eu prefiro chamar de tapas, talvez pela doce lembrança da primeira vez que estive em Barcelona no final dos anos 70.
comer tapas faz parte da tradição espanhola historiadores dizem que o costume de "tapear" veio do habito dos espanhóis de tomarem uma "bebida" depois de saírem do trabalho e para forrar o estômago os bares ofereciam as tapas, outros dizem que o nome surgiu pela necessidade de "taparem" os copos, ainda tem que, diga que o costume veio por influencia dos árabes de comerem aperitivos em porcões pequenas.
bem, as minhas tapas favoritas (qualquer aperitivo pode ser chamado de tapas) são com pão e muito azeite espanhol seja o que for, foi assim que comi, pela primeira vez, em uma da "ramblas" de Barcelona.
o primeiro passo é temperar os tomates com sal, pimenta orégano e azeite
o segundo passo é fatiar o seu queijo preferido
o terceiro passo é pincelar azeite em cada lado do pão, uso o meu pão caseiro no knead bread, mas pode ser ciabatta, filão francês ou pão italiano alongado, não recomendo baguete, acho que a "tapa" fica dura, já que se trata de um pão fino.
aqueça uma frigideira de tefal ou grelha e leve para dourar ligeiramente o pão dos dois lados, deixe o lado mais claro para baixo, coloque o queijo e as rodelas de tomate, deixe em fogo baixo até o queijo comece derreter.
sirva conforme a tradição com um bom azeite e uma "bebida".
Delícia demais! Antes comia muito pão, agora "maneiro" um pouco. Mas não resisto a um pão esquentado na frigideira e desta maneira, melhor ainda.
ResponderExcluirBeijo e boa semana, Angela.