não funcionou para ela.
o marido até tem o caderninho dele. 
uma receita minha de 5 linhas, vira mais de uma pagina no dele, ele detalha tudo.
finalmente veio o blog e aqui vão ficando os todos os registros e não só, ficam também pequenas historias dos pratos e muitas memórias.

voltando ao patê, botei a cabeça para funcionar e acabou saindo perfeito.

patê de atum

1 lata de atum solido
1 pimentão vermelho
1 cebola
cheiro verde
mostarda a gosto
1 cx de 200 g de creme de leite
3 colheres de maionese
1 colher de catchup
sal e pimenta a gosto
azeitonas sem caroços
1 sache de gelatina, dissolvida conforme orientação do fabricante (usei vermelha)

bater tudo no liquidificador, untar com azeite uma forma e despejar o conteúdo do liquidificador, gelar por pelo menos 4 horas.

* costumo fazer sempre de um dia para outro
* passo a faca nas laterais da forma e viro no prato de servir


perfeito para servir com torradinhas


Bookmark and Share
Print Friendly and PDF

7 comentários:

  1. Oi Ângela,
    É verdade, o caderno de que "sou depositária" que era da minha sogra cada receita tem de 5 a 10 linhas, se não a conheço tenho de fazer pesquisa.
    Adorei o patê ainda não publiquei nenhum com gelatina, fica lindo e é delicioso.
    Beijo, ótimo final de semana,
    Vânia

    ResponderExcluir
  2. Olá, boa noite,

    Muito interessante, valeu a busca e o compartilhamento!

    Beijos bom final de semana

    ResponderExcluir
  3. Mammy querida
    Os blogs foram realmente uma grande invenção para nós cozinheiras! Facilitou a minha vida também, pois o caderninho de receitas que herdei da minha mão despedaçou com o tempo :(
    Achei genial a receita desse patê!
    Bjo grande
    Léia

    ResponderExcluir
  4. Minha querida,

    Eu também tenho o meu, velhinho que só, pois já tinha sido de um outro alguém antes de mim...são relíquias estes cadernos...

    Um patê de atum maravilhoso, uma das muitas delícias que saem dessa cozinha

    Abraço,
    Boa semana para todos nós!

    ResponderExcluir
  5. Como gosto de atum, vou me animar a fazer. Parece uma delícia. Só não sei se colocarei o pimentão, pois não gosto. Talvez o amarelo, que tem gosto menos forte. Pode ser, Angela (sem acento...rsrs)
    Beijo. (a foto está linda tb.)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lúcia,
      o pimentão é opcional, já fiz sem ele.
      fica mais suave.este patê fica muito leve, a quantidade de maionese é bem pequena.
      espero que você aprove.
      adorei a eliminação do acento,
      bj

      Excluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!