nestes dias de frio intenso adoro ligar o forno e dele saem fornadas de bolos, pães e biscoitos com bastante frequência. mas tem dias que o frio é tanto, que atrapalha na fermentação dos pães, na verdade, alonga muito a fermentação, uma vez que não temos sistema de calefação em casa, a cozinha acaba ficando gelada. apesar de eu sempre usar o truque de fazer massa deixar levedando e iniciar pelos biscoitos, bolos e eventualmente uma carne de forno para o almoço para manter a temperatura da cozinha mais alta e por ultimo assar os pães.
alguns tipo de pães, especialmente aqueles que tem dupla fermentação e várias sovas sofrem menos com as temperaturas muito baixas e os resultados são sempre positivos, os processos são mais longos mas os resultados muito satisfatórios; porém não é o que ocorre com os pães de massa mole, tipo pão de forma, com crescimento na própria forma, estes sofrem muito com as baixas temperaturas e tem o processo de crescimento muito alongado e demorado.
bem, este pão da foto, deveria ter sido meu pão de ervas já postado aqui e aqui.
como já mencionei em postagens anteriores, costumo levar este pão nos encontros, churrascos e almoços que eu vou, já virou figura constante, praticamente obrigatória além de ser devidamente esperado.
especialmente neste dia, numa linda e gelada manhã de domingo, não poderia falhar, já que era justamente o aniversário da minha querida Ana Lúcia, a minha prima que ama este pão. claro que fiz o pão com o maior carinho, duas horas depois de pronto e levedando, o tal pão não crescia nem por decreto, simpatias ou rezas...estava muito frio!
o relógio correndo, a hora de ir para o almoço chegando e nada do pão crescer,* a solução foi tirar da forma, colocar na bancada agregar farinha o suficiente para sovar, deixar levedar uns 15 minutos, sovar novamente e deixar levedar mais uns 15 minutos e depois da ultima sova, fiz um caracol e deixei crescer, antes de de levar para o forno dei um piques com tesoura de cozinha, coloquei a cobertura do pão e ralei um pouco de provolone em cima, bem pouco apenas para "colar" a cobertura. assei até corar.
cheguei ligeiramente atrasada com o pão ainda bem quentinho.
a Ana e convidados dela adoraram o pão. ufa, depois do sufoco o pão foi um sucesso!
bem, agora temos mais opções para os futuros almoços, o pão de ervas e o pão de ervas da ana.
pão de ervas
bater no liquidificador 2 tomates maduros, 1 cebola media, 3/4 de xícara de óleo, 1 e 1/2 xícara de agua agua filtrada e 1 ovo. em seguida pulsar 4 dentes de alho, salsinha, manjerona, manjericão, orégano fresco, cebolinha, alho poro, ou outra erva de preferência.
numa tigela, colocar 4 xícaras de farinha de trigo, 4 colheres de sopa de açúcar, 1 colher sopa de sal e 3 colheres de chá de fermento biológico granulado. misturar os secos e em seguida despejar a batida das ervas e mexer com uma colher de pau, fica como uma massa de pão de forma, massa mole, caso necessário acrescente mais farinha, pois vai depender da quantidade de ervas que você usar. unte uma forma grande de buraco ou duas de pão de forma, deixe a massa crescer por 40 minutos *(modificado vide acima) e depois coloque a cobertura.
para a cobertura: pulse 1 ou 2 tomates sem sementes com manjericão, 2 dentes de alho e azeite. coloque por cima do pão, salpique sal grosso e leve para assar.
assim que desinformar enfeite com ervas pode ser alecrim ou manjerona.
Oi Angela,
ResponderExcluirAdoro fazer pão.E estava mesmo procurando uma receita pra o fm de semana.
Bj e bom fim de semana,
Lylia
amiga..é verdade!!tá dificil boa fermentação para pão..vou usar seu truque..essa semana fiz um pão que costumo fazer e não fermentou bem...amei seu pão..bjus
ResponderExcluirCom esse feio de matar a gente so pens a em fazer coisas quentinhas para comer. Estou sentindo aqui em casa o aroma desse pao.
ResponderExcluirBjssssss
Excelente receita de pão Angela, mais uma das suas...
ResponderExcluirAbraços!
O seu pão ficou lindo, imagino o aroma!!!Hummm.....!!!!
ResponderExcluirEu amo fazer pão!!!Hj mesmo farei um pão de batata que é maravilhoso!!!
Bjs...Bom final de semana!!!
Mal deixei um pão esfriando na grelha, vejo esse e não resisto. Já anotei.
ResponderExcluirBom final de semana!
tambem conhecido como o pão erradao haha. dificil de saber qual dos dois é o mais gostoso. amanha tem mais! beijos
ResponderExcluirMinha amiga, que maravilha isso!!!
ResponderExcluirComo ainda nao tinha visto essa receita por aqui? Como fui deixar passar? uma falha!!! rssss
Aqui não está fazendo frio, só uma brisa amena que sopra no final do dia...sorte nossa...rsss
Adorei essa massa, farei em breve,
Thanks!
Mammy, que pão maravilhoso!
ResponderExcluirVoce é a rainha dos pães perfeitos.
Bjos e até 6a feira - hehehe.
Léia
Pão que não cresce é um stress, por isso é que a máquina do pão faz muito jeito. Lá dentro, ela amassa e a massa leveda. Depois é só retirar e levar ao forno :) Ainda bem que o pão ficou bom!
ResponderExcluirOi!! Tenho duas dúvidas:
ResponderExcluirO fermento é o biológico? Ou o seco?
E dá pra fazer na batedeira com a pá própria de pão?
Obrigada!!!!
Clarice
Clarice, sim o fermento é biologico, eu uso o seco, mas se for usar o fresco use 60 g.
ResponderExcluirpode usar a batedeira sim.
grata pela visita, bjs
minha dúvida....
ResponderExcluir3 colheres de fermento biológico granulado...
colher de chá ?
me perdõe a omissão, o correto é colher de chá, grata pelo alerta, já vou proceder a correção, grata.
Excluir