para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


segunda-feira, 11 de setembro de 2017

pão doce de coco e canela #156

pão sempre tem por aqui...inclusive tem muitos na fila para postar.
me esforço bastante para trazer outras receitas e de vez em quando dou uma parada nos postes de panificação.
mas, como um pão doce sempre vai bem, aqui vai mais uma receitinha para não perder o hábito!!!




















pão doce com canela e coco

aproximadamente 4 xícaras de farinha de trigo
meia xícara de açúcar
4 colheres de óleo de girassol
1 colher de sobremesa de sal
1 colher de sobremesa de fermento seco biológico
300 ml de água

para o recheio: misture manteiga em ponto e pomada com 1 xícara açúcar cristal e canela a gosto, bata a mão mesmo até formar um creminho, junte 1 xícara de coco, preferentemente fresco, se for usar seco, hidrate antes com um pouco de água filtrada para não ficar tão seco.


para a massa

misture  os secos, porém reserve uma xícara de farinha para a sova, faça uma cova e junte a água misturada com óleo, agregue a farinha reservada aos poucos até ficar uma massa homogênea, fica uma massa bem macia.
deixe descansar por 45 mim, depois deste tempo abaixe a massa e divida ao meio fazendo duas bolas, deixe descansar mais 15 minutos, neste tempo prepare o recheio, só depois disto abra cada a massa como se fosse um retângulo e espalhe a pastinha do recheio, enrole como um rocambole e estique alongando a massa, corte ao meio e sobreponha uma parte sobre a outra. repita a operação com a outra bola de massa.
coloque cada pão em uma assadeira, pincele manteiga derretida, dê uns picos na massa com a ponta de um tesoura de cozinha e polvilhe açúcar com canela, deixe crescer por mais 45 minutos ou até você perceber o crescimento pleno, asse em forno pré aquecido até dourar.




















sirva morno com manteiga


Bookmark and Share
Print Friendly and PDF

Um comentário:

  1. Boa noite Angela, pães nunca são demais e pão doce é algo que gosto demais. Coco e canela são uma combinação imbatível.
    Bjos

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!