hoje tenho o prazer de ter como meu par, a Catarina, a minha tão querida amiga e parceira de todas as horas, do novo, lindo e delicioso Ohh céuss!!!
já começo me desculpando pelo tom muito pessoal desta postagem, mas não tenho outra forma de falar de uma pessoa que é minha amiga de décadas.
o que dizer de alguém que te manda mensagens assim:
- vamos celebrar a amizade, vou fazer sopa de espargos, venham todos
- hoje tem lentilha, estou esperando por vocês
- olha, vou fazer churrasco, ou melhor os "meninos" vão fazer churrasco
- está nos planos risoto, mas também tenho tudo preparado para uma paella
- tenho um bobo de camarão pronto, podemos jantar na sexta-feira
- acorda Angela, vai sair costelinha de porco vem almoçar
- amanhã todo mundo cedo aqui, vai ter rabanada
o planejamento da festa, é uma festa antecipada para nós duas, invariavelmente longos planos via whatsApp, quem faz o que, quem leva o que, permeado de muitas risadas e "causos" hilariantes madrugada adentro, pura diversão.
claro que tenho uma profunda admiração pela amiga que é a Catarina,
amiga que tem o desprendimento de passar o dia do seu aniversário acompanhando uma amiga querida no hospital,
amiga que quer larga de tudo e ir para o nordeste para acompanhar uma outra amiga em hora de aflição,
que te liga e diz, precisa de ajuda, enfim uma verdadeira amiga para todas as horas.
também tenho uma enorme admiração pela profissional séria e comprometida que ela sempre foi, pela sua bravura de ter sido pai e mãe da Bea, uma linda menina que se formou numa excelente universidade nos Estados Unidos e hoje já está no mercado de trabalho americano sendo super elogiada, bem como pela tia zelosa e carinhosa com os sobrinhos, pela irmã e cunhada, pela tia postiça dos filhos dos amigos, estou falando sim, de uma pessoa para lá de especial, de alguém que gosto muito!
bem...vou parar por aqui, mas não sem antes mencionar a tremenda cozinheira que ela é, o blog é apenas uma pequena amostra de tudo lindo e delicioso que Catarina faz, se não conhecem, não deixem de visitar o Ohh céuss!!! comida deliciosa, fotos lindas e posts bem humorados. tudo de muito bom.
Cata, grata por existir na minha vida!!!
agora com a palavra a Catarina, ah sim...deixei uma receita minha lá no blog
Ohh céuss!!!, um pão, tá bom!!!
"Fiz esta cheesecake no último dia dos Pais para amigos muito, muito queridos, pois eles são a família que meu coração escolheu.
Como não passamos juntos esse dia, achei que seria uma forma de estar com eles, mesmo não estando presente. Fiz com muito amor, com todo meu possível carinho, pois queria que todos soubessem o quanto são importantes para mim, e o quanto eu os amo!
Ah siiiim, esta cheesecake foi uma declaração de amor e gratidão – nem todos podem ter a sorte e a benção de ter amigos, de tão longa data, como esses que eu tenho!
E sim – claaaaaro – minha Angela, minha Ora Pitangas, companheira de todas as horas, amiga mais que querida, minha guru de receitas, faz parte dessa gang, famílias que se completam numa só – juntamente com minha Ana, outra amiga-irmã, que amo de paixão!
Essa cheesecake foi para os pais: os “nossos” maridos, os homens da minha vida (e ainda faltou nesse rol o meu irmão rsrsrsrs)
Cheesecake de nutella
Base:
1 pct de bolacha maizena
150 g de manteiga sem sal
2 colheradas de nutella
Triture as bolachas no processador até que obtenha uma farofa grosseira. Aqueça a manteiga no micro-ondas apenas o suficiente para que derreta, e junte com as bolachas e a nutella. Misture bem e coloque essa massa numa forma redonda alta, de aro removível (usei uma de 27 cm) previamente untada com manteiga. Aperte bem no fundo da forma, nivelando-as com o fundo de um copo. Leve ao freezer. Enquanto isso, prepare o recheio.
Recheio:
500 ml de creme de leite fresco bem gelado
450 g de cream cheese (temperatura ambiente)
12 g de gelatina sem sabor
500 g de nutella
Na batedeira, bata o creme de leite em ponto de chantilly. Acrescente o cream cheese e bata novamente apenas para que misture. Hidrate a gelatina em 4 colheres de água fria e deixe por alguns minutos. Junte mais 3 colheres de água fria e leve ao microondas por 15 segundos. Misture bem para que derreta completamente e adicione à batedeira, batendo bem. Junte então 500 g de nutella e bata novamente para que fique uma mistura bem homogênea. Disponha o recheio sobre a base e leve ao freezer novamente.
Cobertura:
200 g de chocolate ao leite
1 lata de creme de leite com soro
50 g de manteiga sem sal gelada
2 colheradas de nutella
Aqueça bem o creme de leite, sem deixar que ferva. Coloque o chocolate num processador, juntando o creme de leite quente, batendo até que o chocolate derreta completamente. Junte a nutella e a manteiga gelada e bata novamente. Coloque essa mistura num saco de confeitar e à geladeira por duas horas, ou até que fique firme para decorar. Decore a cheesecake a gosto e mantenha-a no freezer até a hora de servir. Desenforme ainda congelada e aguarde mais ou menos meia hora para servir.
Notas:
- Usei um pote de 650 g de nutella e mais um tanto de outra embalagem menor. As colheradas são aquelas de vó, beeeem generosas mesmo - então o pote de 650 g não foi suficiente.
- Para a cobertura, usei chocolate Callebaut ao leite, pois achei que teria que ficar mais docinho que o recheio, que não é lá muito doce.
- Para a cobertura, ocorreu um fato engraçado... Coloquei no saco de confeitar – mas me esqueci de colocar o bico rsrsrsrsrs O jeito foi furar o saco e decorar como foi possível, pois não tinha tempo de consertar a bobagem – decorei como deu!! A intenção era fazer uma decoração mais elaborada, mas “acidentes” acontecem, especialmente quando se passa dos sessenta!!
- Levei a cheesecake congelada para a casa da Ana, ainda na forma, para que fosse desenformada apenas na hora de servir. Minha querida Angela (nossa querida pitanga) fez esse serviço, com a habilidade que lhe é peculiar. Segundo me contaram (pois eu não estava lá), não houve tempo de fotografar a cheesecake cortada. Foi num tapa!!!
- Guardei esta receita especialmente para esta Ciranda, minha vez de bailar com a Angela, pois queria algo realmente especial para essa dança! Espero que agrade a todos!! "
nesta quinta, a ciranda continua
http://orapitangas.blogspot.com.br/http://www.nacozinhabrasil.com/
http://www.pilotandoumfogao.com.br/
http://ohhceuss.blogspot.com.br/
http://camomilarosaealecrim.blogspot.com.br/
http://www.casacoisasesabores.com.br/
http://cozinharehpreciso.blogspot.com.br/
http://www.teretetenacozinha.com.br/
http://www.sosimplesassim.com.br/
http://www.nacozinhaladecasa.com.br/
Ângela,
ResponderExcluirSabia que essa parceira só podia render coisa boa, em todos os sentidos!!
Adorei o relato sobre a amizade de vocês. Quantos bons momentos vividos e divididos com Catarina!
Os amantes de nutella devem ficar doidos com essa cheesecake.
Parabéns às duas pela partilha de delícias e e de vida ao redor da mesa!
Bjs.
Queridas! Sou louca por nutella, mas louca mesmo. Mas depois de ler as palavras da Angela, e ver o quão bela e forte é essa amizade entre as duas, fiquei tão emocionada que voltarei outra hora para ver a receita.
ResponderExcluirBeijos
Alê
Que amizade linda de vocês, de emocionar e tocar o coração e é claro que tocou o meu e manteiga derretida que sou já fiquei com os olhos cheios d'água...essa ciranda alimenta a nossa alma também, com experiências lindas como a amizade de vocês!! Ahhh...quase indo embora sem falar das receitas...aff ...emoção tomou conta, mas cheesecake de nutella e pão de fubá aí vocês acabam comigo....é emoção para o estômago também!! Beijinhos
ResponderExcluirAngelita querida, adorei o post! Voce sabe que ando numa fase de manteiga derretida (que esta se prolongando mais que as outras), entao haja coracao!! Ter voce em minha vida tem sido uma bencao e uma alegria, por tudo que voce representa: uma amiga, uma gurua, uma irma, verdadeira parceira!Que Deus a abencoe e abencoe esta nossa amizade verdadeira - sempre! E que nos renda muitas receitas: de vida e de cozinha! Muitos beijos, querida, muito obrigada por tudo, tudico!
ResponderExcluirQue linda sua "declaração de amor" à Catarina. Ter uma amiga assim faz toda a diferença na vida da gente, né, angela?
ResponderExcluirQue delícia que ela trouxe para a Ciranda. Adorei e em breve vou fazer.
Bj e obrigada por estar conosco,
Lylia
Angela, já fui ver seu pão de fubá - seus pães, sempre uma inspiração! - e agora estou aqui na torta de Nutella de Catarina, que só pode ser uma perdição, mas o que mais fica para mim é essa mostra tão bonita de amizade, bom demais estar compartilhando essas coisas boas com vocês nessa Ciranda! Beijos!
ResponderExcluir