para encerrar 2019, um pãozinho semi integral...
uma receita simples apenas uma uma substituição de 1 xi cara de farinha integral no pão básico e modelagem boleado.
a cada ano que passa, que envelheço, percebo um desejo de voltar cada vez para a simplicidade, para o menos é mais, quero continuar servindo cada vez mais comida de verdade, sem aditivos, feitas por mim, como cuidado de na escolha dos ingredientes, pensando mais na digestão, na qualidade do alimento, do que na aparência...
já faz um tempão, que sou adepta a fermentação lenta, com fermento biológico e nos últimos anos ando trilhando o caminho da fermentação natural. ambas preparações me agradam bastante, além de aumentar a qualidade nos pães em todos os sentidos, me permitem lidar com o tempo das coisas, do programar, do pensar, do esperar.
quisera eu ter podido oferecer ao meus filhos ainda pequenos, esta qualidade de pão, naquela época, trinta anos atrás, eu era outra pessoa, outra cozinheira, não sabia o que sei hoje, mas não lamento, ofereci coisas boas para eles, feitas por mim, no tempo que dispunha, fermentando e assando pão em 2 ou 3 horas, fiz o que foi possível naquela altura da vida, trabalhando muito, horas de transito para a ida e volta do trabalho, no entanto raras vezes abri pacotes, se não tinha condições de fazer buscava pães de qualidade nas padarias da redondeza.
bem, se você nunca fez pão na vida, sugiro que você comece a considerar esta possibilidade...dentre todas as vantagens e benesses, talvez a mais determinante seja: que é libertador fazer o seu próprio pão!!!
se você se animar, tenho aqui, mais de 160 possibilidades!!!
Olá! Adoro Pãozinho integral...
ResponderExcluirMas quem quiser viver de BRIGADEIRO,
Entre nesse site e aprenda como: http://bit.ly/cursobrigadeiroecupcake
adoro acompanhar suas aventuras gastronômicas.
ResponderExcluirSeu blog me inspira.