para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


terça-feira, 2 de outubro de 2012

torta de palmito

esta postagem é para encerrar um ciclo...
a foto foi feita bem no inicio do blog, mas a postagem ficou  parada porque eu não queria escrever, não achava o momento certo, as palavras certas.
na verdade, não queria mesmo é escrever sobre palmito. 
esclareço, vivi mais de 30 anos da minha vida dedicada exclusivamente a este item.
cansei.
mas como estou limpando armários e gavetas, revendo e repensando muita coisa, enfim encerrando ciclos, achei que seria oportuno postar e liquidar de vez o assunto. 
alivio.

torta de palmito

massa:
bater no liquidificador 4 ovos inteiros, com 1/2 xícara de óleo de canola e 300 ml de leite, despejar sobre 13 colheres de sopa de farinha de trigo, 2 colheres de sopa de amido de milho e 1 colher de sopa de fermento em pó.

recheio: palmito em rodelas, tomates picadinhos, ervilhas, azeitonas, cebola e cheiro verde picadinhos, temperados com sal, azeite e orégano. tudo crú, temperado como se fosse uma salada

montagem: em assadeira ou pirex untado, colocar metade da massa, todo o recheio,  cobrir com o resto da massa. assar em forno médio, até dourar, servir frio ou morno.

9 comentários:

  1. Essa sua torta me traz incriveis lembrancas, muito doces (ou seriam salgadas? ;-) de infancia e adolescencia no patropi - minha irma, 16 anos mais velha que eu, fazia uma torta muito muito parecida, que chamava de "torta de liquidificador"

    uma hora dessas vou fazer aqui...

    beijos!

    ResponderExcluir
  2. Fiquei até com vontade de comer uma torta dessas. Me traz lembranças de minha mãe.
    O melhor mesmo é desfazer-se de tudo que incomoda, doar, reciclar, colocar para fora a energia estagnada. Dá um alívio mesmo, amiga!
    Fico feliz por você!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Olá querida amiga Angela...uma torta dessas sempre nos traz recordações auspiciosas, minha mãe sempre nos surpreendia com uma, era uma delícia, nunca mais comi uma massa de torta de liquidificador como ela fazia...snif!

    Você deve ter visto muitos posts sobre o Encontro Gourmet não é...pois então, lá com algumas amigas, Regina Castro por exemplo falamos sobre como seria bom te ter por lá...mas sabemos de suas razões e compreendemos...ano que vem terá o segundo e se Deus assim permitir quem sabe você não possa nos acompanhar nessa alegria!
    Espero de coração que as coisas estejam melhores por aí...com você e sua mãe!

    Um dia você postou... "Assim, vou sobrevivendo a cada um dos tombos e tropeços em meio a ventania dos últimos tempos.
    Tenho conseguido vencer o desafio de me manter em pé a cada folha que cai..."
    Virgínia Mello

    E sabemos só cai uma folha por que Deus assim quer!

    Um abraço bem apertado!

    ResponderExcluir
  4. Apesar da tua resistência, a torta está com um aspecto delicioso, adoro palmito!
    Um abraço!!

    ResponderExcluir
  5. Hayırlı sabahlar, ellerinize,emeğinize sağlık. Çok leziz ve iştah açıcı görünüyor.

    Saygılar..

    ResponderExcluir
  6. explica os trinta anos de palmito? ah, explica, vai...

    ResponderExcluir
  7. a torta deve ter ficado um espetaculo.amei.
    beijos
    boracozinhar-lu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. saudades de comer essa torta praticamente toda semana... pena que nao tem mais :(

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!