segunda-feira, 27 de agosto de 2018

BC - 10 anos Naco zinha!


bem, escrever sobre quem a gente conhece bem e tem muita amizade e carinho está longe de ser um tarefa fácil...

conheci o NacoZinha via comentários, não sei precisar ser foi numa blogagem coletiva ou não, até acredito que tenha sido, pois quando iniciamos o blog haviam muitas.
sim, nosso blogs tem quase a mesma idade e os tempos eram outros, sem as mídias atuais a gente interagia muito via comentários e acabávamos nos identificando com as pessoas. 
entre Gina e eu, foi sintonia pura logo no inicio, percebemos que tínhamos quase a mesma idade, crença, valores parecidos na vida e na gastronomia, e tudo isto nos aproximou muito.
por varias vezes comentamos no blog uma da outra, ao mesmo tempo, e por mais incrível que pareça, os comentários eram em algumas vezes complementares.
hoje desfrutamos de uma amizade madura, estamos sempre em contato e uma vez por ano hospedo a Gina aqui em casa para participarmos junto de um evento anual.
dentre muitas coisas, o blog me deu algumas pessoas de presente, gente que estimo muito e quero que estejam sempre do meu lado, ainda que a distancia, mas presentes no meu dia a dia, e a Gina sem sombra de duvidas é uma delas. sou sortuda!
lamento sempre a distancia...tem dias que tenho certeza que um simples café com a Gina tornaria meu dia melhor! muito apreço por esta pessoa do bem! 
o NacoZinha é maravilhoso, um blog  feito com muito esmero, repleto de detalhes, com fotos lindas, conteúdo confiável, texto inteligente, bem escrito onde a gente quer sempre voltar.
as receitas são todas testadas, adaptadas e não oferecem riscos de dar errado, tudo muito bem cuidado.
quando tem cobertura de eventos, confesso que me sinto lá, de tão bem feito e fiel que é texto. adoro as coberturas.
quando o assunto é viagens, além das fotos maravilhosas, os posts são repletos de detalhes que orientam as pessoas que pretendem fazer a mesma viagem. super confiável para evitar uma roubada.
o que dizer dos encerramentos dos posts com as plantas e  flores, que de alguma forma tem a ver com a postagem, isto me encanta e fico divagando quanto tempo levou tudo isto!
por estas e outras razões  minha enorme admiração e respeito pela autora e pelo blog NacoZinha.
que venham muitos outros anos com fotos belíssimas e conteúdos da melhor qualidade.
Parabéns amiga Gina!!!

claro que já participei de coletivas e já fiz muitas receitas oriundas do blog, algumas postadas e outras não, mas que acabaram se incorporando a minha cozinha a ponto da filha pedir: faz o frango xadrez da Gina 




Frango Xadrez da Gina

fonte: Naco Zinha
1kg de peito de frango em cubos2 cebolas em cubos1 xícara (chá) de pimentão verde em quadrados1 xícara (chá) de pimentão vermelho em quadrados (usei o amarelo)6 colheres (sopa) de molho de soja3 colheres (sopa) de molho inglês1 xícara (chá) de amendoim torrado (não uso)2 colheres (sobremesa) de amido de milho1/2 xícara (chá) de águaSal, pimenta-do-reino e óleo
Preparo convencional:Refogue a cebola no óleo, acrescente o frango, os molhos, sal e pimenta, mexa bem e deixe cozinhar por 20 minutos. Adicione o pimentão, deixando cozinhar mais uns 5 minutinhos ou ao gosto. Prove o tempero, corrija, se necessário e, por último misture o amido dissolvido na água. Mexa e deixe encorpar rapidamente. Retire do fogo e acrescente o amendoim (se gostar).Preparo no micro-ondas:Coloque o óleo e a cebola em um refratário e leve ao micro por 2 minutos na potência alta. Adicione o frango, o sal, a pimenta e os molhos. Use potência 8 (80%), por 16 minutos, mexendo na metade do tempo.Dissolva o amido na água, misture ao frango e leve ao forno na potência alta, mexendo a cada 2 minutos, até engrossar. Adicione os pimentões e leve novamente ao forno por 4 minutos na potência alta, mexendo na metade do tempo. Retire e acrescente o amendoim.

leia meu post original aqui!


outro que já virou clássico, e que sempre aparece aqui é o pão sovado da Gina


Pão sovado (provence)

receita e texto
fonte: Naco Zinha

150 ml de água
25 g de fermento biológico fresco
500 g de farinha de trigo
1 ovo
60 g de açúcar
25 g de manteiga sem sal
25 g de leite em pó (3 1/2 colheres de sopa)
10 g de sal
Pincelar:
1 gema
1 colher (chá) de água
1 colher (chá) de açúcar

Preparo:
Na máquina de fazer pão, coloque todos os ingredientes líquidos primeiro e depois os secos. Escolha a opção amassar. Sugiro que desligue após a massa ser batida. Deixe descansar meia hora e bata novamente. Retire a massa e continue a confecção do pão manualmente.
Convencional: Dissolva o fermento da água morna e deixe levedar por 15 minutos.
Numa tigela, coloque 400 g de farinha, faça uma cova no centro e coloque ovo, açúcar, manteiga, leite em pó e mexa. Agregue o fermento levedado, mexa bem e, por último adicione o sal. Acrescente o restante da farinha de trigo aos poucos. Transfira para uma superfície enfarinhada e sove bastante a massa, até que tenha absorvido toda a farinha.
Deixe descansar por 30 minutos e sove novamente. Deixe crescer por 1 hora.
Abra a massa com o rolo em formato de retângulo. Enrole como rocambole bem apertado para não entrar ar. Corte a cada 5 cm. Achate os círculos e una-os dois a dois, com a parte da abertura para dentro. Coloque em assadeira untada e enfarinhada. Deixe crescer 30 minutos. Preaqueça o forno a 200° C.
Bata a gema com água e açúcar e pincele bem os pães. Faça um corte no sentido longitudinal e leve ao forno por aproximadamente 30 minutos ou até ficar corado. 


leia meu post original aqui!

Bookmark and Share
Print Friendly and PDF

terça-feira, 21 de agosto de 2018

banana da terra com sorvete


neste dias mais fresco uma sobremesa quentinha vai tão bem!
banana da terra tostada na manteiga com sorvete é tudo de bom!!


normalmente são bananas grandes,
 cortei ao meio e depois cortei na longitudinal,
aqueci um frigideira coloquei manteiga e tostei as bananas


para finalizar açúcar e canela


por ultimo o sorvete escolhido, no caso gianduia





Bookmark and Share
Print Friendly and PDF