para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


domingo, 16 de outubro de 2022

WBD 2022 - pão de batata doce

E o dia do pão chegou!!!!

pela decima segunda vez participo deste evento mundial do dia do pão promovido pela Zorra, desta vez, a decima sétima, uma pena nos últimos anos a participação de uma maneira geral tem caído um pouco, sinal dos tempos e de que muita gente abandonou os blogs ou trocou por outras mídias mais interativas. 
no entanto é sempre muito bom participar e ver como os outros países ao redor do mundo fazem o pão. muitas delicias, formatos inusitados, enfim muita coisa boa!
de minha parte, sempre participo com um pão com ingredientes simples, que podem ser encontrados ou substituídos em qualquer canto do mundo.   
bem, neste pão pode usar purê de  batata inglesa, batata doce, abobora ou mandioquinha.


Pão de batata doce


pese 500 g de farinha branca e reserve. 
na cuba de maquina de pão coloque 1 xicara de batata doce amassada, 1 ovo, 200 ml de agua, 3 colheres de sopa de açúcar, 1 colher de sopa de sal, 2 colheres de sopa de leite em pó, e 2/3 da quantidade de farinha reservada e 1 colher de chá de fermento seco biológico. use o ciclo bater massa, quando a massa agregar junte 2 colheres de sopa de azeite e 2 de manteiga, continue batendo e vá adicionando o saldo da farinha reservada  até a massa ficar homogênea. 
a quantidade farinha dependerá do tamanho do ovo e da umidade da batata.
quando o batimento estiver completo, passe a massa para um bowl untado, e deixe descansando por umas 5/6 horas.
divida a massa na metade, cada metade divida em 4 partes, faça bolas e posicione na assadeira untada, deixe descer novamente por mais 1 hora aproximadamente, antes de levar ao forno pincele manteiga e salpique açúcar cristal
asse em forno pre aquecido até ficar na cor desejada.





Bookmark and Share
Print Friendly and PDF

Um comentário:

  1. Obrigado pela vossa fiel participação no Dia Mundial do Pão. Grande pão que cozinhou!

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!