esta é a minha nona participação no WBD, sempre a convite da Zorra.
este evento promovido pela Zorra, ocorre no dia da alimentação e dia mundial do pão, quando os blogs ao redor do mundo postam um pão inédito no dia 16 de outubro seguindo as regras de postagem, e no final do mês a organizadora da coletiva monta e divulga posts com a participação de todos os países.
para os amantes da panificação, é sempre um espetáculo acompanhar esta postagem e contemplar as particularidades, diversidades e a beleza de pães de todos os continentes.
particularmente, para este evento, normalmente escolho receitas com ingredientes simples que podem ser facilmente encontrados ou substituídos, para que possam ser reproduzidos em qualquer lugar, sem nenhum tipo de dificuldade.
neste ano optei por uma receita, não autoral, reproduzi parcialmente, uma receita do premiado chef-padeiro Rogério Shimura, eleito o melhor padeiro do mundo pela International Union of Bakers and Confectioners (UIBC) entidade que reúne associações do segmento de panificação de todo o mundo, laureado recentemente na Rússia.
bem, a receita original dele é com leite e leva cebola roxa, na minha usei paio e tomatinhos, combinei água com leite e fermentei lentamente, 6 horas no total.
schiacciata de paio e tomates
fonte: Rogério Shimura
350 g de farinha de trigo
265 g de leite integral (usei 165g de água e 100g de leite)
28 g de manteiga sem sal
28 g de açúcar
21 g de fermento biológico fresco ou 7 g de biológico seco
6 g de sal
misturar a farinha, fermento seco e açúcar, agregar os líquidos e por ultimo juntar o sal e a manteiga, fica uma massa bem macia. usei o processo de descanso e dobras já que se trata de uma massa bastante hidratada.
depois da massa estar bem crescida, passei para a bancada e estiquei delicadamente com as mãos usando o minimo de farinha, transferi para a assadeira untada com bastante azeite, deixei crescer novamente e por ultimo coloquei a cobertura.
cobertura: pincelei um molho bem ralinho de tomate fresco e alho (batido no liquidificador)e fui colocando paio cortado em meia lua e meio tomate cereja, por ultimo, sal grosso, alecrim fresco, orégano e azeite.
assei em forno quente a 200 graus.
o tempo passa absurdamente rápido, apesar de ser um constatação tão obvia e clichê é a mais pura e dolorida verdade!
acabei de abrir o blog para escrever o post de aniversário e tomei um susto, como assim desde janeiro que não posto nada aqui?
tem motivo e não tem...eu, como muitas outras pessoas que foram muito ativas nos primórdios dos blogs, se sentem um tanto desalentados nesta plataforma, embora a gente esteja presente nas outras mídias, acabamos deixando o blog em dormência, por outro lado a rapidez que os seguidores e leitores nos exigem, nos direcionam para um imediatismo e esta agilidade toda também nos faz refletir que o blog continua sim, sendo bem interessante, por ser um fonte mais completa e e fixa de consulta.
aqui as pessoas vem em busca e não demandam.
aqui não passamos por aquelas situações que tanto nos desagradam do tipo:
cadê a receite? manda aí a receita? receita? nem um por favor, nem um obrigada!
bem, partindo do principio que as minhas outras mídias tiveram origem no blog, é claro que é sempre minha intenção compartilhar a receita, mais fotos, mais detalhes, no entanto nem sempre tenho disponibilidade para fazer isto naquele momento, quer seja por priorização de tempo, dificuldades com a migração de uma mídia para outra, enfim vários fatores impendem o compartilhamento imediato da receita, e a gente para não deixar de atender os seguidores acaba colocando a receita de forma reduzida, daí vem a aquela acomodação, preguiça mesmo, uma vez que a receita já foi dada, acabamos relaxando, esquecendo e não trazendo para um post no blog. é triste, mas é real! será que mais alguém tem esta mesma sensação?
o susto de hoje com certeza vai servir para que eu não demore mais, tanto tempo para postar; material, fotos e receitas não me faltam, tenho um acervo enorme, só falta mesmo tempo e animação...mas vou tentar corrigir isto, viu!
porem, o assunto de hoje é o aniversário do blog, onze anos já se passaram, e tem um bolinho para comemorar, um não, desta vez gêmeos, para combinar com o numeral 11, adoro números dobrados, apesar de não gostar de números impares,o onze até que me é simpático, na soma fica par!!!
mais uma vez, quero agradecer muito e de coração, o meu publico constante e fiel, que está sempre por aqui, lendo as minhas divagações, fazendo e aprovando as minhas receitas,penso então, que se continuam aparecendo por aqui é sinal que ainda estou conseguindo agradar no conteúdo e na qualidade das minhas receitas, sendo assim, rumo para o ano XII do ora, pitangas!!!
bolo de chocolate com recheio de cobertura de brigadeiro de quatro leites
para o bolo de chocolate usei a minha receita de bolo de buttermilk
para a cobertura fiz um brigadeiro usando manteiga, farinha de trigo e os 4 leites: leite condensado, leite em pó, creme de leite e leite integral.
por se tratar de dois bolos, cobertos e recheados fiz uma receita grande, mas vou deixar aqui a proporção, tendo como base uma lata de leite condensado.
numa panela de fundo grosso, coloque 200 ml de leite e dilua muito bem uma colher de sobremesa rasa de farinha trigo e 4 colheres de sopa de leite em pó de boa qualidade, junte 1 colher de sopa de manteiga, o leite condensado e uma caixinha de creme de leite.
leve ao fogo, mexendo constantemente para evitar que grude no fundo e formem pontinhos escuros, apure até o ponto de brigadeiro de colher. esfrie mexendo na panela mesmo, até ficar quase frio, empregue rapidamente e faça riscos com um garfo para decorar.
como tinha brigadeiros de chocolate usei alguns na decoração