para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


quarta-feira, 16 de outubro de 2019

WBD 2019 - schiacciata de paio e tomates

esta é a minha nona participação no WBD, sempre a convite da Zorra.



este evento promovido pela Zorra, ocorre no dia da alimentação e dia mundial do pão, quando os  blogs ao redor do mundo postam um pão inédito no dia 16 de outubro seguindo as regras de postagem, e no final do mês a organizadora da coletiva monta e divulga posts com a participação de todos os países.
para os amantes da panificação, é sempre um espetáculo acompanhar esta postagem e contemplar as particularidades, diversidades e a beleza de pães de todos os continentes.

particularmente, para este evento, normalmente escolho receitas com ingredientes simples que podem ser facilmente encontrados ou substituídos, para que possam ser reproduzidos em qualquer lugar, sem nenhum tipo de dificuldade.
neste ano optei por uma receita, não autoral, reproduzi parcialmente, uma receita do premiado chef-padeiro Rogério Shimura, eleito o melhor padeiro do mundo pela International Union of Bakers and Confectioners (UIBC) entidade que reúne associações do segmento de panificação de todo o mundo, laureado recentemente na Rússia.
bem, a receita original dele é com leite e leva cebola roxa, na minha usei paio e tomatinhos, combinei água com leite e fermentei lentamente, 6 horas no total.





schiacciata de paio e tomates

fonte: Rogério Shimura

350 g de farinha de trigo
265 g de leite integral (usei 165g de água e 100g de leite)
28 g de manteiga sem sal
28 g de açúcar
21 g de fermento biológico fresco ou 7 g de biológico seco
6 g de sal




misturar a farinha, fermento seco e açúcar, agregar os líquidos e por ultimo juntar o sal e a manteiga, fica uma massa bem macia. usei o processo de descanso e dobras já que se trata de uma massa bastante hidratada.
depois da massa estar bem crescida, passei para a bancada e estiquei delicadamente com as mãos usando o minimo de farinha, transferi para a assadeira untada com bastante azeite, deixei crescer novamente  e  por ultimo coloquei  a cobertura.
cobertura: pincelei um molho bem ralinho de tomate fresco e alho (batido no liquidificador)e fui colocando  paio cortado em meia lua e meio tomate cereja, por ultimo, sal grosso, alecrim fresco, orégano e azeite.
assei em forno quente a 200 graus.





Bookmark and Share
Print Friendly and PDF

5 comentários:

  1. Faz lembrar a focaccia que eu tanto gosto.
    Ficou linda e tem ingredientes que eu adoro.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Angela, que tentação de pão, hein? Perfeito para um happy com amigos, coisa que adoro em casa, então... já vou levando a receita. parabéns pela participação!!! Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  3. Mais um pão perfeito da minha "padeira" preferida.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  4. Angela, uma participação mais que saborosa, visualmente atrativa tbm! Parabéns!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Boa escolha, parece delicioso! Obrigado por participar no Dia Mundial do Pão.

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!