sábado, 17 de janeiro de 2015

gengibre (gari)


para fazer esta conserva, o ideal é que a raiz seja jovem e bem fresquinha, quanto mais nova, menos fibra.
bem, não tem segredo, é só tirar a casca com uma colher ou com faquinha de legumes, usar a apenas as partes mais retas para fatiar, quanto as pontas e partes irregulares, eu congelo em potes de vidros e uso nas minhas preparações, especialmente em frangos e carne de porco, ralo congelado mesmo e junto aos temperos das carnes.

gengibre gari

tem poucas etapas:

a primeira, é fatiar finamente e colocar numa peneira com uma colher de sal, deixar descansando por meia hora para desidratar, depois deste tempo secar, sem lavar, com papel toalha, fique tranquila não ficará salgado
a segunda, é preparar a calda, que consiste em uma mistura de 1/3 de agua, 2/3 de vinagre de arroz e açúcar, levar para ferver e depois de pronto colocar sobre as fatias já acomodadas nos vidros
a terceira, é deixar esfriar, tampar e levar a geladeira 

















observações desta cozinha:

eu não coloquei as quantidades, pois fica muito difícil calcular o rendimento, pois se trata de raiz muito irregular, mas vou explicar como chego na quantidade da calda.
fatio e coloco dentro dos vidros que vou usar para as conservas, completo com agua, depois passo pela peneira sobre uma jarra medidora, assim descubro aproximadamente quanto de calda vou precisar, por exemplo, se sobrou 300 ml de agua, calculo uns 30% a mais de liquido considerando a fervura da calda e desidratação e faço os calculo aproximados, neste exemplo seriam 110 ml de agua e 220 de vinagre de arroz, quanto ao açúcar costumo usar a metade da quantidade de liquido.
sei, que normalmente o gari não leva agua, mas aqui preferimos não tão forte de vinagre e fica bom assim.
para todas as conservas, é necessário a esterilização dos vidros, este procedimento é feito após a medição.
nunca use colher molhada para retirar dos vidros.

Bookmark and Share
Print Friendly and PDF

7 comentários:

  1. Querida eu faço muito lá no restaurante, agora nem tanto pois está muito caro. Minha receita é mais simples, não coloco sal, só açúcar e vinagre num vidro esterilizado e deixo espaço suficiente para a água que vai formar. Pode comer já no dia seguinte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcia querida, sem aquecer? que simples, aqui adoramos, bjs

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Ângela, vim do FB para conhecer esta tua conserva de Gengibre, de que nunca ouvi falar. Como adoro conservas, tinha de vir ver como se faz! Agora, diz-me lá para que serve, he,he! Como é que se usa? Nos temperos? Directamente no prato de carne? Ah, como sou ignorante !!! Obrigada por partilhares e nos ensinares os teus truques culinários. Bjs. Bombom

    ResponderExcluir
  4. querida Bombom, o gengibre é usado muito na culinária japonesa, em conserva, normalmente é servido juntos com sushis e sashimis, é agridoce, aqui em casa sirvo para acompanhar todos os tipos de carnes. quanto as partes tortas e as pontas, congelo e ralo para usar em temperos de carnes, frangos, bolos e chás durante o inverno, vou ver se te mando uma imagem da raiz, bjs

    ResponderExcluir
  5. Angela, vou fazer com certeza. Não sabia que era assim fácil, jurava que tinha que usar vinagre especial, sei lá eu...hehehe.
    Amei.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  6. Adoro está conserva... sua receita é excelente, fiz e sempre repito... fica muito saboroso e com acidez perfeita. Muito obrigada Ângela querida por nós ensinar tanto.

    ResponderExcluir

ora, pitangas!!! quer ouvir voce.
caso voce não tenha blog ou e mail da g mail, ainda assim poderá comentar, quando aparecer "escolher uma identidade" abaixo da caixinha de comentários, clique na última opção - anônimo, mas não esqueça de assinar, só assim saberei quem é voce.
obrigada!