para compartilhar sabores e lembranças olfativas daqui e de outras terras...como o nhoque da nona, o arroz com bacalhau de vovô, as almondegas de minha mãe, o risoto de linguiça do meu pai, o thanksgiving dinner da mammy, o german chocolate cake da cindy, o doce de leite de tia mercedes, o doce de cidra da aninha, o doce de mamão da célia, o doce de pera da margarida, as pimentas da celha, os bolos da semiramis, os patês da rosana e por ai vai....


quinta-feira, 5 de setembro de 2013

bc - plágio, não!

o plágio já foi assunto de um post em 2011.
infelizmente não participei da coletiva de 2012 devido a problemas pessoais.
hoje, solidária aos blogs amigos, republico postagem recente onde tratei mais uma vez, desta questão que tanto incomoda os blogueiros.


                                                                                           logo Macho Gourmet



"Eu respeito, tu respeitas, ele respeita. Será?"
seria tão bom se fosse sempre assim.....


mas infelizmente o que vemos:
falta de respeito, falta de atenção, falta de gentileza, falta de companheirismo.
fotos  plagiadas, receita copiadas sem o menor pudor.
tudo isto é lamentável.



desnecessário mencionar que isto é uma enorme falta de respeito com o criador da receita, com o criador do da foto, com todos os detalhes que um boa postagem exige, além da escolha da receita, da apresentação, a escolha da louça, a hora do dia, o local da foto, a iluminação, isto apenas para citar alguns detalhes.
engana-se quem pensa que a foto não será reconhecida, não será vista, se esquecem que o meio é o mesmo, que o autor postou e que o plagiador postou. pode até tardar mas será descoberto.

eu nem sei se tenho foto plagiada, nunca fui procurar.
mesmo assim ficou muito chateada quando tomo conhecimento que alguém passou por este desrespeito.
constato cada vez mais que o foco de blogar mudou.
particularmente, eu me considero uma blogueira "das antigas", onde o norte era apenas o prazer de blogar, de compartilhar de fazer amigos.
hoje os blogs são mais comerciais, são vitrines, não tenho nada contra isto, entendo e aceito o blogs com este foco.
mas não posso deixar de expressar aqui, que eu não fiz nenhum tipo de parceria, que eu não tenho nenhum tipo de compromisso com marcas.
o meu compromisso é apenas com os meus leitores, com meus seguidores, com aqueles que me visitam esperando receitas simples como sempre foi o proposito do meu blog.
infelizmente, entendo que as marcas nacionais encaram, os blogueiros, como uma propaganda muito boa, abrangente e barata. 
é só oferecer duas ou três cestas de produtos, muitas vezes produtos até desconhecidos, que eles resolvem rapidinho a parada, fazem um movimento enorme, abrangem muitos possíveis consumidores, e o melhor, praticamente sem custo para eles. 
enquanto este for o enfoque, estou fora. 
quero respeito com o meu trabalho.
eu respeito os meu leitores.
não faria propaganda de um produto que eu não uso, por exemplo não faria propaganda de um caldo cheio de sódio, se eu não quero isto para minha família, se não uso nas minhas receitas.
de uma forma sutil menciono nas minhas receitas, creme de leite de primeira linha, manteiga de primeira linha, amido de milho e tenho a expectativa de com estas dicas os meus leitores saberão quais produtos adquirir.
tenho visto nos últimos anos blogs sem conteúdo, apenas focados em parcerias, também tenho visto que os ditos sorteios acabam sendo ilusão para gerar mais seguidores, curtidas nas paginas do patrocinadores.
cadê conteúdo, receitas genuínas, textos bem escritos, fotos bem feitas???
diante da necessidade de postagens para cumprir os compromissos com parceiros, muitos optam pela cópia, pelo plágio, esquecendo a ética e a essência de blogar.

eu respeito

quando vejo uma receita e quero reproduzi-la, faço como gostaria que fizessem comigo, mencionando o blog, o site, dando o crédito de fonte, e quase sempre tecendo algum comentário referente a fonte, se for um blog  deixou uma mensagem  dizendo que reproduzi uma receita dali.
que aprovei, que atendeu as minhas expectativas, enfim demonstro a minha consideração
para mim, isto é respeito com trabalho alheio, afinal alguém testou receitas, fez fotos atraentes, escreveu um texto simpático que deixou o leitor do outro lado da tela encorajado a testar, claro que isto merece o meu respeito.
inclusive, no meu blog tenho um marcador onde menciono, sempre que tomo conhecimento, quem reproduziu uma receita minha, entendo isto como uma gentileza.

será que tu respeitas? 

quando você faz uma blogagem, prioriza o credito da fonte, faz o link, 
"não esquece" que esta não foi uma criação sua, 
que alguém fez isto por você, 
que você está apenas reproduzindo algo de outro? 
você avisa o outro, que postou, 
você permite que o outro sinta satisfação em ver uma receita sua reproduzida?

será que ele respeita?

infelizmente o mais se vê por ai, é falta de respeito, fotos copiadas, receitas plagiadas, perderam respeito até pelas marcas nas fotos. esta situação é muito triste.
afinal blogar dá trabalho, mesmo que seja um blog simples de receitas do dia dia, imagine os  blogueiros que reproduzem receita de sites gringos que tem todo o trabalho de traduzir, de buscar produtos nacionais compatíveis com o que pede a receita, gasta horas se empenhando em reproduzir corretamente, faz belas fotos, escreve bons textos, para logo mais lá na frente ser copiado sem a menos lhes darem os créditos, isto é lamentável, é falta de respeito e tem que acabar.

provavelmente, se você gosta de cozinhar e começou cozinhando com o caderno da mãe, da tia, da avó, deve se lembrar que muitas vezes na frente da receita estava lá:
  • empadão da Raquel 
  • bolo da Elisa 
  • bolachinhas da tia Rita
  • gelatina da Luiza 
  • cufa da Margarida
  • panetone da Regina
nossas mães, tias e avós já davam os créditos e porque não continuarmos com este habito saudável e cortez dando os créditos em nossos blogs? 
os tempos mudaram, eu sei, hoje não temos cadernos, temos blogs.
porém o tempo não mudou isto:
o que é seu, é seu;
o que é dele, é dele; 
o que é seu, não é dele; 
o que é dele, não é seu.

pensem nisto...

"Eu respeito, tu respeitas, ele respeita. Será?"



Bookmark and Share
Print Friendly and PDF

6 comentários:

  1. Angela,
    Muito lindo seu post! É assim mesmo que deve ser:
    "o que é seu, é seu;
    o que é dele, é dele;
    o que é seu, não é dele;
    o que é dele, não é seu."

    Respeitar a propriedade alheia é dever. Infelizmente o respeito e a ética vem se tornando cada vez mais raros nos tempos atuais. E isso é lamentável!
    Beijos, querida

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo amiga... respeito acima de tudo. Enquanto não houver respeito com as coisas dos outros não conseguiremos evitar que coisas assim aconteçam.
    Minha esperança é que ano que vem possamos estar escrevendo sobre as mudanças, o que não ocorreu nesse ano!
    Bjuss!!!

    ResponderExcluir
  3. Angela,
    Você sempre teve a maior consideração com os leitores, incluindo nós blogueiros.
    Seu post foi bem contundente e explícito. As pessoas precisam refletir mais e juntas pode ser que ecoemos no âmago de algumas pessoas que não estão agindo como deviam. Quem sabe?
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gina, grata querida!
      a esperança é esta, dar cada vez mais eco a este assunto tão triste e recorrente. bjs

      Excluir
  4. Concordo plenamente.
    Já tive receita e foto minhas copiadas, achei ruim demais.
    Espero que com esta blogagem os plagiadores passem a respeitar mais, e não copiem nada de ninguém.
    Parabéns pelo texto.
    Bjs

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!