para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


segunda-feira, 20 de setembro de 2010

25 anos

no ano passado fiz uma postagem falando um pouco do dia do meu casamento e acabei dizendo que quem foi, nunca esqueceu. 
aconteceram tantas coisas que ainda sobrou  assunto para uma outra postagem, ano passado falei da chuva torrencial e da chegada na igreja, hoje vou falar da entrada na igreja, que não foi menos desastrada.
imaginem a cena, a noiva chegando correndo na porta da igreja, com os sapatos em uma das mãos, guarda chuva, um pequena toalha, levemente encharcada e atordoada, com o vestido suspenso por fitas ( baby fix que foram compradas numa farmácia durante o trajeto para a igreja), logo em seguida chega o  irmão correndo , amparando o avô velhinho, com a faixa que complementava o vestido e o buquê.
eu optei  por casar com um vestido simples off white com pequenos bordados no decote e na barra, porém os sapatos eram cobertos de cetim verde e o único complememto do vestido era  uma faixa na cintura com laço  e pontas enormes no mesmo tom dos sapatos.
continuando, nem preciso dizer, que não era usual ter cerimonial na porta da igreja, os padrinhos ficavam no altar,quanto a noiva era apenas chegar, acompanhada de uma amiga ( a minha chegou atrasada e encharcada) conferir se estava tudo em ordem, aguardar o coral  dar o sinal e entrar, mas isto para situações normais...
no meu caso, eu precisava, soltar o vestido, me secar parcialmente, ajustar novamente o véu, trocar os sapatos  e colocar a faixa, tudo sozinha!!! a esta altura eu nem sabia  se meus pais já tinham conseguido chegar na igreja, pois vinham em outro carro, se eu que era a noiva, tive dificuldades de chegar no meu próprio casamento imagine os outros....
fui me arrumando como podia, quando  a Elizete, esposa de um amigo de faculdade do marido,  apareceu e me deu uma mão, quando íamos começar a colocar a faixa, com meu pai já do meu lado, a porta se abriu antes do previsto e começou tocar a marcha, todos os convidados se voltaram para a porta, diante disto não teve mais solução, foi esquecer a faixa da cintura, abrir um sorriso, calmamente e tranquilamente caminhar para o altar, esquecer que o tão sonhado vestido estava incompleto (até hoje, tem gente que não entendeu porque eu os sapatos eram verdes...) e que a ultima meia hora tinha quase tão torrencial quanto ao temporal, afinal era o dia do meu casamento e eu estava muito feliz! 
hoje, vinte e cinco depois, como naquele dia, no casamento, na vida, no trabalho, na saúde, continuo agindo da mesmo forma, não com o mesmo vigor de outrora para correrias meio a temporais, mas, buscando soluções possíveis e palpáveis  para as tempestades que surgem sem aviso prévio,  se não dou conta de encontrá-las, pelo menos procuro não perder a minha fé, o meu bom humor, a minha alegria, o meu sorriso  e a certeza que o  sol vai voltar a  brilhar e um novo  arco íris irá se formar...

22 comentários:

  1. Ângela querida, muitas felicidades e parabéns pelo seu aniversário de casamento! Hoje é meu aniversário também, mas não de casamento, de nascimento, 30 aninhos!
    Beijos,
    Fabi

    ResponderExcluir
  2. oi Angela

    Casamento em dia de chuva da sorte!!! no meu também choveu bastante,mas não assim como no teu....que história!!!!
    Que tenham muitos anos de felicidades em família... é uma graça e um exercício de convivência , doação e muito amor ter casamentos que duram tanto!!!
    Continues com toda essa energa pra comandar a vida!!!!

    bjus amiga

    bjus amiga
    comemore muito!!!

    ResponderExcluir
  3. PUXA VIDA QUE BELEZA DE HISTÓRIA!
    O IMPORTANTE VC SEMPRE TEVE !QUE É FELICIDADE ,CARINHO E MUITO AMOR,POR ISSO NUNCA PERDEU O BOM HUMOR,A ALEGRIA, E A FÉ!
    PARA VC O SOL VAI SEMPRE BRILHAR MESMO QUE A CHUVA SEJA FORTE!
    BEIJO

    ResponderExcluir
  4. dizem que casamento em dia de chuva dá sorte e, pelo visto, dá mesmo, pq lá se vão 25 anos, né?

    parabéns p/ vcs dois!

    bj

    ResponderExcluir
  5. Minha amiga,
    ...do final...
    por isso q sempre retornamos aqui, mesmo q passem os dias, ou faltem receitas...pq é uma alegria ver sua disposição, a naturalidade q tem para escrever...para ensinar... creio q aprendo muito c vc...pois estou 'ainda' mto ansiosa e por vezes uma chuvinha me parece tempestade... Mas, ver o sol brilhando lá fora, nessas suas palavras...aclara os olhos.
    E o começo...
    Casamento é benção e prova disso é essa comemoração de 25 anos.
    Parabéns por essa data tão linda!
    Um bejim no seu coração...

    ResponderExcluir
  6. Minha amiga, que história mais bonitinha...depois de tanto tempo fica até engraçado né, mas na hora imagino a sua aflição...rsss...

    Parabéns, que Deus conserve, e multiplique as sua felicidade viu?

    Tudo de bom pra voce, sempre!

    Abraço carinhoso, Rê

    ResponderExcluir
  7. Que vc continue mantendo o seu casamento, felicidades! bjs
    Maura

    ResponderExcluir
  8. Angela,
    Gostei muito da maneira como você contou sobre o casamento e a relação que fez com as percalços da vida...
    Até que você saiu-se muito bem diante desses obstáculos. Tem gente que entra em pânico!
    Que vocês possam ter muitos momentos felizes para recordar.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Angela,

    Parabéns pelo aniversário de casamento! E muitas felicidades ao casal! O meu casamento também foi um tanto atropelado, embora não tenha chovido no momento, rsrs. A sua postura frente aos desafios é maravilhosa, por isso você bem merece ser feliz!

    Um beijo e boa semana

    ResponderExcluir
  10. Angela, que data mais linda, 25 anos!!!! Isso é para pouquissimos nos dias de hoje. Parabéns!!!!!!
    Desejo mais 25 de muita felicidade, depois de mais 25 eu renovo os votos....rsss...beijos e tudo de melhor para o casal e para a familia.

    ResponderExcluir
  11. Amigos queridos
    Parabéns pelos 25 anos dessa união maravilhosa!
    Vocês são muito especiais para mim.

    Apesar da cena dramática, te imaginei Ângela com teu lindo vestido com a faixa (que não foi usada) e os sapatos verdes!
    Aprendi com você que realmente o "arco íris irá se formar..."
    Beijo grande no teu enorme coração
    Léia

    ResponderExcluir
  12. É mesmo a Renata tem razão, depois de tanto tempo até que fica engraçado agora, mas imagino que na hora o nervosismo foi total e a frustação por não colocar a faixa teve de ser digerida até o altar.
    Mas...hoje 25 anos depois tenho certeza de que passarias por tudo novamente!
    Parabéns e muito mais emoções ao casal!!!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  13. primeiro me desculpe por não ter lhe ligado ontem, mas teve gente em casa a tarde toda e até as dez da noite. Quanto a postagem é um doce. Parece que eu estava lá e lhe vi molhada se enxugando. Consegui imaginar o quadro. Mais uma coisa em comum nos cerca. No dia onze de fevereiro de setenta e sete, quando me casei, as dezoito horas, estava um calor do cão e uma chuva tão torrencial que até apagou as luzes da catedral. O bonitão e eu não nos atrasamos, mas não pudemos entrar, pois entramos juntos na igreja, mas não pudemos entrar assim que chegamos, pois pediram para que esperássemos que as muitas velas que estavam lá, fossem acesas. No final até que foi bonito. Mas a chuva, que no final da cerimônia já havia parado, pelo jeito foi igual a sua. Minha irmã mais velha disse que era São José, o pai da família, que estava mandando bençãos. Acredito, pois assim como o meu, sei que o seu casamento é muito abençoado. Sejam, você minha querida e seu marido, agora também os frutos da união, muito felizes. Deus nos abençoe à todos. Um grande beijo. Adoro você

    ResponderExcluir
  14. Angela, que história hein...rs... mas tá vendo, no final tudo acabou bem e o amor entre vocês continua firme e forte, e nenhuma chuva abalou não é mesmo?
    Parabéns, muitas bençãos para este casal.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Até me arrepiei toda, eu acho que nessa situação entraria em choque :) Muitos parabéns!

    ResponderExcluir
  16. Angela, parece que foi ontem que aconteceu tudo isto.... jamais poderia me esquecer desta história, me lembro de você contando com todos os detalhes...rsrs.
    Parabéns e muito mais felicidades para vocês!!!! Que continuem sendo este casal maravilhoso formando esta família que adoro tanto...
    Que venha os cinquenta anos!!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Angela querida, Parabéns! muitos anos de felicidade junto ao seu companheiro de jornada. Bela estória de seu casamento, as engraçadas são as melhores pra gente lembrar depois. Quero tb te agradecer pelos votos de felicidade no meu niver. Obrigada de coração. beijo grande!

    ResponderExcluir
  18. Angela,
    Parabéns pelos 25 anos, e parabéns por enfrentar as "tempestades" com bom humor e laegira.
    bjs

    ResponderExcluir
  19. por motivos conhecidos nao pude passar aqui antes. mas bem que gostaria...
    parabéns por todos esses anos! nao só por te-los cumprido mas por te-los cumprido tao bem. falo isso com enorme certeza, embora nao saiba nem o que sao 25 anos, já que tudo o que temos e somos hoje é pelo que aconteceu a 25 anos atras.
    saude, paciencia e amor para que 25 virem 30, 40, 50...
    amo muito voces, casal mais lindo do mundo!

    ResponderExcluir
  20. Adorei ler sobre seu casamento, ha' 25 anos atras - minha irma mais velha (16 anos mais velha que eu) casou debaixo de um temporal daqueles, e eu tinha 11 aninhos e era a dama de honra, igualmente encharcada... :-)

    ResponderExcluir
  21. Angela,

    adorei a história, essas situações fazem tudo ainda mais especial e inesquecível. Quando tudo é certinho demais ninguém mais lembra de nada.

    E parabéns atrasado. Mais 25 para vocês!

    C.

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!