para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


terça-feira, 15 de outubro de 2013

ora, pitangas!!! faz 5 anos e tem...bem casados

mais um ano!
pois é, já são cinco anos...
partilhando além de receitas, um pouco de mim.
neste ano quero fazer um balanço das mudanças no mundo do blogs, sobretudo neste ultimo ano.
  • o facebook e as fan pages devido a agilidade "roubaram" os comentários dos blogs, o que na verdade não é motivo de lamento, apenas constatação de mudança
  • é muito mais ágil comentar no post do face depois ir conferir a postagem no blog, não que isto tenha diminuído o numero de visitantes, pelo menos aqui, mas certamente impôs um novo dinamismo, grupos de interesse se formaram, grandes mudanças, muitas para melhor
  • para lamentar temos o crescente e desafiador problema do plágio, cada vez mais presente, infelizmente
  • outro fenômeno é a quantidade de comprometimento dos blogueiros com marcas, tornando os blogs um mural de anunciantes, por várias vezes já exprimi a minha opinião sobre isto,  entendam não sou contra quem faz isto, mas entendo que isto atrasa em muito a profissionalização dos blogueiros, já que muitos se submetem a postagens e anúncios por valores, muitas vezes simbólicos, permitindo assim que os  anunciantes e empresas não valorizem e respeitem o trabalho dos blogueiros, sobretudo como formadores de opinião 
  • temos presenciado cada barbaridade nestes últimos anos, desde empresa que mata cupim comentado em bolo formigueiro, a sites tomando para si receitas de blogueiros usando uma foto e passando receita de outra foto, até sites de compra coletiva usando fotos de blogs para alavancar vendas
  • situação lamentável e infelizmente recorrente.

por aqui, sigo blogando nos  moldes de "blogueiros da velha guarda" aqueles que blogam por prazer,  sem prazos, sem compromisso com empresas e anunciantes, apenas mantendo o compromisso, com leitores, seguidores e com os muitos amigos feitos no decorrer da trajetória.
na minha vida pessoal, passei pela perda da minha mãe, depois de um longo período de enfermidade e sobressaltos. 
as perdas são sempre duras.
porém o grande ensinamento de períodos longos de dor é que a aceitação fica mais fácil, afinal o sofrimento acabou.
outra mudança, além de tosar radicalmente os cabelos, foi o fato de aceitar encomendas, relutei muito mas acabei cedendo e tem sido muito gratificante ver os pedidos crescerem apenas no boca a boca.

voltando ao balanço destes últimos anos, gostaria de registrar aqui que aprendi muito nestes cinco anos, sobretudo no quesito dicas e truques.
sou imensamente grata a todo universo dos blogs por permitirem este aprendizado.
concluindo, aprendizados, mudanças ocorrem e são parte da vida.
ainda bem!
mais uma vez agradeço muito, e de coração, todos que me visitam, seguem e me acompanham.
tenham certeza que o blog é feito para vocês.
agora, rumo ao ano VI do ora, pitangas!!!

ah sim,  nesta receita de aniversário, reafirmo meu aprendizado com duas blogueiras, a Priscila que tem um blog super didático e delicioso, o Delícias da Priscila Beneducci e da Laura, uma garota que provavelmente tenha idade para ser minha filha, que escrevia um blog lindo, o hoje tem visita, pena que está em pausa neste momento.
as dicas da Priscila e da Laura foram preciosas para o êxito da receita.

















bem casados
receita, dicas e texto daqui

ingredientes:
  • 4 ovos
  • 180g de açúcar refinado
  • 240g de farinha de trigo
  • 1/2 colher de chá de fermento em pó
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 1 lata de leite condensado
  • 350g de açúcar de confeiteiro
  • 100ml de água
Modo de fazer:
  1. Bata na batedeira por 12 minutos os ovos, a essência de baunilha e o açúcar, até ficar firme.
  2. Enquanto isso, prepare a assadeira: desenhe círculos no papel manteiga, do tamanho que desejar os bem casados. Eu usei o diâmetro do rolo do papel manteiga e ficou perfeito. Deixe um espaço de mais ou menos 1,5cm entre cada círculo, porque o bem casado cresce. Vire o papel do lado contrário, deixando a marcação de caneta para baixo.
  3. Desligue a batedeira e acrescente a farinha e o fermento. Mexa com o fouet somente até incorporar.
  4. Coloque a massa em um saco de confeiteiro.
  5. Com o bico do saco de confeiteiro quase encostando na assadeira, comece a formar os círculos (como na foto).
  6. Asse em forno pré-aquecidos a 180°C até que comecem a ficar levemente douradinhos nas bordas. Cuidado para não passar do ponto, pois o bem casado pode ficar duro.
  7. Para o recheio, fiz doce de leite: coloque a lata de leite condensado fechada dentro da panela de pressão com água suficiente para cobrir a lata. Depois que pegar pressão, deixe por 40 minutos. Desligue, espere a pressão sair, espere a lata esfriar. Quando estiver fria, abra e deixe o doce de leite esfriar em uma tigela. Comece a rechear somente quando o doce de leite estiver em temperatura ambiente.
  8. Após tirar os bem casados do forno, deixe-os esfriar e recheie-os com o doce de leite.
  9. Quando todos os bem casados estiverem recheados, você pode preparar a calda.
  10. Peneire o açúcar de confeiteiro dividindo-o em 2 partes 250g e 100g.
  11. Em banho maria coloque 250g e os 100ml de água até ferver e o açúcar ficar completamente dissolvido.
  12. Depois coloque os 100g restantes e misture até ficar homogêneo.
  13. Não tire do banho maria e banhe os bem casados um por um, da seguinte forma: coloque o bem casado na calda, espere 2 segundos, vire-o, espere dois segundos e tire-o da panela apoiando-o em um garfo. Ao tirar, raspe o garfo na lateral da panela para sair o excesso de calda. Deixe o bem casado descansar até a calda endurecer.
  14. Por fim, embrulhe o bem casado. Coloquei o passo a passo junto com as fotos porque acho que fica melhor para ilustrar.(não deixe de ver aqui)
Dica: eu achei que a minha calda ficou meio “ralinha”, eu gosto da casquinha com mais açúcar – formiguinha, rsrs… por isso, da próxima vez tentarei uma quantidade maior. Vamos ver no que dá!!
Rendimento: aproximadamente 35 bem casados


















minhas alterações:
  • pulei a etapa # 2, fiz "by heart", apesar ser bem desastrada deu super certo, acho que a minha experiência em cookies e suspiros deram a base necessária para acertar nos tamanhos
  • desconsiderei na etapa #7 apenas quanto ao cozimento, pois desde que li no blog da Priscila só cozinho leite condensado assim
  • para evitar a calda "ralinha" usei 350 g de açúcar de confeiteiro, ficou mais espessa, valeu a dica da Laura
  • depois de banhar na calda, passei pelo açúcar de confeiteiro e deixei secar, bem visível na primeira foto
  • não foram embrulhados, servi assim mesmo num chá da tarde

















dica daqui de casa:
aproveito esta receita para dar um dica que aqui tem funcionado muito bem, homogenizar as gemas com uma colher de agua de chá para cada gema e bater com o mini fouet, evitando assim o cheiro de ovo e o trabalho chato de tirar a pele e passar pela peneira.

Bookmark and Share
Print Friendly and PDF

9 comentários:

  1. Muitos Parabéns!!!! Que venham muitos anos de coisas boas, como até aqui nos tens habituado :) Beijinhos e muitas felicidades.
    Lúcia

    ResponderExcluir
  2. Mammy querida,
    parabéns pelo 5 anos do blog! Graças a ele te conheci e isso foi uma das coisas mais belas que nossos blogs me proporcionaram!
    Realmente o facebook nos "roubou" comentários, mas com certeza nos trouxe novos visitantes!
    Quanto ao plágio, senti na pele a desonestidade de algumas e poucas pessoas desse meio e penso que deveria ter uma lei para nos preservar!
    Hehehe, essa de empresa que mata cupim comentado em bolo formigueiro é d+!
    Uau, esses casados ficaram incríveis e me fizeram salivar! Excelente jeito de comemorar - nham, nham...
    Mil bjos cheios de muitas saudades.
    Léia

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, teu blog é excelência nesta atividade tão linda e caprichada que é fazer aquilo que colocamos pra dentro do nosso corpo, delícias em forma de carinho!
    um grande abraço carioca

    ResponderExcluir
  4. Comentei no Facebook, mas nao poderia deixar de aparecer por aqui... PARABENS!

    Concordo em genero, numero e grau com voce sobre todos os pontos levantados em relacao a blogging. Fico cansada dos "giveaway" que te prometem entradas extras no sorteio se voce "like us (the sponsors) on Facebook" etc etc. Como voce, nao critico quem vai por esse caminho, cada um sabe aonde aperta o proprio sapato, mas... e' algo que nao curto.

    Sou do grupo que paga (literalmente, em Wordpress) para manter meu site livre de advenrtisement. Pago uma taxa por ano, portanto posso dizer que meu blog me faz perder dinheiro ao inves de ganhar. Mas, e' algo importante para mim, manter meu site exclusivamente meu.

    Adoro seu blog, nao tenho comentado muito porque vou te contar, minha vida anda uma roda-viva!

    mil beijos e on to the next year!

    ResponderExcluir
  5. Angela,
    Vivemos tudo isso nesses 5 anos (mesma idade do Naco) e muito mais. Tal como falei no facebook, concordo com a Léia, a melhor parte foi conhecer pessoas como você.
    Essa troca de aprendizagem é muito bacana e como aprendemos, hein?
    Obrigada por tudo, sobretudo pela amizade nesse tempo. Seu blog é especial.
    O melhor está por vir!!!
    Até breve e vida longa ao Ora, pitangas!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Cheguei ja em dia de festa, parabéns pelos 5 anos de blog e que venham muitos outros recheados de alegria e sucesso, beijos !!!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Angela pelos 5 anos do blog, que ele continue sempre assim cheio de comidas deliciosas.
    Muito sucesso sempre!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Ângela, desejo que tenha sempre muitas alegrias com seu delicioso blog. Não sou fã de cozinha, mas ando bem me inspirando por aqui e em alguns 2 ou 3 mais, que nos trazem receitas simples e saudáveis.
    Parabéns e sucesso sempre.
    Beijo!

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!