para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


quinta-feira, 24 de novembro de 2011

pão sovado da Gina WBD 2011

no evento WBD 2011 a querida Gina, do blog Naco Zinha, postou um maravilhoso pão sovado, mas antes de falar do pão sovado, quero falar da Gina.
nossos blogs tem mais ou menos a mesmo tempo, mais ou menos o mesmo perfil, nós duas temos muitas afinidades, a cada nova conversa descobrimos um fato novo  que já passamos, que já vivenciamos, enfim temos tanto em comum, que parece que conhecemos desde muito tempo.
algo surprendente e maravilhoso, que só esta internet do bem, pode de fato, proporcionar.
quero muito conhecer a Gina pessoalmente e não vejo a hora de aparecer esta oportunidade, pois é,  tanta gente querida já conheceu a Gina, eu tenho fé, que a minha vez ainda vai chegar...
quanto ao pão é imperdivel, é claro que eu não fiz com a perfeição da cozinha da Gina afinal tudo lá e tão perfeito, se você estiver sendo apresentada a cozinha da Gina pela primeira vez, não deixe de conhecer os cookies e as bolachas, tudo por lá é muito bom.
como eu disse no comentário deixando lá na postagem, este pão sovado me lembrou muito meu pai, era o pão preferido dele. 
então, fui resgatar lá no fundo das memórias de menina, ao pé do fogão a lenha, que quando meu pai visitava uma tia velinha dele, ela o esperava com este pão quentinho.
por algumas vezes, quando chegávamos o pão ainda não estava pronto, toda casa tinha o cheiro do pão assando, este era o dia que eu mais gostava,  eu me plantava ao pé do fogão, quase que atrapalhando os movimentos ligeiros da tia Paulina, assim que corava, ela tirava do forno pincelava com uma mistura de manteiga caseira, açúcar e leite e servia imediatamente. o meu fiz assim. 
eu era tão criança que não poderia me lembrar de sabor deste pão, mas que deveria ser muito bom, isto sim, não tenho duvidas. 
Gina, grata por me trazer tão doces recordações!


Pão sovado (provence):
receita e texto
fonte: Naco Zinha

150 ml de água
25 g de fermento biológico fresco
500 g de farinha de trigo
1 ovo
60 g de açúcar
25 g de manteiga sem sal
25 g de leite em pó (3 1/2 colheres de sopa)
10 g de sal
Pincelar:
1 gema
1 colher (chá) de água
1 colher (chá) de açúcar

 Preparo:
Na máquina de fazer pão, coloque todos os ingredientes líquidos primeiro e depois os secos. Escolha a opção amassar. Sugiro que desligue após a massa ser batida. Deixe descansar meia hora e bata novamente. Retire a massa e continue a confecção do pão manualmente.
Convencional: Dissolva o fermento da água morna e deixe levedar por 15 minutos.
Numa tigela, coloque 400 g de farinha, faça uma cova no centro e coloque ovo, açúcar, manteiga, leite em pó e mexa. Agregue o fermento levedado, mexa bem e, por último adicione o sal. Acrescente o restante da farinha de trigo aos poucos. Transfira para uma superfície enfarinhada e sove bastante a massa, até que tenha absorvido toda a farinha.
Deixe descansar por 30 minutos e sove novamente. Deixe crescer por 1 hora.
Abra a massa com o rolo em formato de retângulo. Enrole como rocambole bem apertado para não entrar ar. Corte a cada 5 cm. Achate os círculos e una-os dois a dois, com a parte da abertura para dentro. Coloque em assadeira untada e enfarinhada. Deixe crescer 30 minutos. Preaqueça o forno a 200° C.
Bata a gema com água e açúcar e pincele bem os pães. Faça um corte no sentido longitudinal e leve ao forno por aproximadamente 30 minutos ou até ficar corado.


fiz o preparo convencional, caso você queira ver o PAP, no blog da Gina tem tudo em detalhes


optei por fazer um  pão sovado grande e  pincelei com manteiga derretida, leite e açúcar, deu uma crosta mais adocicada
Bookmark and Share
Print Friendly and PDF

16 comentários:

  1. Angela, pois eu também caí em tentação, já por duas vezes de tão bom que é esse pão. Também é o preferido do meu marido.
    Concordo em gênero, número e grau todas as observações que fez a respeito da Gina e EU acrescento VOCÊ entre as minhas queridas com o mesmo desejo de conhecer, quem sabe um dia, né?!

    Bjuss e ótima quinta feira ensolarada!!!

    ResponderExcluir
  2. Angela,
    Delicioso post, repleto de momentos de felicidade.
    O pão tal como o feito pela Gina está delicioso.
    Beijo às duas
    Vânia

    ResponderExcluir
  3. A Gina é mesmo especial, vocês só poderiam ter muitas afinidades!
    Teu pai, onde estiver, com certeza tem muito orgulho dessa filha maravilhosa.
    O pão ficou lindo.
    Mil bjos dessa filhota que te ama
    Léia

    ResponderExcluir
  4. Angela, minha querida, como foi bom ter vindo visitá-la agora!
    Recebi seu carinho como um alento para esse momento meio conturbado que estou passando...
    Impressionante o que é capaz uma amizade virtual! Espero muito breve encontrá-la pessoalmente e poder materializar esse carinho.
    Fiquei mais feliz ainda por saber que esse pão lhe trouxe boas recordações. Parece que os sabores se tornam mais "intensos".
    Receba meu abraço, por enquando... virtual...
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Este é um dos pães que está na minha lista para ser testado e, com certeza, aprovado. Quanto à Gina, há pouco tempo que a "conhecemos" no universo virtual, mas, um dia, se Deus quiser, também nos encontraremos pessoalmente. Uma coisa em comum temos com ela: os maridos são da mesma turma da AMAN.
    Abraços Angela!

    ResponderExcluir
  6. Angela querida, que palavras bonitas e vindas do coração vc se referiu a Gina, conheço a Gina a pouco tempo, mas a admiro também, é uma pessoa maravilhosa, essa blogsfera como vc diz, do bem, nos faz bem, é também um aprendizado,e passamos a admirar e gostar de várias pessoas que tem os mesmo pensamentos que a gente. Admiro voce também, e tenho certeza que um dia talvez nós todas tenhamos a oportunidade de encontrar algumas amigas com quem temos afinidades virtuais. Lindas palavras as suas.
    E que lindo pão, gostamos muito de pão sovado, e feitinho em casa é perfeito, me fez lembrar como vc, a minha infância ao lado dos meus saudosos pais. Bjos

    ResponderExcluir
  7. Que lindo seu carinho pela Gina! Também gosto muito dela e das receitas que ela divide conosco.Também quero muito conhece-las.
    Esse convívio proporcionado por nossos blogs é realmente algo muito bonito.
    Post lindo, cheio de emoção, carinho e boas lembranças.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  8. ola, muito sinceramente quero dar-lhe os meus parabéns. Adoro pão e encanto-me com cada uma das fotos de pão que posta..

    bjus
    Cila

    ResponderExcluir
  9. minha caras amigas. vcs nã tem idéia de como é bom receber este carinho de vcs, e sendo hoje o dia de ação de graças dou graças por tantas coisa dentre elas pela amizades aqui conquistadas, bjs

    ResponderExcluir
  10. Amiga,
    Ratifico suas palavras do seu comentário, por tanta generosidade que recebemos nesse mundo virtual.
    A lembrança do Dia de Ação de Graças foi muito oportuna.
    Rachel, Josy e Lylia, seria muito bom encontrar com a Ângela, não é verdade???
    Havia um desenho do Fievel, quando meus filhos eram pequenos, em que ele cantava assim: "não diga nunca, nem diga jamais..." Digamos: "quem sabe?" Mas o prazer é garantido. As afinidades não são obras do acaso e os encontros vão ocorrendo na vida real, para nossa alegria!
    Beijos no coração de todas!

    ResponderExcluir
  11. Angela,

    O seu pão ficou bonito e deve ter ficado também saboroso, sou fã de pão sovado! Quanto à Gina, ela põe realmente capricho em tudo que faz, é um prazer visitar o blog dela! rsrs.

    Beijoca, boa noite e bom domingo!

    ResponderExcluir
  12. Agora fiquei com ciumes...também quero conhece-las Rachel, da. Angela e todas queridas que estão sempre por perto no nosso cantinho, já conheço a "peça rara" que é a Gina aqui em ctba, ela é um amor de pessoa, quem sabe um dia...
    lindo pão sovado, adoro ele também,
    bjs
    Paula

    ResponderExcluir
  13. Que lindo post Angela, a Gina é uma pessoa muito especial. Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi Tia, seu blog é sempre uma deliciaaaaaaaaaa.....adoroooooooooooo...hum..bateu uma fome, acho q vou fazer uma boquinha...rs...bjo

    ResponderExcluir
  15. Esse pão está bonito e apetitoso, fazia tempo que estava a procura de uma receita bonita como essa...

    abraço
    Daniel Deywes
    http://feitonahora.blogspot.com

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!