para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

pãozinho de fermentação natural # 135


trilhando novos caminhos na fermentação natural...
a receita é quase a mesma, alta hidratação com adição controlada de gordura e açúcar.
ainda em testes, assim que ajustar a receita faço a postagem  definitiva da receita. 
como teste achei o resultado bem positivo.




receita teste do pãozinho

120 g de fermento natural
200 ml de água mineral
3 colheres de azeite
1 colher de sopa de sal
3 colheres de sopa de açúcar
3 a 3 1/2 xícaras de farinha de trigo

dilua o fermento natural na água, junte o açúcar misture bem vá adicionando a farinha, quando atingir a consistência de bolo agregue o sal e a gordura, junte o restante da farinha, sove e deixe crescer por 3 ou 4 horas.
depois deste tempos modele os pães boleando e deixe crescer novamente até que dobre de volume. assar em forno médio até corar.

obs: lembrando sempre que pães de fermentação natural requerem uma programação, iniciando com a refresca do fermento, caso você deseje um pão para a noitinha o processo deverá ser iniciar na notinha do dia anterior.


Bookmark and Share
Print Friendly and PDF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!