quando a minha auxiliar voltou das férias na Bahia, me trouxe uma forma de bolo, de alumínio batido, para assar na chama do fogão, e me contou que por lá é muito comum, todo mundo tem uma destas.
adorei a novidade!no mesmo dia fiz rapidamente um bolo de fubá, assou super rápido em 15 minutos e apesar do fogo estar no mínimo, queimou em baixo. claro que, um bolo queimadinho, não seria o suficiente para que eu desistisse da forma, puxando pelas memórias gustativas e de infância, me lembrei, muito bem, de uma tia do meu pai, já bem idosa, que fazia deliciosos bolos de fubá de assados em uma espiriteira e que era viavel assar bolos assim.
tive a certeza que uma hora ou outra acertaria.
na tentativa seguinte, optei por assar o mesma receita de bolo de fubá, da seguinte forma, girei o botão até quase desligar e sobrou um fiozinho de chama, assei ali. o bolo ficou bom, não queimou mas não cresceu o esperado.bem, quando vi os blogs fazendo o pão alemão da Ana Maria, resolvi fazer e decidi usaria a assadeira ao invés da panela. deu certíssimo e até corou, porém só cabe meia receita, o restante assei conforme orientado numa panela comum, que resultou um pão igualmente macio, mas sem cor. hoje tenho a certeza, de que se eu não acertar uma boa receita de bolo, pelo menos para assar este pão, que é super macio e saboroso, a assadeira funciona muito bem. também aproveito a postagem para solicitar se algum leitor do blog tiver uma boa receita para esta assadeira, por gentileza, não deixe de me enviar
pão alemãofonte: receitas.com/maisvoce
- 15 g de fermento fresco
- 20 g de açúcar (1 colher de sopa)
- 50 g de manteiga sem sal
- 250 ml de leite
- 1 ovo
- 10 g de sal (1/2 colher de sopa)
- 500 g de farinha de trigo
- 500 ml de leite
modo de preparo
1 - Numa tigela coloque 15 g de fermento fresco e 20 g de açúcar (1 colher de sopa) e misture bem até dissolver o fermento. Adicione 50 g de manteiga sem sal, 250 ml de leite, 1 ovo e 10 g de sal (1/2 colher de sopa) e misture. Acrescente 500 g de farinha de trigo, misture e transfira para uma superfície lisa enfarinhada. Trabalhe a massa nesta superfície até que desgrude das mãos. Cubra a massa com um pano e deixe descansar por +/- 30 minutos.
2 - Com as mãos pegue 20 porções de massa e faça bolinhas.
3 - Unte uma panela funda com 24 cm de diâmetro com manteiga, forre-a com papel alumínio e unte também este papel alumínio com manteiga. Vá colocando as bolinhas de massa no fundo da panela, uma ao lado da outra, começando pelo centro da panela até preencher quase todo o fundo da panela. Não encoste as bolinhas na lateral da panela, deixe uma borda de 2 cm. Tampe bem a panela e deixe as bolinhas descansarem por +/- 30 minutos ou até dobrar de tamanho.
4 - Depois das bolinhas crescidas, despeje 500 ml de leite na panela e leve ao fogo baixo (ainda com a panela tampada) por +/- 25 minutos ou até o leite secar. Retire os pães da panela e sirva a seguir.
Obs: evite utilizar uma tampa reta, pois quando o leite começa a ferver as bolinhas sobem e tendem a encostar na tampa. Se isso acontecer as bolinhas murcham. Uma opção é cobrir bem a panela com papel alumínio deixando uma folga para as bolinhas subirem (espaço para cima).
Dica da Ana: sirva* com requeijão temperado ou pincele manteiga derretida nos pães cozidos e polvilhe parmesão ralado. Pode também ser servido como pão doce, com recheio de creme de confeiteiro, doce de leite ou geleia.
* eu servi quente com manteiga aromatizada e requeijão.
aqui a assadeira fechada, além da assadeira e da tampa, tem uma chapinha que é usada como redutor de chama