eu adoro especiarias, baunilha e a canela estão dentre as minhas favoritas.
na minha ultima viagem para a capital, como de costume, fui reabastecer o estoque, compro canela moída a granel, não que a minha tivesse acabado, está guardadinha para ser usada nos pães e bolos, mas eu sempre gosto de ter canela nova, para polvilhar, para bolachinhas, para arroz doce e curau, para caramelizar cenoura...
quanto a baunilha, gosto de ter a clara e a escura, em grãos e em favas, no momento estou usando a escura nacional, mas gosto muito da argentina, é diferente da nossa tanto no aroma quanto na cor.
tenho um certo ritual com as especiarias:
- canela moída, guardo em latas de achocolatados, deixo bem fechadas para não perdem o aroma, dato, classifico( forte, fraca, nova, para pães, para capuccino, etc...) e emprego conforme o prato. os paus de canela guardo em vidros e uso nos doces em compotas, cangicas, repolho roxo, quanto as cascas e folhas secas, são guardadas em vidros de café soluvel e usadas em chás.
- baunilha, guardo em frascos, uso a clara apenas para bolachinhas, cremes e sorvetes, a escura em bolos e cookies, os grãos e favas em vidros bem fechadinhos, usados apenas para cremes especiais.
manias, pouco a pouco vou revelando parte delas, aqui no blog.
bem, voltando a canela nova, claro que, mais do que depressa, para experimentar, saiu uma fornada fresquinha de bolachas de canela e com prazer do perfume da canela tomando conta da cozinha, eu até esqueço das constantes perguntas, você realmente precisa de tantos potes com especiarias?
bolacha de canela
9 colheres de sopa de farinha de trigo
9 colheres de sopa de amido de milho
5 colheres de sopa de açúcar
6 colheres de sopa de margarina sem sal
1 pitada de sal
1 colher de chá de canela (eu costumo usar 1 de sobremesa)
bata a margarina e o açúcar em creme, junte canela e o sal, em seguida alterne a farinha e o amido. faça bolinha e aperte com um garfo e coloque com espaçamento em assadeira levemente untada, asse em forno médio até ficarem douradas por baixo.
Minha amiga, essa já copiei correndo, sou fã dos biscoitinhos, voce sabe!
ResponderExcluirFalando das baunilhas, me conta:
Não conheço essa baunilha argentina, nem a baunilha em grãos. Tenho em casa só as favas, que são escuras, e aquela baunilha boboca do vidrinho, a essencia, clara e escura...preciso saber disso bem direitinho...rsss
Abraço querida,
Ótimo fim de semana pra voces!
Oi
ResponderExcluirnossa adora biscoitinhos
e em casa com crianças precisamos saber de uns bem faceis né
Angela gostei muito dos seus cuidados com as especiarias.
ResponderExcluirTb adoro canela. Quanto a baunilha só tenho a imitação, mas, quando der, pretendo confeccionar a minha própria.
As bolachinhas ficaram com ótimo aspecto e vou provar qq dia destes.
Bjs :)
Canela é a minha especiaria e bolachinhas saídas do forno com o aroma a canela no ar... é quase o paraíso :)
ResponderExcluirRespondendo à sua pergunta, tenho várias especiarias, mas algumas são especialíssimas. Suas escolhas também são as minhas preferências, canela e baunilha não podem faltar!
ResponderExcluirBom, sou uma "biscoiteira", tanto por fazer quanto por comer, adoro...rs!
Bjs.
Bolachas não são meu forte, mas essas merecem ser testadas. Abraços!
ResponderExcluirSó de olhar a receita contada em colheres dá pra prever que esse biscoitinho além da canela também tem sabor do interior!
ResponderExcluirSabe, eu estou aqui com uma receita de biscoito de canela que minha mãe trouxe de uma viagem que fez aqui perto. Essa semana "quase" que deu tempo de fazer, na próxima tenho que achar tempo de qualquer maneira, pois ela não para de me perguntar quando é que eu vou fazer.. (ahahahah)..Espero que sejam tão bons quanto os seus parecem ser.
Angela, muito obrigada por você sempre passar lá na minha Cozinha e deixar o seu carinho. Eu tenho muitas dificuldades em fazer visitas, por causa “do tal do tempo” esse vilão chato. Às vezes eu me deito na cama e tento fazer umas visitas telepáticas, mas ainda não consegui! ...(ahahahahah)... Então vou levando a vida assim mesmo.
Um beijinho querida, um lindo findi e fica bem!
Angela, eu também adoro biscoitinhos e bolachinhas! Com canela... paradise!
ResponderExcluirEu também tenho a mania das especiarias e, veja só, também ouço as constantes perguntas se preciso assim de tantas!
As baunilhas que uso são as favas e o extrato caseiro. Por incrível que pareça, aqui não é muito fácil encontrar uma grande diversidade em especiarias. Elas impulsionaram esse país a descobrir meio mundo, mas pouco aqui ficou!
Um beijo!
:o)
Querida Ângela
ResponderExcluirTambém adoro especiarias e as coloco até em pratos salgados.
Tuas manias são uma delicia!
Adorei a receita, irei copiar.
Bjo grande em teu coração e tenha um excelente fim de semana
Léia
Nossa que delícia, estou com água na boca...beijocas!
ResponderExcluirOii! Humm que delicia de receita!!!
ResponderExcluirTem Concurso de Sobremesas de Natal lá no Blog, é em Parceria com a Mococa! É só enviar uma receita respondendo a seguinte pergunta: Qual ingrediente Mococa não pode faltar na sua sobremesa de Natal? E qual é a receita?
Se a sua receita for escolhida, você ganha 1 KIT cheio de produtos Mococa!!! Te espero lá, beijos!
que lindos biscoitos..e que bela receita...bjus amiga..li
ResponderExcluirFiz os biscoitos e ameeeeeeeeeeeeeei! Perdi a conta de quantos ja' comi!
ResponderExcluirPostarei em breve.
Um grande abraço
Léia
Adorei essa receita Angela!
ResponderExcluirAmo essas bolachinhas e de canela nunca provei, acredita? Vou anotar e tentar fazer em casa.
Beijocas!
Boa tarde acabei de fazer os biscoitos, estão agora no forno. Mas notei que os que fiz ficaram com "rachadinhas" eu faço a bolinha e no momento de passar o garfo elas nas laterais abrem um pouco, certamente fiz algo errado. consegue me ajudar. obrigada
ResponderExcluirtalvez seja o teor de lipidios da sua margarina, para fazer bolachinhas o indicado é uma margarina com alto teor de lipidios, confira no seu rotulo, qualquer duvida, escreva novamente, boa sorte
Excluir